ITED - Declaração de transferência de responsabilidade técnica de projeto

Responder
TNT
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 105
Registado: 29 mai 2008, 23:55

ITED - Declaração de transferência de responsabilidade técnica de projeto

Mensagem por TNT »

Olá a todos!

Um colega passou-me uma declaração de transferência de responsabilidade técnica de um projeto ITED.
Como fiquei com a responsabilidade do projecto, podem-me ajudar sobre os procedimentos a ter com a ANACON? Será necessário emitir novo temos em meu nome?

Obrigado pela ajuda que me possam dispensar.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: ITED - Declaração de transferência de responsabilidade técnica de projeto

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Desconheço essa possibilidade de passar a responsabilidade do projeto para outra pessoa... Então foi ou não o seu colega a assinar o termo de responsabilidade? Sinceramente não percebo isso... deixo para os entendidos sobre a parte jurídica da legislação, porque pela parte técnica alguém deve andar a "fugir com o rabo à seringa". :D


Cumps!
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: ITED - Declaração de transferência de responsabilidade técnica de projeto

Mensagem por dsrsantos »

No ITED não há transferência ou desistência de responsabilidade. Assinou o termo, é responsável para sempre.
Qual foi a razão para isso? Imagino que a ideia seja alterar o projecto. Nesse caso é esquecer o anterior e fazer outro, com novo termo de responsabilidade.
Se for ITED 4, mesmo que seja o mesmo técnico a alterar o projecto, deve haver novo termo, já que não estão previstas aterações ao projecto neste manual, ao contrário do que acontecia no 3.
Se a questão é de direitos de autor, segundo colegas que já foram a tribunal por essa razão, em projectos técnico não há direitos de autor, ao contrário do que acontece com a arquitectura.
TNT
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 105
Registado: 29 mai 2008, 23:55

Re: ITED - Declaração de transferência de responsabilidade técnica de projeto

Mensagem por TNT »

Olá a todos!

O que se pretende é proceder a alterações ao projeto inicial e não ter problemas com direitos de autor do projeto.

Obrigado pela ajuda que me dispensaram.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”