Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

leo_br
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 jan 2022, 17:25
Localização: Porto

Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por leo_br »

Olá,

Depois de receber uma conta de energia de 470 euros (para o período de 1 mês) eu fiquei preocupado (e sem dinheiro!), e resolvi instalar um "smart meter" do tipo SHELLY EM no quadro elétrico do meu apartamento, para ver melhor como anda o consumo de energia aqui em casa.

O problema é: eu não percebo nada de eletricidade ou quadros elétricos :(

Eu vi alguns videos no YouTube e o meu plano é:

- Conectar a pinça de 50A ("núcleo de medição") no fio preto onde há o número "1" na foto.
- Conectar o fio vermelho da pinça no P1+ do Shelly EM.
- Conectar o fio azul da pinça no P1- do Shelly EM.

Imagem
Imagem

Agora vem a minha dúvida.

Eu sei que devo conectar o "L" do Shelly EM na Fase, e conectar o "N" no Neutro. O problema é saber onde ficam estas partes no quadro elétrico...

Pelo que deduzo, o "L" (Fase) seria o "3" da foto (ou qualquer fio verde e amarelo) e o "N" (neutro) seria o "2" da foto (ou qualquer fio azul).

Imagem

Está correto pensar assim?

( Nos vídeos do YouTube eu vejo a malta ligar o "L" (Fase) na parte de baixo dos disjuntores, mas o meu quadro elétrico tem uma barra de metal na parte de baixo dos disjuntores, é algo diferente. )

Qualquer dica ou comentário que me ajude a fazer essa instalação será bem vindo :-)

Obrigado!


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mromeiro »

O fio verde e amarelo é a terra. Não ligue nada aí!
A fase (L) deve ser tirada após o interruptor geral (na sua foto está assinalado com o 1).
O neutro (N) é o 2.
A pinça, pode colocar no fio 1 se pretender medir o consumo em toda a casa, ou num dos fios pretos ou castanhos que saem por cima dos disjuntores para medir individualmente o respectivo circuito.
Tenha em atenção que ao mexer assegure-se que deixa os parafusos bem apertados para não haver risco de os fios ficarem a fazer mau contacto, e vir a ter problemas.

Em relação à conta que recebeu, confirme se o consumo é o real, ou se contém acertos (consumos de meses anteriores e que só está a pagar agora), ou estimativas altas (que não estejam a reflectir o seu consumo real).
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4673
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 107 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por admin »

mromeiro Escreveu: 02 jan 2022, 01:05 A fase (L) deve ser tirada após o interruptor geral (na sua foto está assinalado com o 1).
Só uma pequena retificação já que o vai fazer a fase o L deve deixar protegida também pelo disjuntor dessa forma deve ligar a saída de um disjuntor

como vou deixar em anexo onde ligar seta vermelha
Anexos
ligar no L.png
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

Boas,

Antes de mais, espero que estejam todos bem!

Para evitar abrir um novo tópico, já que o motivo pelo qual recorro à vossa ajuda, esta relacionado com o tópico existente, embora os contornos sejam diferentes, e é claro, se o autor do tópico não se importar assim como a administração, vou colocar neste espaço as minhas duvidas, e, se na eventualidade de existir algum inconveniente, digam por favor. Agradeço desde já pela compreensão.

Como o titulo do tópico indica, também estou com algumas dificuldades na intepretação da configuração do quadro elétrico derivado a sua complexidade, e não tanto em relação aos dispositivos da Shelly, mais concretamente o Shelly EM e o Shelly 3EM, que compreendi com facilidade o principio da sua instalação.

Começo por dizer que se trata de uma instalação numa moradia no estrangeiro (EU), construída nos anos 70, e que beneficiou com o passar do tempo de algumas atualizações, mas que ainda assim, suscita alguma complexidade. A tensão é monofásica, mas o que é curioso é que o cabo que vem do exterior é trifásico, e é aqui que "descamba" tudo. :?
Seguem as imagens com as respectivas legendas para compreenderem melhor…

1) Alimentação vinda da rede elétrica (rua)

IMG_0723.JPG
2) Aspecto do quadro elétrico e contador

IMG_0671.JPG
3) Saida dos cabos do contador para o quadro

IMG_0670.JPG

Posto isto, a minha duvida é a seguinte:
Onde ligar os dispositivos de Shelly EM ou Shelly 3EM se for o caso, para este exemplo especifico?

De salientar que os cabos que saem do contador, são do tipo flexível e nada têm em comum com o cabo do tipo rígido proveniente dos disjuntores gerais. No quadro não existe nenhum disjuntor geral.

Agradeço desde já, por toda a ajuda e colaboração que possam proporcionar!

Cumprimentos,

Miguel
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

IMG_0670.JPG


Um aspecto que não referi e que acho pertinente, é que quando meço com o amperímetro nos três cabos fase ( 2 x pretos 1 x castanho) que saem do contador, tenho leituras diferentes. Fiz varias experiencias ligando alguns eletrodomésticos e pontos de luz em diferentes locais e todos os cabos fazem leituras diferentes, o que me deixa ainda mais intrigado! :?

Grato pela atenção!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por luisilva78 »

Tem que explicar qual é a parte que não percebe. Aqui tem o esquema de ligação. Dependendo do que pretende fazer, poderá ser a melhor opção, já que tem uma instalação trifasica.
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

Boas,

Agradeço desde já pela disponibilidade!

Pretendo ter acesso ao consumo elétrico como é obvio, e a minha duvida era saber qual dos dispositivos utilizar se o Shelly EM (mono) ou o Shelly 3EM (tri) pois o que tenho contratado é tensão mono, e toda a instalação esta repartida por fases (trifásica)!
Confesso que estava a fazer uma confusão dos diabos, derivado a complexidade da instalação que não é de todo muito vulgar, diga-se para o bem da verdade, mas, depois de ler o seu comentário fiquei mais elucidado.
Entretanto, já encomendei o o modulo Shelly 3EM.

Grato uma vez mais pela atenção!

Cumprimentos,

Miguel
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por luisilva78 »

Se fosse assim tão óbvio eu não perguntava. Pode querer medir o consumo de um equipamento específico, de um conjunto de equipamentos, da instalação instalação toda ou ainda do que está a produzir um autoconsumo (que agora está muito na moda).

Quem está deste lado não adivinha.

Por exemplo, se for um equipamento específico (monofasico) um Shelly EM é suficiente, nas da instalação toda (trifásico), tem que usar um Shelly 3EM.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mromeiro »

Para usar a SHELLY EM mono, e uma vez que tem a instalação monofásica teria de fazer passar os 3 fios dentro da pinça, e teriam de estar todos no mesmo sentido, para que assim a corrente de todos os fios se somasse.
Parece-me um pouco difícil pois tratam-se de fios grossos.

Se a instalação fosse trifásica, nem esta opção funcionaria, pois iria haver transferência de corrente entre as fases, e assim a corrente de uma fase iria subtrair à outra.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por luisilva78 »

mromeiro Escreveu: 26 nov 2022, 00:01 Para usar a SHELLY EM mono, e uma vez que tem a instalação monofásica teria de fazer passar os 3 fios dentro da pinça, e teriam de estar todos no mesmo sentido, para que assim a corrente de todos os fios se somasse.
Parece-me um pouco difícil pois tratam-se de fios grossos.

Se a instalação fosse trifásica, nem esta opção funcionaria, pois iria haver transferência de corrente entre as fases, e assim a corrente de uma fase iria subtrair à outra.
Isso assim não funciona. Num sistema trifasico equilibrado a soma das correntes é ZERO, mesmo que exista potência a ser absorvida pelo sistema.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

luisilva78 Escreveu: 26 nov 2022, 17:36
mromeiro Escreveu: 26 nov 2022, 00:01 Para usar a SHELLY EM mono, e uma vez que tem a instalação monofásica teria de fazer passar os 3 fios dentro da pinça, e teriam de estar todos no mesmo sentido, para que assim a corrente de todos os fios se somasse.
Parece-me um pouco difícil pois tratam-se de fios grossos.

Se a instalação fosse trifásica, nem esta opção funcionaria, pois iria haver transferência de corrente entre as fases, e assim a corrente de uma fase iria subtrair à outra.
Isso assim não funciona. Num sistema trifasico equilibrado a soma das correntes é ZERO, mesmo que exista potência a ser absorvida pelo sistema.
Boas,

penso estar a escapar qualquer coisa, pois o que ele pretende é medir em mono, uma vez que a instalação é alimentada em mono.

Portanto não estou a ver o 3Em a somar as três correntes que estão em fase, mas posso estar a ver mal.

Parece-me que o que deverá utilizar é o Em, tendo o cuidado de arranjar maneira de fazer passar a corrente dos três condutores pela pinça.

Ohmico
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

Boas,

Afinal sempre há alguma controvérsia, o que é normal, quando existem varias correntes de opinião! visto de uma certa perspectiva é claro!

Mas, depois dos últimos comentários, reconheço que fiquei um pouco confuso! Após alguma pesquisa sobre os mediadores de corrente da Shelly (EM e 3EM) nunca constatei que se poderia passar vários cabos (Fase) numa só pinça…! Podem aprofundar/sustentar um pouco mais essa vossa teoria, please ?

Quando meço com o amperímetro, tenho leituras diferentes nos três cabos individualmente. Ontem fiz um teste com o amperímetro e coloquei os três cabos (Fase) juntos e os valores não são os mesmos de quando meço individualmente cada fase!

Por acaso até tenho por aqui um Shelly EM que tinha comprado anteriormente. Mas, entretanto adquiri um 3em, mas não tem importância, o que eu pretendo é ter leituras fidedignas. Mas qual dos dois utilizar para obter o melhor resultado?

Agradeço uma vez mais pela vossa contribuição!

Cumprimentos,

Miguel
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Não sei como o 3Em funciona, mas deverá ser semelhante a um analisador de potência trifásico, onde se tem 3 pinças amperimétricas e onde são necessárias as 3 tensões e o neutro.
Como na leitura das pinças amprerimétricas em AC, o princípio de funcionamento é por indução eletromagnética, não dá para juntar todas as fases. Terá mesmo que ser individualmente.


Cumps!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por ohmico »

mltavares Escreveu: 28 nov 2022, 07:34 Boas,

Afinal sempre há alguma controvérsia, o que é normal, quando existem varias correntes de opinião! visto de uma certa perspectiva é claro!

Mas, depois dos últimos comentários, reconheço que fiquei um pouco confuso! Após alguma pesquisa sobre os mediadores de corrente da Shelly (EM e 3EM) nunca constatei que se poderia passar vários cabos (Fase) numa só pinça…! Podem aprofundar/sustentar um pouco mais essa vossa teoria, please ?

Quando meço com o amperímetro, tenho leituras diferentes nos três cabos individualmente. Ontem fiz um teste com o amperímetro e coloquei os três cabos (Fase) juntos e os valores não são os mesmos de quando meço individualmente cada fase!

Por acaso até tenho por aqui um Shelly EM que tinha comprado anteriormente. Mas, entretanto adquiri um 3em, mas não tem importância, o que eu pretendo é ter leituras fidedignas. Mas qual dos dois utilizar para obter o melhor resultado?

Agradeço uma vez mais pela vossa contribuição!

Cumprimentos,

Miguel

Boas,

importa-se de descrever melhor como é que ligou o tal amperímetro e que amperímetro usou? pois se medir com uma pinça amperimétrica vai obter a soma das correntes que estão a circular nos três condutores.

Ohmico
mltavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Enviou: 3 vezes

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

ohmico Escreveu: 28 nov 2022, 14:18

Boas,

importa-se de descrever melhor como é que ligou o tal amperímetro e que amperímetro usou? pois se medir com uma pinça amperimétrica vai obter a soma das correntes que estão a circular nos três condutores.

Ohmico

Boas,

Sim, e para ajudar nada melhor que umas fotos...

1) Amperímetro

IMG_0748.JPG
2) Leitura com os três cabos fase juntos...

IMG_0742.JPG

3) Leitura unicamente do cabo fase castanho...

IMG_0744.JPG

4) Leitura unicamente de um cabo fase preto...

IMG_0745.JPG

5) Leitura de outro cabo fase preto...

IMG_0746.JPG


Então o que acham?

Grato,

Miguel
Responder

Voltar para “Dúvidas”