PLR obras/definitivo

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

PLR obras/definitivo

Mensagem por damon »

Boas,
Tenho uma duvida, tive certamente com vocês num webinar sobre PLR da e-redes,
mas claro surgiu me duvidas que não tenho respostas...

No caso de uma moradia, preciso de 20,7kva para obras e 10,35kva para definitivo

Entendi que devo abrir primeiro o PLR definitivo, e depois de encerrar o PLR definitivo, devo abrir o PLR de obras,
Mas quando dizem encerrar o PLR, querem dizer depois da E-redes fazer orçamento e depois de escolher empreiteiro para realizar o ramal, e concluir esse ramal
só depois disso devo abrir o PLR obras? e depois pedir o contador de obra?

É assim que se procede? mas depois sendo assim o cliente não vai pagar 2 ramais?
Faz me confusão porque antes era um PLR obras único que transitava para definitivo depois da obra terminada...

Aguardo os vossos feedback
obrigado


damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por damon »

Bom dia,

Alguem para me ajudar?

Obg
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por jtsilvamoura »

Boa noite,

PLR obras com carácter definitivo
No caso da potência provisória ser superior á potência requisitada "Definitiva":
serão abertos 2 PLR (PLBT (OBB)+ PLBT(LGB)) -> NIP(obras) + 1 instalação
(obras) e NIP(Obras com mais um LC) + 1 instalação (definitivo)

Viável alimentar o cliente pois
existe disponibilidade da rede
de distribuição?

Se sim, Criação de um PLBT OBB com indicação
de RAME para criar condições para o
contrato de obras.
Apos o término da obra deverá ser
criado um PLB LGB, onde deve ser
indicado o NIP anteriormente criado.
Desta forma é efetuada a criação de um novo LC e respetiva criação
de instalação para que seja efetuado o contrato definitivo e a respetiva valorização e construção do ramal definitivo.

Se não for viável alimentar o cliente a minha sugestão passa por abrir um PLR BT de obras com carácter definitivo considerando a Potência de obras igual ou inferior a potência do definitivo.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
JM
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por damon »

jtsilvamoura Escreveu: 26 mar 2022, 23:29 Boa noite,

PLR obras com carácter definitivo
No caso da potência provisória ser superior á potência requisitada "Definitiva":
serão abertos 2 PLR (PLBT (OBB)+ PLBT(LGB)) -> NIP(obras) + 1 instalação
(obras) e NIP(Obras com mais um LC) + 1 instalação (definitivo)

Viável alimentar o cliente pois
existe disponibilidade da rede
de distribuição?

Se sim, Criação de um PLBT OBB com indicação
de RAME para criar condições para o
contrato de obras.
Apos o término da obra deverá ser
criado um PLB LGB, onde deve ser
indicado o NIP anteriormente criado.
Desta forma é efetuada a criação de um novo LC e respetiva criação
de instalação para que seja efetuado o contrato definitivo e a respetiva valorização e construção do ramal definitivo.

Se não for viável alimentar o cliente a minha sugestão passa por abrir um PLR BT de obras com carácter definitivo considerando a Potência de obras igual ou inferior a potência do definitivo.

Espero ter ajudado.
Obrigado pela ajuda,

Mas como vocé poe abreviações é mais dificil compreender...
Pelo que percebi nas sua resposta, abre o PLR definitivo depois no final ??

mas parece que a E-redes pede ao contrario...estou confuso!

Então primeiro abre um PLR definitivo, 10,35kva MONO, deixo eles construir o ramal por empresa certificada,
fica o PLR encerrado,
depois abro um PLR obras com 20,7kva Trifasico, e peço o contador obra,
quando a obra terminar tiram o contador trifasico e poe o monofasico porque é o que vai ficar certificado!

Sera assim??
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por jtsilvamoura »

Exemplo: Pretende-se construir uma moradia em que a potência de obras é 27,60 kVA e a potência para a habitação é 10,35 kVA.

Deverão ser abertos 2 PLR (1 provisório e 1 definitivo):
- Se se pretender que o ramal de alimentação da obra seja mantido para a instalação definitiva, deverá ser aberto inicialmente 1 PLR definitivo (do tipo moradia unifamiliar). Encerrado o PLR definitivo deverá ser aberto o PLR de obras provisório, indicando o NIP já criado, o qual será valorizado como ramal existente (só serão cobrados os serviços de ligação).*

- Se o traçado do ramal de obras não tiver caráter definitivo deverá ser aberto inicialmente o PLR de obras provisório (ramal a executar pelo Cliente) e posteriormente o PLR definitivo.

Cumprimentos,
JM
Santos Dias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 07 jul 2022, 15:52
Localização: Viseu

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por Santos Dias »

Boa Tarde,

Comprei 2 fracçoes (apart. + garagem) em 2007, ao primeiro proprietário, em urbanização construída em 1997/1998.

Possuo o NIP do prédio (que contempla 6 apartamentos, 6 garagens e 1 serviço comum).

Possuo os Certificados de Exploração da Certiel (apart. + garagem) com o NIP acima referido datado de Agosto 1999.

Todos os condóminos possuem os respectivos Certificados de Exploração (apart. + garagem), com o mesmo NIP que eu.

Possuo o Projecto Eléctrico aprovado pela CENEL do prédio (que contempla 6 apartamentos, 6 garagens e 1 serviço comum).

Possuo a Licença de Habitabilidade aprovada e passada pela Câmara Municipal respeitante do prédio (que contempla 6 apartamentos, 6 garagens e 1 serviço comum).

Possuo a escritura das fracções que adquiri (apart. + garagem).

Como o antigo proprietário nunca pediu ligação à rede electrica para a garagem, dirigi-me e pedi na E-REDES, a ligação à rede eléctrica para a garagem, de forma a ter iluminação da mesma (2 tomadas e 2 interruptores).

Apresentei na E-REDES toda a documentação oficial acima descrita, item por item.

Para minha surpresa, a E-REDES informou-me que "o NIP mencionado na documentação oficial da Certiel, datada de Agosto de 1999, não existe - "este NIP não existe na nossa base de dados"".

A E-REDES também informou, "existe um outro NIP, datado de Setembro 2001, correspondente à fracção do seu apartamento" o qual contemplam, 6 apartamentos, 5 garagens apenas, e 1 serviço comum).

Adicionalmente a E-REDES informou "como a sua garagem não tem NIP, tem de submeter um projecto electrotécnico completo para o prédio. Depois de avaliado o projecto, irá receber a Carta de Viabilidade da DGEG, e com esta carta deverá pedir a ligação à rede para a sua garagem, na E-REDES".

Peço a gentileza, aos Profissionais do Fórum da Casa, ou àqueles que tiveram uma situação idêntica de me poderem informar/aconselhar sobre como devo proceder numa situação desta natureza, onde fiz prova inequívoca com toda a documentação oficial da existência de um número de NIP.

Agradeço toda a informção e conselhos que possam partilhar.

Cumprimentos,
Paulo.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho o mesmo problema com uma loja do meu pai, que teve certificação aprovada da certiel em 2001,
Em 2002, alugou-se com esta loja em conjunto com outra que também tinha ao lado, mas nunca pediu contador nessa loja ao lado porque não era preciso, só tinha 1 contador ao uso,
Entretanto saiu, e fechamos o muro que separava as 2 lojas, e alugamos este loja, mas que a E-redes agora não quer por o contador porque alega que este NIP já não existe na base de dados deles!
Que é completamente estupido! segundo o que me disse a rapariga da e-redes, é que a EDP apago do sistema todos os contratos e NIP inactiva anterior a 2016 (acho eu)

Ao seja, agora é preciso abrir um processo novo de ligação a rede,
mas o mais engraçado é que a ligação a rede já está construido e ligado (só não tem o fusivel ligado, mas tem corrente) :lol:
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: PLR obras/definitivo

Mensagem por damon »

jtsilvamoura Escreveu: 29 mar 2022, 00:34 Exemplo: Pretende-se construir uma moradia em que a potência de obras é 27,60 kVA e a potência para a habitação é 10,35 kVA.

Deverão ser abertos 2 PLR (1 provisório e 1 definitivo):
- Se se pretender que o ramal de alimentação da obra seja mantido para a instalação definitiva, deverá ser aberto inicialmente 1 PLR definitivo (do tipo moradia unifamiliar). Encerrado o PLR definitivo deverá ser aberto o PLR de obras provisório, indicando o NIP já criado, o qual será valorizado como ramal existente (só serão cobrados os serviços de ligação).*

- Se o traçado do ramal de obras não tiver caráter definitivo deverá ser aberto inicialmente o PLR de obras provisório (ramal a executar pelo Cliente) e posteriormente o PLR definitivo.

Bom dia,
Posso entregar a e-redes os 2 PLR ao mesmo tempo?
(provisorio+definitivo)
Responder

Voltar para “Dúvidas”