Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

Convém informar que fiz o teste com o forno ligado, indução, algumas lâmpadas e quando a caldeira de aquecimento arranca ha imediatamente um pico ascendente.


Uma pergunta off topic, como é que se edita os posts por aqui se for possível?

Obrigado.

Miguel


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mromeiro »

Viva,

Muito provavelmente o cabo castanho está no sentido inverso ao dos outros 2 pretos, e dessa forma em vez de somar, vai subtrair ( 13,32 - 2,15 - 0,88 = 10,29, que é próximo do que mediu (10,60}, apesar de ainda corresponder a 70W, mas pode algum aparelho ou lâmpada ter-se entretanto ligado ou desligado).

Para que se somem, terão de estar todos na mesma frase (o que é o caso pois só tem monofásico), e terão de estar todos no mesmo sentido (todos os fios a virem do lado do contador, (podendo passar por vários disjuntores e/ou interruptores), depois passam por dentro da pinça, e seguem para o resto do circuito.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 519
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por Gil82 »

Boas!

1 amostra a 66Hz e outra a 0Hz. Algo não parece estar bem!


Cumps!
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

mromeiro Escreveu: 29 nov 2022, 00:25 Viva,

Muito provavelmente o cabo castanho está no sentido inverso ao dos outros 2 pretos, e dessa forma em vez de somar, vai subtrair ( 13,32 - 2,15 - 0,88 = 10,29, que é próximo do que mediu (10,60}, apesar de ainda corresponder a 70W, mas pode algum aparelho ou lâmpada ter-se entretanto ligado ou desligado).

Para que se somem, terão de estar todos na mesma frase (o que é o caso pois só tem monofásico), e terão de estar todos no mesmo sentido (todos os fios a virem do lado do contador, (podendo passar por vários disjuntores e/ou interruptores), depois passam por dentro da pinça, e seguem para o resto do circuito.

Boas,

Acabei de realizar um novo teste e segundo o seu calcula também me aparece os tais 70W de diferença!

Neste caso, perante esta situação, qual dos dois controladores de energia se integram melhor neste contexto? O Shelly EM (Mono) a fazer passar todas as fases na mesma pinça, ou, o Shelly 3EM com as respectivas fases separadas? Eis a questão?

Grato,

Cumps,

Miguel
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

Gil82 Escreveu: 29 nov 2022, 09:38 Boas!

1 amostra a 66Hz e outra a 0Hz. Algo não parece estar bem!


Cumps!
Boas,

Também acho! Mas se entretanto ligar um berbequim de 710W, nesta fase tenho logo uma diferença! E resulta funciona em 2 divisões da casa Garagem e sala) onde a sala esta sobreposta a garagem!

Segue foto...


IMG_0761.JPG

Grato,

Cumps,

Miguel
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

mltavares Escreveu: 28 nov 2022, 17:55
ohmico Escreveu: 28 nov 2022, 14:18

Boas,

importa-se de descrever melhor como é que ligou o tal amperímetro e que amperímetro usou? pois se medir com uma pinça amperimétrica vai obter a soma das correntes que estão a circular nos três condutores.

Ohmico

Boas,

Sim, e para ajudar nada melhor que umas fotos...

1) Amperímetro


IMG_0748.JPG

2) Leitura com os três cabos fase juntos...


IMG_0742.JPG


3) Leitura unicamente do cabo fase castanho...


IMG_0744.JPG


4) Leitura unicamente de um cabo fase preto...


IMG_0745.JPG


5) Leitura de outro cabo fase preto...


IMG_0746.JPG



Então o que acham?

Grato,

Miguel

Boas,

Ok obrigado.

Agora qual é o problema que tem?

Ohmico
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

ohmico Escreveu: 28 nov 2022, 14:18
Boas,

Ok obrigado.

Agora qual é o problema que tem?

Ohmico
Boas,

O problema que tenho neste momento é o mesmo que tinha desde o meu primeiro post nesta thread, para me aconselhar com os profissionais do meio, de qual sera o melhor dispositivo para a minha situação especifica, mas até ao momento não tive nenhuma resposta em concreto.

Diga-me você depois de todos os dados que apresentei, qual controlador de corrente utilizar para o meu caso especifico?

1) Shelly EM (Com passagem de todos os cabos fase na mesma pinça)

2) Shelly 3EM (Com fases separadas em três pinças)

Como vê o meu problema é tentar encontrar algumas dicas baseadas em conhecimento por quem é do sector, para me tentar elucidar de qual a melhor das probabilidades para resolver o meu problema, de um simples curioso adepto convicto do DIY.

Grato,

CUMPS?

Miguel
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

mltavares Escreveu: 29 nov 2022, 17:16
ohmico Escreveu: 28 nov 2022, 14:18
Boas,

Ok obrigado.

Agora qual é o problema que tem?

Ohmico
Boas,

O problema que tenho neste momento é o mesmo que tinha desde o meu primeiro post nesta thread, para me aconselhar com os profissionais do meio, de qual sera o melhor dispositivo para a minha situação especifica, mas até ao momento não tive nenhuma resposta em concreto.

Diga-me você depois de todos os dados que apresentei, qual controlador de corrente utilizar para o meu caso especifico?

1) Shelly EM (Com passagem de todos os cabos fase na mesma pinça)

2) Shelly 3EM (Com fases separadas em três pinças)

Como vê o meu problema é tentar encontrar algumas dicas baseadas em conhecimento por quem é do sector, para me tentar elucidar de qual a melhor das probabilidades para resolver o meu problema, de um simples curioso adepto convicto do DIY.

Grato,

CUMPS?

Miguel
Boas,

Por mim o que deve utilizar é o Em que não há dúvida nenhuma que é o indicado para mono.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por luisilva78 »

Não sei se ninguém olhou para a imagem do contador, mas a mim parece-me que este contador é trifásico:
contador.png
contador.png (107.39 KiB) Visto 896 vezes

Sendo assim, não sei porque insistem em aconselhar o "mltavares" a medir a potência com o dispositivo monofásico! (a menos que apenas seja necessário medir a potência de um circuito terminal e que esse seja monofásico - como referi num post anterior)
mromeiro Escreveu: 29 nov 2022, 00:25 Viva,

Muito provavelmente o cabo castanho está no sentido inverso ao dos outros 2 pretos, e dessa forma em vez de somar, vai subtrair ( 13,32 - 2,15 - 0,88 = 10,29, que é próximo do que mediu (10,60}, apesar de ainda corresponder a 70W, mas pode algum aparelho ou lâmpada ter-se entretanto ligado ou desligado).

Para que se somem, terão de estar todos na mesma frase (o que é o caso pois só tem monofásico), e terão de estar todos no mesmo sentido (todos os fios a virem do lado do contador, (podendo passar por vários disjuntores e/ou interruptores), depois passam por dentro da pinça, e seguem para o resto do circuito.
@mromeiro: não tem nada a ver com o sentido do fio castanho, tem a ver com o facto de a alimentação ser trifásica e a soma não poder ser algébrica e ter que ser vectorial. Experimente a fazer a soma vectorial e tire conclusões.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mromeiro »

luisilva78 Escreveu: 01 dez 2022, 00:26 @mromeiro: não tem nada a ver com o sentido do fio castanho, tem a ver com o facto de a alimentação ser trifásica e a soma não poder ser algébrica e ter que ser vectorial. Experimente a fazer a soma vectorial e tire conclusões.
Obrigado pelo reoaro.
De facto não olhei para o pormenor do contador.
Se efetivamente aqueles fios forem de fases diferentes, não dá para fazer assim tão simples a soma.

Essa dúvida só pode ser tirada pelo @mltavares, medindo a tensão entre esses fios de fase.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

Boas,

O contador é trifásico mas tem duas fases desligadas na placa de ligaçoes, que foram desligadas quando procederam à alteração para mono.

Que se saiba, o contador trifásico só com uma fase ligada conta na mesma.

Não vale a pena insistir em somas vetoriais porque neste caso não existem.

Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

ohmico Escreveu: 01 dez 2022, 12:45 Boas,

Se quando diz que a instalação é monofásica se está a referir ao contrato que tem com o fornecedor.

O contador é trifásico mas tem duas fases desligadas na placa de ligaçoes, que foram desligadas quando procederam à alteração para mono.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por luisilva78 »

ohmico Escreveu: 01 dez 2022, 12:45 Boas,

O contador é trifásico mas tem duas fases desligadas na placa de ligaçoes, que foram desligadas quando procederam à alteração para mono.

Que se saiba, o contador trifásico só com uma fase ligada conta na mesma.

Não vale a pena insistir em somas vetoriais porque neste caso não existem.

Ohmico
Onde foi buscar essa informação? Não a vejo nos vários posts do mltavares! Inventou só para poder ficar bem na discussão?
Para mim é óbvio que a instalação tem alimentação trifásica (embora esteja bastante mal executada):
- contador trifásico;
- pente no quadro também trifásico;
- corte geral no quadro principal também preparado para 3 fases.

De qualquer forma, se usar um medidor trifásico (Shelly 3EM) vai ter medicoes correctas quer a instalação seja monofasica quer seja trifásica. Ao contrário só tem medicoes correctas se a instalação for monofásica.

Em Portugal o tipo de informação que aqui falta está indicada na factura da empresa comercializadora de energia eléctrica. Já tentou confirma se na sua factura está presente essainformação?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

luisilva78 Escreveu: 01 dez 2022, 14:57
ohmico Escreveu: 01 dez 2022, 12:45 Boas,

O contador é trifásico mas tem duas fases desligadas na placa de ligaçoes, que foram desligadas quando procederam à alteração para mono.

Que se saiba, o contador trifásico só com uma fase ligada conta na mesma.

Não vale a pena insistir em somas vetoriais porque neste caso não existem.

Ohmico
Onde foi buscar essa informação? Não a vejo nos vários posts do mltavares! Inventou só para poder ficar bem na discussão?
Para mim é óbvio que a instalação tem alimentação trifásica (embora esteja bastante mal executada):
- contador trifásico;
- pente no quadro também trifásico;
- corte geral no quadro principal também preparado para 3 fases.

De qualquer forma, se usar um medidor trifásico (Shelly 3EM) vai ter medicoes correctas quer a instalação seja monofasica quer seja trifásica. Ao contrário só tem medicoes correctas se a instalação for monofásica.

Em Portugal o tipo de informação que aqui falta está indicada na factura da empresa comercializadora de energia eléctrica. Já tentou confirma se na sua factura está presente essainformação?
Boas,

não sei se isto lhe está a escapar:

O quadro está alimentado por três condutores em L1;L2;L3 e o mltavares afirma que a sua intalação é monofásica.

O que faz isto é andarmos para aqui a analisar problemas sem serem dados todos os elementos, já agora, será pedir muito, pedir que o mltavares diga quais são as tensões medidas entre fases? para que se possa dar por finda a "disputa".

Inventou só para poder ficar bem na discussão?

Peço muita desculpa por tê-lo contrariado.

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por pedro caetano »

boas. sim de facto o quadro estava ligado em trifasico, mas foi alterado, o fio castanho é o fio da corrente, o resto são shunts.logo a pinça marca 13a qué a corrente principal. cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”