Repicagem em caixas de interruptores

Responder
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por lcmmonteiro »

Apesar de quase sempre ter utilizado caixas de derivação para as derivações em circuitos de iluminação e conhecer inúmeras obras em que os colegas usam as caixas de aparelhagem para repicar o circuito para a próxima nunca consegui entender se existe algo no regulamento que o proíba.

Hoje em conversa com um colega que diz que um fiscal referiu que em inspeções se detectar que isto acontece reprova a instalação e que e obrigatório o uso de caixas de derivação .

Como e a primeira vez que ouço isto e não consegui ainda encontrar no regulamento um ponto que refira algo sobre esta situação pergunto se alguém tem conhecimento da regulamentação por forma a entender a sua viabilidade pois conheço inúmeras obras de construção de raiz que o fazem inclusive eu também já fiz algumas.

Cumprimentos


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por pedro caetano »

boas. novas modas, como a malta agora não coloca caixas derivação que são aberrantes, sobretudo para arquitetos, isto foi-me dito aqui por eles, para evitar por caixas de derivação. agora ai teem, não é nada que eu não tivesse pensado, é para começarem a utilizarem, ate que eu acho que fica um trabalho mais perfeito com caixas. cump
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por rainbow »

Boa noite.
526.9 A repicagem dos condutores, isto é, a ligação, aos terminais de um equipamento, de condutores destinados a alimentar outros equipamentos, só é permitida nos terminais das tomadas de corrente, das luminárias com lâmpadas fluorescentes e das calhas electrificadas para iluminação, se forem cumpridas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) os terminais forem especialmente previstos para esse fim (como é o caso de certas tomadas) ou forem dimensionados para receber a secção total dos condutores a eles ligados;
b) a corrente estipulada desses terminais não for inferior à corrente de serviço do circuito a montante.
Nota: Esta regra não é aplicável à cablagem interna dos aparelhos nem à dos quadros. Por outro lado, a repicagem não é permitida aos terminais dos aparelhos de utilização (com excepção das calhas electrificadas para iluminação), com particular destaque para os aparelhos de aquecimento e de cozinha.
No caso das calhas electrificadas para iluminação, a repicagem pode ser feita em ligadores independentes que permitam, por um lado, a alimentação de um aparelho de iluminação próximo e, por outro, as ligações dos condutores de alimentação dos outros aparelhos.
Por definição, parece-me que o termo "repicagem" só se aplica quando a ligação é feita aos terminais dum equipamento.
No entanto, acho que o uso de caixas de derivação deve-se aos factores espaço e alterações (futuras).
Mas também não percebi muito bem o que quis dizer com isto: "...usam as caixas de aparelhagem para repicar o circuito para a próxima...".
A que caixas de aparelhagem se refere? E que circuitos?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por lcmmonteiro »

Tal como no circuito de tomadas em que se usa o fundo da caixa com ligadores para repicar para a próxima tomada no circuito de iluminação quando não se quer instalar caixas de derivação também se usa o fundo da caixa de aparelhagem para repicar para o próximo interruptor.

As ligações nunca são feitas no interruptor mas sim no fundo da caixa tal como se faz com as tomadas.

Foi a primeira vez que ouvi um fiscal a dizer que reprova uma instalação se detectar este tipo de situação.


Agradeço a partilha desses pontos mas tal como referi as ligações nunca serão feitas no interruptor logo penso que não se enquadre em nenhum desses pontos.

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por pedro caetano »

boas. as caixas fundas teem um numero de tubos para se colocar. se for numa sala que leve 4 lampadas, como se faz?. vá vi instalações sem uma caixa, imagino como deve tar, caixas de aparelhagem atuchadas de fios, e é isso que esta mal e não repicar como deve ser. cump
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Já fiz ambas e as duas estão corretas quando feitas da maneira certa. As caixas de aparelhagem funda são limitadas para algumas ligações de iluminação e nesses casos uso caixas de derivação. Isto quando os arquitetos opinam sobre caixas de derivação (pois eles opinam de todas as especialidades, desde que se cumpra a legislação em vigor), pois na minha opinião as caixas de derivação existem para "derivar". :D


Cumps!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por lcmmonteiro »

Sem dúvida que estou de acordo.

Mas nunca ouvi falar em reprovação em inspeções com esta situação até esta semana ter ouvido um fiscal a indicar que reprova.

Pena não me ter sido comigo a conversa porque questionava sobre o ponto no regulamento que assim o indica como reprovação.

E por acaso tenho uma moradia já na fase de alvenaria que o dono de obra já disse que não quer caixas de derivação. E para evitar males futuros preciso de confirmação se existe alguma no regulamento que proíba este tipo de situações.

Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se não houver projeto na inspeção, não há motivo para alarme.
O inspetor faz o que quer, assim como o responsável tem a possibilidade de manifestar que não concorda com o relatório.


:OFF TOPIC
Faz-me lembrar uma reinspecção a uma instalação de que apenas tinha 1 não conformidade a reparar. Na inspeção chega um técnico diferente da 1ª inspeção e começa a ver tudo de novo! Ainda lhe perguntei se já tinha lido o 1º relatório ao que me respondeu: "Deixe-me fazer o meu trabalho!".
Óbvio que deixei-o fazer o trabalho dele e no fim ainda meteu mais 1 ou 2 não conformidades em cima (a outra não conformidade estava resolvida).
No final também fiz o meu trabalho, impugnei o relatório! :lol:


Cumps!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.
pedro caetano Escreveu: 03 nov 2021, 07:52 boas. as caixas fundas teem um numero de tubos para se colocar. se for numa sala que leve 4 lampadas, como se faz?. vá vi instalações sem uma caixa, imagino como deve tar, caixas de aparelhagem atuchadas de fios, e é isso que esta mal e não repicar como deve ser. cump
Concordo. Tem a ver com o espaço disponível.
lcmmonteiro Escreveu: 03 nov 2021, 06:51 Tal como no circuito de tomadas em que se usa o fundo da caixa com ligadores para repicar para a próxima tomada no circuito de iluminação quando não se quer instalar caixas de derivação também se usa o fundo da caixa de aparelhagem para repicar para o próximo interruptor.

As ligações nunca são feitas no interruptor mas sim no fundo da caixa tal como se faz com as tomadas.
Sim, eu percebi esta parte.
Mas vai ter de colocar a caixa de aparelhagem para o interruptor, por exemplo. Vamos considerar a caixa funda, para ter mais espaço.
Estamos a falar de canalizações e aparelhagem embebida, certo?!
Então, partindo duma dessas caixas, "vai a direito" para a próxima caixa de aparelhagem? E se apanhar uma porta nessa parede? E tubagem, passa "tudo" lá por dentro? Se for uma comutação de escada, de quantos fios estamos a falar no mesmo tubo? Ou passa mais que um tubo em paralelo? Ou tubo mais grosso? Ou faz numa divisão duma maneira e noutra que precise mais fios, faz doutra?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por lcmmonteiro »

O processo e simples

Do quadro vem o tubo com 3 condutores e alimenta a primeira caixa de aparelhagem (tal como nas tomadas) desta caixa sai um tubo para alimentar ou caixa de aparelhagem e assim sucessivamente (desta forma evita se as caixas de derivação).

Depois em cada caixa sai o tubo individual para cada ponto de luz... Onde e comandado através do interruptor as suas zonas...

Até aqui o processo e simples e eficaz tal como se faz nas tomadas...

A questão que se prende e que eu já assisti inúmeras vezes a instalaçoes deste tipo e nunca houve problemas em inspeções.

Apenas fiquei curioso com o que já descrevi da tal conversa com o fiscal (já tive algumas em que saiu de lá ainda mais confuso apesar de ter certezas que o que diz e descabido) mas só queria ter a certeza se existe algo no regulamento que impeça está situação. Pois se houver então no futuro saberei o que fazer.

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por pedro caetano »

boas. não encontrei ate hoje nada contrario a isso, nos ultimos anos todos me diziam que se pode fazer, a caixa é considerada de derivação. agora não se pode abusar e encher a caixa de fios e depois o interruptor em, cima deles. o que vejo por ai é trabalho desse, ate um engenheiro perguntou a um arquiteto, que queria que fazesse trabalho desse e ele respondeu que não sabia, so queria é que não colocasse caixas derivação que era feio. para mim quando é so um ponto de luz não vejo mal nenhum, agora como colocam uns 4, e mais as saidas não concordo. resta saber se essa exigencia é para quem coloca muitos fios numa caixa. cump
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por damon »

Boas,

Eu já fiz das 2 maneiras, com e sem cx de derivação.
Mas nunca chumbaram por não ter cx de derivação, e não podem chumbaram porque podemos efectivamente fazer a derivação na caixa de interruptor.

Eu pessoalmente prefiro utilizar cx de derivação, é muito mais prático para qq alteração ou manutenção, como tb em termos de trabalho mais bem apresentado!
Mas tive arquitectos que não querem, neste caso tem que fazer o tracado da tubagem de uma forma que as caixas não fiquem super cheias.

Mas quando pedem 4 ou 5 formas de acender as luzes, não cabe na cx funda, neste caso ponho cx derivação... Até porque hoje cada vez mais os clientes pedem muitas formas de acender e apagar as luzes, por isso deveria se utilizar obrigatoriamente as de derivação.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Repicagem em caixas de interruptores

Mensagem por CAOR »

Qual problema ? entrada saída mais ponto luz seja simples ou lustre ? o que enche a caixa funda? até caixa funda para tomadas ter entrada e saída e mais uma saída para outra tomada com ligadores WAGO são ligações á sem qualquer problema!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”