Problema com a luz trifasica.

Responder
JCMJ
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 27 nov 2022, 05:09
Profissão: Empregado fabril
Localização: Leiria

Problema com a luz trifasica.

Mensagem por JCMJ »

Olá a todos.
Aqui em casa temos luz trifasica, porque o meu pai tem aqui uma pequena oficina e precisa de luz trifasica para o funcionamento de algumas maquinas, a potencia é 10.35kva.
Atualmente, em casa se ligarmos por exemplo uma chaleira eletrica, um secador, e um microondas o quadro vai abaixo.
No entanto, tanto para aquecer a agua, como para cozinhar usamos gás.
Fizemos uma cozinha nova e estavamos a pensar renovar a antiga, colocando forno eletrico e placas de induçao nas mesmas.
Acham que ha alguma possibilidade de simplesmente as fases estarem mal distribuidas? E ser possivel colocar placas de induçao nas duas cozinhas?
Obrigado a todos e um bem haja :)


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Problema com a luz trifasica.

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "JCMJ"

De acordo com o seu pedido de ajuda tenho a informar o seguinte:


1º - Existe de facto uma má distribuição pelas 3 fases, porque um secador de cabelo, uma chaleira elétrica e um
micro-ondas, independentemente das potências em jogo, jamais poderão exceder os 10,35 A ou seja 15A por fase.
Daí ter referido, que esses aparelhos ligados, ainda que no mesmo circuito de tomadas, jamais possam ser a causa
desse disparo.

2º- Certamente que as tais máquinas dessa pequena oficina de seu pai, não terão potências elevadas? Estão sempre a
trabalhar quando o colega coloca esses seus aparelhos a funcionar?

3º - Relativamente à questão das placas depende da potência das mesmas. Uma vez que as ditas trabalham apenas com
monofásico.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Dúvidas”