colocação de caixa de vereficação de terra

damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por damon »

Boas,

Queria a vossa opinião da minha ultima mensagem...

Tenho outra obra identica, mas acabei por fazer as terras na parede atras do quadro electrico na cota 0...a minha caixa de ligadores amovivel esta junto ao quadro electrico na parede exterior
mas já estou arrependido não ter feito as terras na cave...

Que estou com dificuldade num terreno arenoso na zona de aroeira (concelho almada)

Então, espetei 6 varetas de terra, 6 varetas de 2m unidas por unioes de cobre (ao seja 3 varetas de 4m),
interliguei em linha as varetas com fio de cobre nu, e realmente passou de 2000 ohms para 83 ohms, mesmo assim não esta muito bem...

Como costumam fazer as terras?
Tem fotos para me enviar para saber como fazem?
quais as soluções de terras com varetas...

Tenho sempre dificuldade a obter valores aceitaveis :roll:

obg


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5256
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por Duzia12 »

É preciso melhor a terra para pelo menos 25 V /30 mA=833 Ohms ou 25/300m A= 83 Ohms
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5256
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por Duzia12 »

No mínimo 831 Ohms
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5256
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por Duzia12 »

Tem de melhorar a terra para pelo menos 25V /30mA=831 Ohms ou 25/300 mA =83,1 Ohms ou senão 25V2200 Ohms=12 mA para a sensibilidade do diferencial
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por HJCruz »

Boa tarde,
Com 83 Ohm pode utilizar um ID de 300mA sem problema.
Cumpre o máximo de 25V de tensão de contacto.
Se lhe for possível coloque mais uma ou duas varetas para tentar baixar um pouco.

damon Escreveu: 02 mar 2023, 21:01 Boas,

Queria a vossa opinião da minha ultima mensagem...

Tenho outra obra identica, mas acabei por fazer as terras na parede atras do quadro electrico na cota 0...a minha caixa de ligadores amovivel esta junto ao quadro electrico na parede exterior
mas já estou arrependido não ter feito as terras na cave...

Que estou com dificuldade num terreno arenoso na zona de aroeira (concelho almada)

Então, espetei 6 varetas de terra, 6 varetas de 2m unidas por unioes de cobre (ao seja 3 varetas de 4m),
interliguei em linha as varetas com fio de cobre nu, e realmente passou de 2000 ohms para 83 ohms, mesmo assim não esta muito bem...

Como costumam fazer as terras?
Tem fotos para me enviar para saber como fazem?
quais as soluções de terras com varetas...

Tenho sempre dificuldade a obter valores aceitaveis :roll:

obg
Atenciosamente,
HJCruz
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por damon »

Obrigado pelas respostas,

Tendo 83 ohms, poderia por 300mA, e 30mA para Wc...mas de qq forma utilizo sempre varios ID de 30mA (numa moradia , consoante o numero de circuitos, utilizo mais de 3 ID...para ter uma instalação mais protegida e mais eficiente a detecção de fugas se existir...)

Agora a minha questão era qual é a vossa maneira de executar uma boa rede de terras?
- fazem numa cota mais baixa de forma a por as electrodos mais profundas? na cave , piso-1?
- poem varias electrodos unidas de forma a ir mais no subsolo?
- poem electrodos em linhas? separadas de 2m por exemplo?
- ou em pato de galo? este nunca fiz...não sei se é melhor? tem fotos para mostrar de como é feito em pato de aves?
- ou poem electrodos com ligação com ligadores bi-metalicos a estrutura de betão?

ou existe outras formas de fazer com recurso a electrodos?

Obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por ohmico »

damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por damon »

ohmico Escreveu: 04 mar 2023, 14:08 Boas,

Veja se isto o ajuda:
https://www.google.com/url?sa=t&source= ... e7tlen67aF

Ohmico
Boas Ohmico,

Obrigado pelo pdf,
já agora qual é a configuração de sistema de terras que costume fazer nas suas obras?
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por asalopes »

Caro "damon",

Porque ficaram perguntas sem resposta, deixo o meu contributo:

Fazer a terra numa cota mais baixa garante melhor valor de resistência de terra?
Nem sempre. Como sabemos o terreno não é homogéneo quanto à sua constituição, logo, as camadas mais profundas poderão não garantir resistividades mais baixas.
No entanto, na maioria dos casos a grande vantagem advém da retenção de humidade nas camadas inferiores, logo, melhor valor de resistividade.

Como fazer as terras?
Nas RTIEBT, subsecção 542.2.1 afirma-se que podem ser usados como elétrodos de terra os elementos metálicos seguintes:
a) Tubos, varetas ou perfilados;
b) Fitas, varões ou cabos nus;
c) Chapas;
d) Anéis (de fitas ou de cabos nus) colocados nas fundações dos edifícios;
e) Armaduras do betão imerso no solo;
f) Canalizações (metálicas) de água, desde que satisfaçam ao indicado na secção 542.2.5;
g) Outras estruturas enterradas apropriadas (veja-se 542.2.6).

e, como estamos no âmbito residencial, parece ser suficiente.

Quais as soluções de terras com varetas?
A mais comum é a utilização de um único elétrodo vertical, mas, quando o resultado de resistência de terra obtido não é satisfatório é prática corrente associar vários elétrodos em linha, em triângulo, em quadrado ou outras formas mais ou menos condicionadas pelo terreno disponível. O que estamos a fazer é tão somente associar resistências em paralelo, logo, a resistência total é sempre mais baixa.

Qual é a vossa maneira de executar uma boa rede de terras?
No âmbito residencial, normalmente a melhor terra é a que aproveita as fundações no início de obra para estabelecer um anel em volta da construção, podendo aqui haver algumas variantes.

A solução que utilizou num problemático terreno arenoso produziu uma solução aceitável, mas olhemos para uma das expressões possíveis de utilizar no cálculo da resistência de terra para vários elétrodos em linha:

formulavaretaslinha.jpg
formulavaretaslinha.jpg (24.15 KiB) Visto 1203 vezes

sendo:
ρ a resistividade do terreno, em ohm metro (Ωm);
L comprimento da vareta (m);
n número de varetas;
s espaçamento entre varetas (m);
d diâmetro de cada vareta (m);

vemos que posso “melhorar” a terra agindo sobre o diâmetro das varetas (com resultado quase inexpressivo), aumentando o comprimento e a quantidade das mesmas, variando a distância entre varetas (com um mínimo igual ao seu comprimento) e melhorando a resistividade do terreno.

Para melhorar a resistividade do terreno podemos recorrer a várias “receitas” de entre as quais a mais económica consiste em manter o local onde foi estabelecida a terra com um grau de humidade considerável, obviando inclusive às variações sazonais.
Na situação em apreço (moradia) temos normalmente uma zona ajardinada o que vai ao encontro do agora referido.


Por curiosidade, qual o diâmetro dos elétrodos que utilizou e que distância respeitou entre varetas?


Cumprimentos
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por damon »

Bom dia Asalopes,

Muito obrigado pela explicação,

Geralmente fazemos sempre em profundidade, porque desconhecemos a resistividade do terreno, e a partida qunato mais profundo, mais baixo encontro camada freática... mas sim depende da constituição do solo...

Utilizei as varetas usuais que vendem nas casas de eletricidade, acho que é de 15mm em cobre cobreado,
e utilizei 3 varetas de 4m (2m unidas com união), mas em termos de espaço só de 2m..., supostamente pelas sua explicação, deveria coloca -las a 4m de intervalo umas das outras, mas não fizemos isso, porque fui eu que abri a mão os buracos e mesmo assim foi dificil...
mas entendo que se ficasse a 4m de intervalo talvez baixaria o valor...

Mas executa as terras com varetas em linha? ao seja uma trincheira com varetas e afastadas entre elas pelo cumprimentos das varetas?
ou em triangulo ou pato de galo?
Já pensei na proxima vez juntamente com a trincheira onde passam os tubos de alimentação até contador mandar abrir a trincheira mais larga para colocar as varetas em linha

E já agora onde coloca o ligador amovivel? junto ao quadro electrico ou no murete tecnico do contador?
Pergunto isso, porque a maioria que tenho visto coloca junto ao murete (a frente ou tras do murete), mas não entendo a razão, se temos que fazer ligação equipotencial com terra do QE, ATI, PAT(terra antena) e gas (este talvez seja o unico que esta no muro tecnico)
Se pusermos a caixa mais perto do QE e ATI poupamos tubos e cobre...não acha?
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por asalopes »

Caro "damon",

Em relação à localização do “ligador amovível”, recordo aqui a subsecção 542.4.2:

"Nos condutores de terra, deve ser previsto um dispositivo instalado em local acessível e que permita a medição do valor da resistência do eléctrodo de terra das massas, podendo esse dispositivo estar associado ao terminal principal de terra. Este dispositivo deve ser, apenas, desmontável por meio de ferramenta e deve ser mecanicamente seguro e garantir a continuidade eléctrica das ligações à terra."

Portanto deduz-se que a localização dependerá do bom senso e domínio das regras da arte do instalador.

Em relação ao tipo de “elétrodo” de terra mais adequado deixo abaixo uma interessante tabela adaptada da documentação técnica da EDF (congénere francesa da nossa EDP) que relaciona diversos tipos de elétrodos com a resistividade do solo.

Tableau.jpg

A tabela referia-se a redes de distribuição mas permite de um modo simples ter uma visão global do comportamento de vários tipos de "elétrodos".


Cumprimentos
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: colocação de caixa de vereficação de terra

Mensagem por asalopes »

Caro "damon",

Ao referir a subsecção 542.4.2, faltou assinalar que faz parte das RTIEBT.
Peço desculpa pela falta de clareza.


Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”