Electra e2.3 - esquema de ligação para dois sensores e mesma lâmpada

Responder
choqueeletrico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 08 mar 2022, 13:25
Localização: Lisboa

Electra e2.3 - esquema de ligação para dois sensores e mesma lâmpada

Mensagem por choqueeletrico »

Caríssimos,

Aqui o amigo choque elétrico precisa de ajuda, por forma a meter isto a funcionar sem ter direito a um valente choque. Vamos lá então...

Numa escada, tenho dois interruptores que estou a tentar substituir por dois sensores de movimento. No andar de baixo tenho três fios pretos: um com corrente (o busca-polos assim o diz) e dois sem corrente. No andar de cima, tenho três fios: um castanho e dois pretos, todos sem corrente - novamente, busca-polos.

Armado em inteligente, comprei dois sensores de movimento Electra e2.3 (ligações a dois ou três fios) achando que isto seria relativamente trivial de montar - o que não digo que não seja, só não está a ser para mim. Antes tinha dois interruptores (de três vias?) para acender/apagar em qualquer dos interruptores.

Acontece que no manual está o seguinte esquema de ligações: https://imgur.com/a/mad1e7B

Ora, a minha pesquisa e intuição diz-me o seguinte:
- O símbolo (N) (esquerda), deve ser Neutro/Neutral, correto?
- O símbolo do meio será a corrente (AC), correto? Pergunta: o facto de ter aquela seta na "onda" tem algum outro significado?
- O símbolo da direita, L, deveria ser Live/Line?

Posto isto tudo, como é que eu ligo isto? É que ainda moro numa zona um bocado remota e arranjar um eletricista não é fácil... a menos que tenha mesmo que ser, mas conto com a vossa ajuda para esclarecer as minhas dúvidas :D

Obrigadinha!


Responder

Voltar para “Dúvidas”