Formação ITED-H (+Projeto Eletrotécnico)

Responder
PinheiroM10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 24 fev 2023, 21:49
Profissão: Engenheiro Telecomunicações
Localização: Porto

Formação ITED-H (+Projeto Eletrotécnico)

Mensagem por PinheiroM10 »

Boa noite malta!

Procuro informações de como obter as qualificações necessárias para fazer projetos ITED e Projetos Eletrotécnicos. Acabei recentemente o mestrado em Eng. Eletrotécnica na FEUP, no entanto não consegui fazer cadeiras de base para tal (que segundo um professor com quem falei eram Instalações Elétricas e Projetos de Licenciamento de Instalações).

ITED- Teria de fazer uma formação ITED-H (150hr), no entanto vejo que um pré-requisito é saber CAD algo que eu não sei. Devo fazer uma formação disso ou consigo aprender por mim, e se sim conhecem algum sitio onde possa ir aprendendo o necessário? Já vi que está disponivel em sitios como o ISQ e IXUS e entretanto também vi o "Sabio de Lago", a FEUP também dá as vezes, alguma que destaque?

Projeto Eletrotécnico: Teria de fazer uma formação tipo Instalações Elétricas de Baixa Tensão segundo o que pesquisei? Encontrei esta formação no ISQ, não sei se há outras ( visto que frequentar uma cadeira normal de faculdade seria complicado visto estar já a trabalhar)

Depois de concluidas qualquer uma das formações, seriam necessários passos adicionais para poder fazer os respetivos projetos? Estas formações seriam uteis para mim uma vez que existe um pequeno escritório de eng.civil na familia e era sempre mais algum :D

agradeço qualquer ajuda :D


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Formação ITED-H (+Projeto Eletrotécnico)

Mensagem por dsrsantos »

O CAD, como qualquer software, com a informação que existe hoje na net consegue-se aprender. Havendo então um gabinete de engenharia na família dá sempre para tirar uma dúvidas.
Quanto ao projectos eléctricos, penso que só mesmo com as cadeiras da faculdade é que se consegue depois inscrição na ordem e na DGEG.
PinheiroM10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 24 fev 2023, 21:49
Profissão: Engenheiro Telecomunicações
Localização: Porto

Re: Formação ITED-H (+Projeto Eletrotécnico)

Mensagem por PinheiroM10 »

Passou algum tempo mas quando tentei aceder isto estava em manutenção e depois passou-me :D
Obrigado @dsrsantos, sim é sempre uma mais valia e vou então começar a ver os básicos da coisa. Na questão do projeto eletrotécnico fazer as cadeiras de faculdade é basicamente impossível porque pelo menos na FEUP tenho ideia que é tudo em horário diurno e não dá para conjugar com o trabalho.

Daí a minha questão, antes de me meter em formações externas algo caras ter a certeza se de facto me dão a certificação ou não antes de me meter
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Formação ITED-H (+Projeto Eletrotécnico)

Mensagem por mpinto »

PinheiroM10 Escreveu: 07 mar 2023, 22:47 Passou algum tempo mas quando tentei aceder isto estava em manutenção e depois passou-me :D
Obrigado @dsrsantos, sim é sempre uma mais valia e vou então começar a ver os básicos da coisa. Na questão do projeto eletrotécnico fazer as cadeiras de faculdade é basicamente impossível porque pelo menos na FEUP tenho ideia que é tudo em horário diurno e não dá para conjugar com o trabalho.

Daí a minha questão, antes de me meter em formações externas algo caras ter a certeza se de facto me dão a certificação ou não antes de me meter
É muito simples; muda para o ISEP
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Formação ITED-H (+Projeto Eletrotécnico)

Mensagem por Duzia12 »

Se á têm o Mestrado é difícil entrar no ISEP, mas se pesquisar na net forum obtém muita informação para um autodidata, havia aí um sebenta nos downloads muito boa do ISEL, eu apenas aprendi no ISEP em 1997 a projetar um bloco de apartamentos de cinco pisos.

Relembro o terrível Lira da Costa o Gil da Costa e o Silveira o resto aprendi sozinho
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”