Calibre do Interruptor geral

Responder
cmll
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mar 2021, 22:47
Localização: Almada

Calibre do Interruptor geral

Mensagem por cmll »

Boa tarde,

Surgiu-me uma duvida.
O calibre do interruptor geral de um QE pode ser igual ao calibre do disjuntor a montante?
Em tempos um Projectista disse-me que com proteccao a montante efectuada por disjuntor poderia ser igual, mas se fosse por fusiveis o calibre do geral teria de ser superior. Obrigado.


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Por "disjuntor a montante" refere-se ao ACE (aparelho de corte de entrada)?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por Faiante »

Olá amigo " cmll "

Respondendo há sua dúvida, permita-me dizer-lhe o seguinte:

Um interruptor de corte geral colocado num Q.E. deve ter um poder de corte igual ou superior à sua intensidade estipulada(antigamente era Is)
hoje pelas regras técnicas chama-se (Ib).
No entanto, este aparelho deverá poder cortar uma Icc igual ou superior à corrente de defeito nesse ponto.
Daí que o tal eng. projectista lhe tenha dito que:- sempre que haja uma protecção na rede a montante assegurada por fusível este aparelho de
protecção assegura-lhe o poder de corte em curto-circuito. Dado que possui um poder de corte entre os 100 e os 120 KA.
Para que se tenha a noção destas grandezas bastará para efeito multiplicar estes valores por 1000 (mil). Aí já fica com uma ordem de grandeza real
sobre a capacidade de interrupção de um fusível.

Espero ter ajudado ao esclarecimento da sua dúvida. Disponha sempre amigo

Cptos

JAG
cmll
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mar 2021, 22:47
Localização: Almada

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por cmll »

Boa noite, fiquei eslarecido, mas ainda tenho uma duvida.
Se eu tiver a montante um disjuntor por exemplo de 4x250A, posso ter o calibre do int. Geral a jusante de 4x250A, ou terei de colocar um calibre acima, por exemplo 320A? Obrigado
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " cmll "

Respondendo à sua dúvida permita-me que lhe deixe aminha humilde opinião, fundamentada com base nas RTIEBT indicadas na secção 801.
1.1.6 - Corte geral de uma instalação eléctrica.
O quadro de entrada deve ser dotado de um dispositivo de corte geral, que corte simultaneamente todos os condutores activos.
O dispositivo de corte geral pode ser dispensado quando o aparelho de corte da entrada da instalação eléctrica estiver localizado na mesma
dependência do quadro de entrada, na sua proximidade e em local acessível e que corte todos os condutores activos.
A corrente estipulada do dispositivo de corte geral deve ser, pelo menos, a correspondente à potência prevista para a instalação, com o
mínimo de 16 A.
Outros quadros que, eventualmente, existam numa instalação eléctrica devem ser dotados também de dispositivo de corte geral, de corte
simultâneo, o qual, para correntes estipuladas não superiores a 125 A, deve cortar todos os condutores activos.
Corrente estipulada dos equipamentos fixos intercalados nas canalizações fixas.
Os equipamentos fixos intercalados nas canalizações fixas não devem ter correntes estipuladas inferiores à corrente estipulada do dispositivo
de protecção contra as sobrecargas da canalização.

Na secção 801.1.1.8 - Corrente estipulada dos dispositivos de corte dos circuitos e dos aparelhos de utilização.

Os dispositivos de corte dos circuitos devem ter uma corrente estipulada não inferior à corrente estipulada do dispositivo de protecção contra
as sobrecargas da canalização a que se encontram ligados, tendo em conta, ainda, as correntes máximas susceptíveis de ocorrerem nos
respectivos circuitos.
A corrente estipulada dos dispositivos de corte dos aparelhos de utilização não deve ser inferior à corrente estipulada dos aparelhos de
utilização correspondentes.
Face à pertinência da sua pergunta devo informá-lo que nas citadas regras técnicas, essa sua dúvida se encontra omissa. No entanto, posso
adiantar-lhe que se o Q.G.B.T. (quadro geral baixa tensão) tiver um dispositivo de corte de 4x250 A. Significa que pode ter um disjuntor
com a mesma intensidade estipulada, igual ao seu corte geral e, vice versa.
No entanto existe uma condição a cumprir!
Esta condição impõe que tanto o aparelho de corte geral como o aparelho de protecção cumpram a Icc nesse ponto da instalação elétrica.

Espero ter aclarado a sua dúvida

Cptos

JAG
Cptos
cmll
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mar 2021, 22:47
Localização: Almada

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por cmll »

Boa noite, sim ficou claro, obrigado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por luisilva78 »

Para mim o interruptor deve ter sempre pelo menos o valor seguinte ao valor nominal da protecção que está a montante. O "calibre" de um fusível ou disjunto é a corrente convencional de não funcionamento, isso quer dizer que qualquer um dos aparelhos "deixa passar" valores superiores àquela corrente. O "calibre" de um interruptor é o valor de corrente para o qual está garantido o seu funcionamento.
Isto quer dizer que se os dois aparelhos tiverem o mesmo "calibre" poderá haver situações em que não fica garantido o funcionamento do interruptor.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Calibre do Interruptor geral

Mensagem por Duzia12 »

Sabendo o valor do transformador se for o caso o valor de Icc=0,03 x Potência do transformador em KVA no QGBT, nos parcelares é fazer a filiação e o estudo


by duzia12
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”