Potencia UPAC

Responder
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Potencia UPAC

Mensagem por jorgemiguel4 »

Viva,

Tenho neste momento uma unidade de micro produção instalada composta por 1 inversor central de 3kW e 1 string de 3,3kWp.
Funciona tudo muito bem, no entanto falta-nos um bocadinho de energia ao fim da tarde, então pensei em colocar uma segunda string de ~2kW virada a oeste para aproveitar o sol ao final da tarde no segundo MPPT do inversor.
A minha questão é sobre a legalidade desta instalação, sabendo que a potencia vai ser limitada a 3kW pelo inversor no entanto a potencia de pico total dos painéis ficará nos 5.3kW. Nas regras para UPAC li que acima de 4kW de potencia instalada é necessário um contador próprio para o sistema fotovoltaico, que queria evitar..

São esses 5.3kW que contam ou o que efetivamente pode ser injetado na rede?


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por amoreira »

Boas,

De acordo com o art.º 16 do Decreto-Lei n.º 162/2019 é a potencia dos painéis que conta.

Artigo 16.º
Contagem e disponibilização de dados
1 — É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:
a) No caso de autoconsumo coletivo;
b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potencia UPAC

Mensagem por jorgemiguel4 »

Boas, obrigado pela ajuda.

No entanto nesse mesmo Decreto Lei tem o seguinte:
'y) «Potência instalada», a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade e respetivos inversores;'

Na minha interpretação a potencia será definida pelo gargalo do sistema que no meu caso seria o inversor que limita a produção máxima a 3kW.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por amoreira »

Posso concordar com essa interpretação até porque a legislação agora deixa abertura para isso.

Na anterior legislação DL 153/2014 tinha o seguinte texto:

q) «Potência instalada», a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade;
r) «Potência de ligação», a potência máxima ou, no caso de instalações com inversor, a potência nominal de saída deste equipamento, em kW e kVA, que o produtor pode injetar na RESP;

A atual legislação DL 162/2019 agora tem o seguinte texto:

y) «Potência instalada», a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade e respetivos inversores;
z) «Potência de ligação», a potência máxima ou, no caso de instalações com inversor, a potência nominal de saída deste equipamento, em kW e kVA, que o autoconsumidor de energia renovável pode injetar numa rede;

Será correto dizer que uma instalação onde temos 2 kW em paineis com 1 inversor de de 3 kW temos uma potencia instalada de 2 kW e numa instalação onde temos 5 kW de paineis com 1 inversor de 3 kW de paineis temos uma potencia instalada de 3kW ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
hangas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 12 dez 2011, 22:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por hangas »

Eu acho que faria sentido considerar apenas a potência potência do inversor.

Caso contrário quem faz oversizing por questões de optimização de exposição solar ou outras fica prejudicado.

Alguém disso antes do inversor temos apenas DC, logo os conceitos de potencia reactiva e aparente não fazem muito sentido.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por luisilva78 »

amoreira Escreveu: 16 mai 2022, 15:54 Boas,

De acordo com o art.º 16 do Decreto-Lei n.º 162/2019 é a potencia dos painéis que conta.

Artigo 16.º
Contagem e disponibilização de dados
1 — É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:
a) No caso de autoconsumo coletivo;
b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;
À margem da discussão, quero apenas chamar a atenção para o facto de o DL N.º 162/2019 ter sido revogado recentemente pelo DL N.º 15/2022, de 14 de janeiro.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por amoreira »

luisilva78 Escreveu: 18 mai 2022, 07:42
amoreira Escreveu: 16 mai 2022, 15:54 Boas,

De acordo com o art.º 16 do Decreto-Lei n.º 162/2019 é a potencia dos painéis que conta.

Artigo 16.º
Contagem e disponibilização de dados
1 — É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:
a) No caso de autoconsumo coletivo;
b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;
À margem da discussão, quero apenas chamar a atenção para o facto de o DL N.º 162/2019 ter sido revogado recentemente pelo DL N.º 15/2022, de 14 de janeiro.

Obrigado pela informação Luisilva78

Fica aqui então a correção de acordo com a redação atual do DL 15/2022 de 14 de janeiro

fff) «Potência instalada»
a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade ou de instalação de armazenamento autónomo, considerando -se, no caso de centros eletroprodutores solares ou de armazenamento autónomo com recurso a baterias, a potência nominal de saída dos inversores em kW e kVA e respetivos inversores, fixada no procedimento de controlo prévio.

Ainda não tive a oportunidade de ler a nova legislação mas em principio deves ter que fazer um averbamento da tua instalação
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potencia UPAC

Mensagem por jorgemiguel4 »

Boas, muito obrigado a todos pela ajuda e desenvolvimento deste tópico.

Realmente pelo ultimo decreto de lei parece que consideram a potencia dos painéis.

Sendo assim a minha ideia fica sem efeito, o problema não é averbar a instalação que seria efetuada por uma empresa certificada mas como ficaria com uma potencia instalada superior a 4kw, mesmo que nunca os vá ver na realidade teria que ter um adquirir um contador certificado com telecontagem e lá se vai o possivel retorno financeiro.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potencia UPAC

Mensagem por jorgemiguel4 »

hangas Escreveu: 17 mai 2022, 20:10 Eu acho que faria sentido considerar apenas a potência potência do inversor.

Caso contrário quem faz oversizing por questões de optimização de exposição solar ou outras fica prejudicado.

Alguém disso antes do inversor temos apenas DC, logo os conceitos de potencia reactiva e aparente não fazem muito sentido.
Exatamente, deviam deixar-nos usar o sol e otimizar os sistemas para a nossa utilização. Percebo que queiram limitar a injeção na rede, mas ai o problema passa apenas pelo inversor, a limitação dos painéis não percebo.

Além o problema que queria resolver da baixa produção ao final da tarde também iria ajudar a colmatar o buraco do resto do ano. Com dados do PVGIS calculei que mesmo com 5500wp instalados apenas nos meses de Julho e Agosto atingiria 4,4kw de potencia entre as 12h e 14h que seriam obviamente limitados a 3kW pelo inversor.

Em contrapartida em Janeiro por exemplo o máximo seriam 2.15kW entre as 12h e 13h, com uma produção média diária de 12.8kWh mesmo com um sistema de 5500wp, se for com o que tenho atualmente seriam 7.7kWh por dia.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por amoreira »

Boas

De acordo com o DL 15/2022 de 14 de janeiro a potencia instalada é a potencia nominal dos inversores pelo que vai ao encontro do que pretendes e não o contrario.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potencia UPAC

Mensagem por jorgemiguel4 »

Considera-se a minha então a minha instalação um Centro Eletroprodutor Solar?
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Potencia UPAC

Mensagem por tpinheiro »

Boa tarde,

CAPITULO I
Disposições Gerais
(..)
Artigo 3.º
Definições
(...)
fff) «Potência instalada» a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de
produção de eletricidade
ou de instalação de armazenamento autónomo, considerando -se, no caso
de centros eletroprodutores solares ou de armazenamento autónomo com recurso a baterias, a
potência nominal de saída dos inversores em kW e kVA e respetivos inversores, fixada no procedimento de controlo prévio;

Pela definição, a potência instalada é a potência de módulos fotovoltaicos instalados.
Quando fizer o seu registo no portal da DGEG, caso a potência de painéis seja superior a 4 kWp, irá aparecer um novo campo para inserir os dados relativamente ao contador de produção total.

Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”