Diferencial dispara de forma aleatória

Responder
mourarm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 09 mai 2022, 15:16
Localização: Castelo Branco

Diferencial dispara de forma aleatória

Mensagem por mourarm »

Antes de mais, boa tarde a todos.

Antes de me registar, tentei ver vários tópicos que falam sobre o assunto que vou descrever, já tenho umas luzes, mas mesmo assim, se for possível alguém que me possa dar uma opinião mais concreta, agradeço.

Moro num apartamento com 10 anos de construção, fui para lá com ele a estrear. Construção moderna portanto.

O quadro tem um único diferencial, um Hager CDC 263P (63A/0,03A). Presumo que isto seja equivalente a 30mA, que do pouco que sei, é bastante sensível e usualmente utilizado mais em tomadas e em wc.

Há uns 4 ou 5 anos, começou a disparar o diferencial de forma completamente aleatória. Aconteceu inclusivamente uma pequena tragédia, fomos de férias 15 dias, quando voltámos o frigorífico estava todo descongelado e tinha líquidos de carne e peixe e tudo o mais pela cozinha fora, parecia que tinha lá um cadáver. Descobri mais tarde pelo registo do alarme que o quadro (o diferencial) tinha saltado um dia depois de irmos de férias.

Isto vem-se repetindo, umas vezes passam-se meses sem nada, outras vezes é mais frequente. Já tivemos lá um electricista, que obviamente disse que seria um problema com terra, mas que era quase virtualmente impossível descobrir a causa.

Entretanto no ano passado, ao ativar um estore da sala, o quadro dispara de imediato (sempre o diferencial, nunca o geral, nem os disjuntores individuais). Descondiei de imediato que seria alguma coisa solta junto à ligação elétrica do estore, desmontou-se aquilo tudo, e de facto havia um fio meio descarnado que poderia, com o vento, tocar em metal. Retificou-se, pensamos que o problema podia estar resolvido, mas já voltou a acontecer mais duas vezes.

A minha questão passa por perceber se poderia de algum modo resolver este problema metendo um diferencial de 300mA para as coisas mais gerais da casa, e deixar só tomadas e coisas mais sensíveis no que já lá está.

Se é que isso é possível ... E já agora, se acham que há alguma hipótese de chegar à raíz do problema. Lembro que o geral não dispara, nem os disjuntores individuais (tenho 24 no quadro). Nesse caso seria simples de saber a origem ...

Muito obrigado e desculpem o longo texto.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 519
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara de forma aleatória

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Em casos desses com todos os circuitos "pendurados" num diferencial é complicado.
Se tiver espaço no QE, o melhor seria separar os circuitos por áreas e inclusive um dedicado ao frigorífico (também já tive esse problema e tive que deitar tudo fora do congelador... uma pipa de massa!).


Cumps!
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial dispara de forma aleatória

Mensagem por pedro caetano »

boas. com todos esses dijuntores dava para 3 diferenciais desde que tenha espaço, mas mesmo 2 tera de colocar um corte a fazer de geral. nesse caso ficava um de 300ma para os circuitos gerais e um de 30 ma para os outros e wc. resta ver se tem espaço, o melhor é contatar um tecnico. cump
mourarm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 09 mai 2022, 15:16
Localização: Castelo Branco

Re: Diferencial dispara de forma aleatória

Mensagem por mourarm »

pedro caetano Escreveu: 09 mai 2022, 17:16 boas. com todos esses dijuntores dava para 3 diferenciais desde que tenha espaço, mas mesmo 2 tera de colocar um corte a fazer de geral. nesse caso ficava um de 300ma para os circuitos gerais e um de 30 ma para os outros e wc. resta ver se tem espaço, o melhor é contatar um tecnico. cump
Obrigado pela resposta. Sim, certamente irei arranjar um bom electricista para avaliar as possibilidades, se conseguisse nem que fosse isolar metade/metade já ajudava muito a tentar perceber a origem.

Obrigado.
Gil82 Escreveu: 09 mai 2022, 16:18 Boas!

Em casos desses com todos os circuitos "pendurados" num diferencial é complicado.
Se tiver espaço no QE, o melhor seria separar os circuitos por áreas e inclusive um dedicado ao frigorífico (também já tive esse problema e tive que deitar tudo fora do congelador... uma pipa de massa!).


Cumps!
Obrigado. Vou tentar arranjar um bom electricista para avaliar a possibilidade de isolar por áreas, ajudaria imenso a tentar despistar o problema. Um só para o frigorífico nunca me tinha passado pela cabeça, mas é uma excelente ideia. Eu na altura, apesar do transtorno todo, consegui que o seguro da casa me pagasse um frigorífico novo, só perdi a comida, e 15 dias sem conseguir entrar na cozinha com os cheiros :|

Muito obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Diferencial dispara de forma aleatória

Mensagem por Duzia12 »

Experimente medir a tensão entre neutro e terra, deverá ser 3 a 6 V

Medir no quadro com o geral desligado, nos terminais de saída o valor da resistência entre neutro e terra se for baixa há falta de isolamento, pois com o aparelho para medir o isolamento deve dar mais que 250 Megaohms, ou superior
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Diferencial dispara de forma aleatória

Mensagem por RicardoENTA »

Antes de chamar um eletricista aperte todos os parafusos onde está os condutores, com a alimentação desligada. às vezes basta um neutro estar meio solto para acontecer essas situações. Se persistir chame um eletricista.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”