O DCP ao ligar a terra de protecção desarma

Responder
AJOS83
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 nov 2021, 15:25
Localização: Pampilhosa
Enviou: 3 vezes

O DCP ao ligar a terra de protecção desarma

Mensagem por AJOS83 »

Boa tarde
Estou com uma dúvida, o DCP mono desarma assim que ligo a terra de protecção à vareta, mesmo tendo o meu quadro desligado! Será que será de ter uma terra com uma resistência alta, ou o cabo da própria baixada, visto ser muito antigo, as medições variam entre 230 a 240V F/N. T/N 0V. F/T 230V. Se verificar com o busca pólos os três pólos todos acendem a luz de neuton, mas não é uma ferramenta segura e garantida 🧐😬
Obrigado pela ajuda 😉


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: O DCP ao ligar a terra de protecção desarma

Mensagem por Josecalado »

Boa tarde,

Deverá ligar o condutor de terra ao elétrodo e detetar qual o defeito que tem na sua instalação, porque ter os disjuntores do quadro desligados se forem unipolares não quer dizer que tenha o quadro desligado, se tiver dificuldades na deteção da anomalia o mais indicado é contratar um profissional qualificado.

Cumprs.
nevertell
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 29 out 2014, 13:58
Localização: Vila Nova de Famalicao
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: O DCP ao ligar a terra de protecção desarma

Mensagem por nevertell »

Provavelmente é passagem de neutro.

O ideal é desligar neutro a neutro e ir testando.

Quando deixar de disparar, o inicio do problema está detectado. Agora é verificar o que é!
AJOS83
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 nov 2021, 15:25
Localização: Pampilhosa
Enviou: 3 vezes

Re: O DCP ao ligar a terra de protecção desarma

Mensagem por AJOS83 »

Boa noite, desde já agradeço a atenção de me terem respondido. Mas o que está a acontecer, é que mesmo tendo o meu QE desligado e ligar o fio da terra na caixa de medição de terra o DCP desarma, tendo o meu QE desligado assim como as terra do QE. A baixada entra no DCP e só depois vai ao contador.! Estou convencido que seja uma fuga no cabo da baixada ou então as terras têm uma resistência muito alta..
Obrigado cumprimentos.
AJOS83
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 nov 2021, 15:25
Localização: Pampilhosa
Enviou: 3 vezes

Re: O DCP ao ligar a terra de protecção desarma

Mensagem por AJOS83 »

nevertell Escreveu: 22 nov 2021, 15:42 Provavelmente é passagem de neutro.

O ideal é desligar neutro a neutro e ir testando.

Quando deixar de disparar, o inicio do problema está detectado. Agora é verificar o que é!
Mas mesmo tendo o meu QE desligado é estranho que seja o neutro... Pode ser do cabo da baixada será?? Ou as terras com resistência alta? Obrigado cumprimentos 😉👍
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”