Motor Monofásico saindo fumaça

Responder
Felipe eletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 09 abr 2023, 23:44
Profissão: Eletricista Nivel 1
Localização: São Paulo

Motor Monofásico saindo fumaça

Mensagem por Felipe eletricista »

Ola senhores, trabalho como aprendiz de eletricista e esta semana me encontrei com um problema na empresa na qual trabalho, um motor de indução monofásico de uma maquina policorte de bancada começou a esfumaçar durante o manuseio de um operador, segundo as informações que recebi o operador me informou que a mudança de temperatura e esfumação do motor foi imediata e não gradual, obs: tentei ligar a maquina por 3x e o disjuntor não desarmou e a fumaça continuou. medi as bobinas e ambas apresentaram 10 Ohms, os capacitores também estão ok, e ao ligar apesar da fumaça o motor continua a girar a serra normalmente. Estou com suspeita que possa ser sujeira acumulada dentro do motor. Alguma sugestão de algum eletricista mais experiente?
Muito prazer sou novo nessa comunidade


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor Monofásico saindo fumaça

Mensagem por Mário »

Boas

Se és aprendiz não tens um problema, o aprendiz é aprendiz, não detecta avarias.

Se o motor roda livre à mão e sai fumo quando com tensão, em principio queimou. desmontar o motor do local e desarmar em bancada e verificar a cor da bobinagem.

Verifica se o condensador está bom (não sei se esse motor é de condensador de arranque ou de plena carga)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”