Venda de energia excedente fotovoltaica

Responder
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por angel_of_diablo »

Bom dia a todos, caros colegas.
Instalei em casa painéis fotovoltaicos para autoconsumo com injeção na rede do excedente.
Vou começar a vender a energia que injeto na rede assim que decidir qual o plano que pretendo para a venda de energia, ou seja, o Indexado (valor médio diário aritmético do mercado - 20% para o comercializador) ou o Fixo (0,06 EUR/kWh).
Estou completamente indeciso no plano que devo escolher, pois sou obrigado a ficar 1 ano com esse plano e os valores acima referidos são válidos somente durante 30 dias.
A dúvida consiste que neste momento o plano indexado é mais vantajoso, mas se o preço de energia baixar para valores inferiores a 60EUR/MWh o plano fixo passaria ser mais vantajoso.
Gostaria da vossa opinião?
Cumprimentos a todos.
Rúben.


"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por JFFP »

Sem dúvida o valor diário do mercado, que é atualmente 3x maior que o valor fixo.

Acho muuuuito difícil o preço chegar aos 60€/Mwh nos próximos anos, só quando tivermos um percentagem muito grande de produção renovável é que será possível chegar a esses valores.

Já agora, quanta potência tem e qual é a sua comercializadora?
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá JFFP.
Se estiver a ver o gráfico de venda de energia correto, só desde de agosto de 2021 é que o preço de venda da energia é superior a 100Eur/MWh, daí estar muito relutante na decisão pelo indexado.
A potência instalada é de 1.52kW e estou a pensar fazer contrato com a Luzboa para a compra de energia.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por NotreDame »

JFFP Escreveu: 25 jul 2022, 17:47 Sem dúvida o valor diário do mercado, que é atualmente 3x maior que o valor fixo.

Acho muuuuito difícil o preço chegar aos 60€/Mwh nos próximos anos, só quando tivermos um percentagem muito grande de produção renovável é que será possível chegar a esses valores.

Já agora, quanta potência tem e qual é a sua comercializadora?
Totalmente de acordo. Limitaram a produção de energia com base em gás para os 150€/MW. Para mim, a média andará nesses valores por muito tempo...
JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por JFFP »

Eu não conhecia esta comercializadora mas parece ser excelente!! Normalmente não pagam praticamente nada pelo excedente e muito menos aceitam contratos de venda para potências tão pequenas, aconselho-o até é a investir em mais potência se tiver possibilidade!

Voltando à sua questão da evolução dos preços,de momento o preço da eletricidade está dependente do preço do gás natural. O preço do gás natural subiu como consequência da guerra na Ucrânia. Esta instabilidade irá continuar enquanto a guerra não terminar e a "Europa" fizer as pazes com a Rússia, que não me parece que vá acontecer tão cedo, ou se conseguir um outro fornecedor capaz de fornecer as mesmas quantidades de gás a baixo custo, que também não me parece que vá acontecer.

Ainda assim mesmo que se resolva tudo amanhã, é sempre mais difícil os preços descerem que subirem, e o lobby do petróleo irá fazer de tudo para manter os preços altos o maior tempo possível. Infelizmente vejo constantemente acções neste sentido, como pararem atualmente centrais solares a meio do dia para dar prioridade ás de gás natural, atribuição por parte da UE de gás natural como energia sustentável, entre outros.

Mais uma vez te digo, essa oportunidade que essa comercializadora está a dar é para ser aproveitada!
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá "JFFP".
Obrigado pelos seus comentários.
Respondo só agora, porque só hoje, dia 24 Agosto, entrei oficialmente no mercado de venda de energia, após estar desde o dia 29 de Julho à espera das formalidades necessárias para o processo.
Escolhi o plano Indexado, pois se os dados que estiver a introduzir no Excel estiverem corretos, terei uma rentabilidade média mensal de 11 Euros (meses de verão), mas veremos se assim o é.
Cumprimentos e obrigado pelo apoio.
Rúben.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Vesuvix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 jan 2023, 19:24
Profissão: Empresário
Localização: Braga

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por Vesuvix »

Olá a todos,

Sou novo no forum e descobri este forum através deste tópico por andar a pesquisar sobre o tema.

Tenho uma instalação fotovoltaica de 5,5Kwh de potencia com armazenamento de 10Kwh desde Março de 2022 e estive todos estes meses a monitorizar produção e consumo para decidir o que fazer em relação à venda do excedente.

Li as opiniões dos participantes até agosto de 2022 e gostaria de vos perguntar se mantêm a opinião sobre a escolha do plano indexado para venda do excedente ou se os valores hoje no mercado indcam algo diferente do que se previa no verão.

Estou neste momento a conluir esse processo e escolhi a SU como comercializador.

Desde já agradeço as vossas respostas.
aduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 01 fev 2008, 15:04
Localização: Lisboa/Abrantes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por aduque »

No meu caso comecei a vender o excedente de Autoconsumo à SU Eletricidade desde Agosto de 2022. Tenho 3700 W de paineis instalados. Aproximadamente recebo liquidos 10 centimos por KW. Este preço está associado à cotação OMIE. Importo mensalmente da rede durante a noite e stand by 55KW mês e pago a 17 centimos.
Desde já estou decepcionado com o investimento que tem custos de exploração (inversor) seguro instalação que com as receitas obtidas a longo prazo compromete esta aventura. Ou seja, o autoconsumidor vende à SU Eletricidade pequena quantidade de energia a preço de grossista e compra à mesma a preço normal. O preço da fatura não é calculado pelo resultado entre a diferença entre (Produção - Consumo )/mensal . Os dados que apresento de 55Kw são verdadeiros e a potencia contratada é de 10,35KW resultam numa Fatura mansal de 33 Euros.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Venda de energia excedente fotovoltaica

Mensagem por mromeiro »

Já simulou se compensa ter bi-horário?
Dependendo do seu padrão de consumo, poderá estar numa situação de um consumo baixo quando o preço da eletricidade é mais alto (por causa dos painéis estarem a diminuir o consumo neste período).
Assim poderá estar numa situação que compense, mas para mudar, assegure-se que compensa com uma margem significativa, para não ficar preso a limitações no horário de consumo.
E se é possível esse contrato.

Atenção que para esta simulação, seria conveniente ter a medida do consumo anual, pois os consumos de verão e inverno podem ter padrões diferentes.
Se tem os painéis há menos de 1 ano, ainda complica mais as contas
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”