Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Responder
jogupinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 mai 2022, 23:47
Localização: Porto

Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por jogupinto »

Boa noite a todos.

Tenho um jacuzzi com o disjuntor trifasico 4p de 32A que vem na imagem que vinha de origem, instalado no interior do jacuzzi. Ou por mau aperto ou por humidade, o disjuntor ardeu. Ele está ligado a um disjuntor de 25A com proteção de 30ma no quadro da piscina. Queria transformar esta alimentação trifasica em monofásica e dimensionar adequadamente o disjuntor para o jacuzzi, que consome no máximo 20amp. Como posso fazer? Ligo vermelho, preto e verde todos à mesma fase?
Tenho esta cablagem instalada: https://www.nexans.fr/products/Building ... 3898~.html

Obrigado.
Anexos
BD3C8221-45FA-44E4-9114-1596B2A4597B.jpeg


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por amoreira »

Coloque aqui também uma foto do disjuntor de 25A com proteção de 30ma e indique qual é a seção do condutores que chegam a este disjuntor que ardeu.

Se a bomba do jacuzzi é trifásico como está a pensar fazer para ligar em monofásico? vai substituir a bomba por uma monofásica?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jogupinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 mai 2022, 23:47
Localização: Porto

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por jogupinto »

Aqui está, este é o quadro parcial da piscina.
Anexos
A314338E-724A-41D5-82AD-3C994697A960.jpeg
jogupinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 mai 2022, 23:47
Localização: Porto

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por jogupinto »

Aqui está, este é o quadro parcial da piscina.
Não consigo mudar a bomba para monofásica, isto é chinês e não me parece que haja muitas bombas semelhantes em Portugal para jacuzzi. As que encontro não são compatíveis ou estão nos EUA. Só vejo possibilidade de fazer um barramento das fases numa só. Não liguem ao círculo vermelho, ali é a admissão dos painéis solares e do quadro principal. O jacuzzi está ligado no sul desse disjuntor.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por pedro caetano »

boas. entáo se o motor é trifasico tem de funcionar em trifasico com 3 fases e nunca chantar nada. só mudando o motor para mono, agora com essas dificuldades não lhe posso dizer mais nada. cump
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por amoreira »

Qualquer coisa está errada aqui, tem a certeza que a alimentação para o Jacuzzi vem deste quadro?

O diferencial que se vê na foto é monofásico e o disjuntor do Jacuzzi é trifásico logo aqui está a fazer-me alguma confusão, por outro lado o diferencial sozinho não protege o cabo tem de ter um disjuntor associado.

Aconselho vivamente a chamar um eletricista.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por pedro caetano »

boas. de facto só observei depois de ter respondido, tambem concordo aí está qualquer que não bate certo.cump
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por Faiante »

Boas
Meu caro “jogupinto”

Ao verificar as duas fotos por si postadas, permita-me fazer um comentário acerca do seu pedido de ajuda.

1º - Na primeira foto, temos um disjuntor tetrapolar da marca delixi tipo DZ- 47-63 com a intensidade de 32 A e de curva C.
Enquanto a segunda foto nos mostra um quadro parcial onde está ligado o interruptor diferencial de 30 mA.
2º - Na primeira foto (disjuntor tetrapolar de C 32). Existe um pequeno barramento onde liga uma das fases e um condutor de
terra, ambos queimados.
Parece-me existir aí uma panóplia de problemas nessa instalação. Daí tal como os colegas lhe indicaram e, que subescrevo na
integra, deverá urgentemente chamar uma pessoa técnica entendida sobre o assunto.
Tal como afirmado anteriormente, a (bota não bate com a perdigota). Atendendo a que o amigo é médico, certamente pouca
coisa saberá sobre eletricidade. Daí o apelo feito para que chame alguém que saiba o que fazer numa situação dessas.

Cptos

JAG
jogupinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 mai 2022, 23:47
Localização: Porto

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por jogupinto »

Boa noite a todos. Como é óbvio estou apenas a apresentar a situação que me ocorreu, anteriormente elaborada por um eletricista. Como apenas médico, sei certamente que isto não é rocket science e são questões perfeitamente básicas das quais me quero assegurar que são bem feitas, porque 2 dos 4 exmos eletricistas certificados que cá estiveram no passado deu cagada. Assim como há uma dezena de maneiras de tratar uma pneumonia, já me propuseram também umas 3 formas de corrigir esta situação, daí ter vindo aqui sem orgulhos e sem melindres, como já fizeram transparecer, para resolver isto. Das propostas que me apresentaram diferentes eletricistas, as 3 mais frequentes foram:
1. Mudar o motor para monofásico - para esta situação implica ter o manual do motor, que não arranjo o esquema em lado nenhum
2. Trocar o disjuntor atual por um semelhante e fazer o shunt na mesma com cablagem melhor tratada e cabo melhor
3. Fazer um barramento dentro do jacuzzi de tri para monofásico numa caixa hermética, agregando um diferencial dedicado no quadro da piscina

Das ilações que considero corretas pela leitura de muita coisa da certiel (sim, consigo estudar outras temáticas):
Sabendo que o jacuzzi necessita de 16A (encontrei foto de informação complementar quando o recebi)
- colocar um diferencial dedicado de 20A com sensibilidade de 30ma ou talvez até 10ma é fundamental
- desmontar o motor e levar a alguém que no consiga converter para monofásico - aqui pergunto se conhecem alguém no porto para o efeito
- pedir a um eletricista com experiência em piscinas e banheiras de hidromassagem para fazer a correta instalação

E não se preocupe o último “user”, eu não mordo. La por ser médico não tenho de ser estupido. Tenho filhos pequenos e quero isto apenas bem feito.

Obrigado aos que quiserem mesmo ajudar. Um abraço.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro doutor “jogupinto”
Tal como referi no post anterior, existe de facto a possibilidade de transformar uma ligação em trifásico numa ligação em
monofásico.
Também não o mordi, porque não sou de raça canina, apenas tento participar conforme sei e posso, ajudando os outros resolver as
suas dúvidas.
Como vê meu caro doutor, as pessoas ditas profissionais a quem recorreu, pouco ou nada devem saber sobre o assunto.

E mais não digo para que não me acuse de falsidades.

Cptos

JAG
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por amoreira »

Boas,

Qual a razão para querer alterar a alimentação de trifásico para monofásico?

Julgo que o mais fácil é manter a instalação como está substituindo as aparelhagem que está queimada, como referido anteriormente não me parece de todo que a alimentação venha do tal qual da piscina mas sim de outro local quadro que não será muito dificil de identificar qual no limite pode simplesmente ir desligando disjuntores até perceber qual é que de facto corta a energia do jacuzzi.

Depois de identificar a origem da alimentação do Jacuzzi volte a colocar aqui a questão que certamente alguém o ajudará.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por pedro caetano »

boas. as fotos publicadas não permitem ver com detalhes o que está feito, na foto do quadro da piscina porque não mostra ele todo? faz-me confusão como o jakusi esta ligado nele se o quadro é monofasico etc. cump
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: Disjuntor trifasico para monofásico em jacuzzi

Mensagem por luixmod »

na minha modesta opinião isto requer um técnico presente para avaliar a situação, a começar na confusão do trifásico e do monofasico que ai está, isso parece-me modificações em cima de modificações para improvisar falhas da instalação. Se já ai estiveram 2 eletricistas, chame o terceiro! e chame os quantos precisar para solucionar o seu problema.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”