QE a 600m do contador...

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

QE a 600m do contador...

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho um amigo que está a construir uma casa para um cliente cujo o quadro electrico geral vai ficar a 600m do contador electrico,
Não conheço o local mas pelo que percebi é uma quinta enorme no alentejo,

A duvida que ele tem é qual é o a secção do cabo que deve utilizar entre o contador e QE,
a potencia que vai requisitar a e-redes é 10,35kva mono

Segundo o regulamento RTIEBT, a queda de tensão entre contador e QE deve ser menor ou igual a 1.5%,

Então pelos meus cálculos, mesmo com cabo de 240mm2, tenho uma queda de tensão de 2.2% :shock: :lol:
Parece absurdo, mas estou a fazer bem os cálculos?
Alguem pode confirmar pf
Obrigado


NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por NotreDame »

damon Escreveu: 05 fev 2023, 22:08 Boas,

Tenho um amigo que está a construir uma casa para um cliente cujo o quadro electrico geral vai ficar a 600m do contador electrico,
Não conheço o local mas pelo que percebi é uma quinta enorme no alentejo,

A duvida que ele tem é qual é o a secção do cabo que deve utilizar entre o contador e QE,
a potencia que vai requisitar a e-redes é 10,35kva mono

Segundo o regulamento RTIEBT, a queda de tensão entre contador e QE deve ser menor ou igual a 1.5%,

Então pelos meus cálculos, mesmo com cabo de 240mm2, tenho uma queda de tensão de 2.2% :shock: :lol:
Parece absurdo, mas estou a fazer bem os cálculos?
Alguem pode confirmar pf
Obrigado
Boas!
Correto, dá mesmo 2,2% de qdt.

Já tive um caso idêntico, em que a solução que arranjei, foi colocar uma QE na entrada da propriedade, perto do contador (uma espécie de portaria) e apartir daí tinha de respeitar os 5% no ponto mais crítico. Continua absurdo, mas melhora :D
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por amoreira »

Boas

Outra solução possível é contratar uma potencia superior em trifásico e a q.d.t. será menor.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por damon »

Obrigado por responder,

Dei-lhe a ideia de construir uma casinha junto ao muro exterior (onde fica P100 e contador)
para colocar o QE principal, por causa da queda de tensão de 1.5% max entre portinhola e QE
e com alimentação trifasico e PMA de 20,7kva

E depois passar um cabo de 4x120mm do QE a um Q parcial, de maneira que tenha 2,92% queda tensão, inferior ao limite de 3% , certo?
ou podemos considerar 5% ??
que 3% iluminação e 5% outros circuitos segundo RTIEBT
FredericoRocha
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 31 ago 2022, 10:53
Profissão: Engenheiro Electrotécnico
Localização: Cascais

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por FredericoRocha »

Exatamente.
As quedas de tensão máximas admissíveis para instalações alimentadas directamente a partir de uma rede de distribuição em baixa tensão são:
  • Iluminação - 3%
  • Outros usos - 5%
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por amoreira »

damon Escreveu: 15 fev 2023, 22:36 Obrigado por responder,

Dei-lhe a ideia de construir uma casinha junto ao muro exterior (onde fica P100 e contador)
para colocar o QE principal, por causa da queda de tensão de 1.5% max entre portinhola e QE
e com alimentação trifasico e PMA de 20,7kva

E depois passar um cabo de 4x120mm do QE a um Q parcial, de maneira que tenha 2,92% queda tensão, inferior ao limite de 3% , certo?
ou podemos considerar 5% ??
que 3% iluminação e 5% outros circuitos segundo RTIEBT
Essa queda de tensão foi calculada para para um cabo de alumínio certo?

Isso pode resolver o problema da q.d.t. mas vai criar um grande inconveniente se o interruptor geral do quadro de entrada disparar que alguém vai ter de o ir armar a menos que consigas colocar um rearme automático ou á distância.

Outra questão é que disjuntor vais colocar para proteger esse cabo de 120mm2 ? posso estar equivocado mas por exemplo num disjuntor de 40A não consegues ligar um cabo de 120mm2.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por pedro caetano »

boas. e não podia colocar caixas de transição? no que diz respeito a ele disparar pois em ultimo caso tinha de vir liga-lo, cump
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por NotreDame »

pedro caetano Escreveu: 16 fev 2023, 17:55 boas. e não podia colocar caixas de transição? no que diz respeito a ele disparar pois em ultimo caso tinha de vir liga-lo, cump
Sim, podes colocar e fazer transição alumínio - cobre.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: QE a 600m do contador...

Mensagem por damon »

amoreira Escreveu: 16 fev 2023, 17:22
damon Escreveu: 15 fev 2023, 22:36 Obrigado por responder,

Dei-lhe a ideia de construir uma casinha junto ao muro exterior (onde fica P100 e contador)
para colocar o QE principal, por causa da queda de tensão de 1.5% max entre portinhola e QE
e com alimentação trifasico e PMA de 20,7kva

E depois passar um cabo de 4x120mm do QE a um Q parcial, de maneira que tenha 2,92% queda tensão, inferior ao limite de 3% , certo?
ou podemos considerar 5% ??
que 3% iluminação e 5% outros circuitos segundo RTIEBT
Essa queda de tensão foi calculada para para um cabo de alumínio certo?

Isso pode resolver o problema da q.d.t. mas vai criar um grande inconveniente se o interruptor geral do quadro de entrada disparar que alguém vai ter de o ir armar a menos que consigas colocar um rearme automático ou á distância.

Outra questão é que disjuntor vais colocar para proteger esse cabo de 120mm2 ? posso estar equivocado mas por exemplo num disjuntor de 40A não consegues ligar um cabo de 120mm2.
Boas,

Posso por interruptor corte geral, e disjuntor para protecção quadro parcial, a solucão seria rearme automatico,
Agora em relação a ligação do cabo no disjuntor, teria que colocar uma caixa de transição para fazer redução da secção...
Responder

Voltar para “Dúvidas”