Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Responder
humildeaprendiz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 10 jul 2021, 16:05
Localização: Portugal

Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por humildeaprendiz »

Boa tarde,

Num quadro trifásico, após o contador e diferencial da EDP uma das fases apresenta um valor à entrada de 148V quando medido entre a fase e terra. Em qualquer das outras duas fases tal não acontece.

A diferença de potencial medida nas mesmas condições entre neutro e terra é de 68V !

Não existe qualquer circuito ligado ao quadro.

Penso que o problema estará do lado da EDP mas gostaria que alguém que já se tivesse deparado com uma situação semelhante me pudesse dar algumas pistas sobre a eventual origem do problema.

Cumprimentos.
Anexos
Medidas realizadas no Disjuntor Trifasico.pdf
(199.83 KiB) Transferido 97 vezes


CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr humildeaprendiz,
No quadro que apresentou, faltam os valores de tensao entre fases e entre estas e o Neutro, com o geral ligado e desligado, sempre do lado da entrada das linhas.

Cps
A. Castro
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por Faiante »

Ora vivam meus caros em especial o sr. " humildeaprendiz "


Face ao que li permita-me dizer-lhe duas coisas a saber:

Se uma das fases apresenta 148 volt e as outras duas estão bem, tem aí dois problemas para resolver:

1º - Este será da sua inteira responsabilidade e deverá reforçar a terra de proteção.

2º - Deve contactar a E-Redes para que esta empresa reveja as ligações dos ramais de baixa tensão, nomeadamente as monofásicas.

A fase medida com 148 volt, apresenta desequilíbrio de tensão. Daí a minha chamada de atenção para este facto, uma vez que apresenta
queda de tensão superior ao que se encontra legislado.


Permita-me que lhe deixe uma pergunta. Essa rede apresenta condutores nus em alumínio ou em cobre?

Poderá também apresentar condutores em feixe (torçada). á agora qual é a secção dos condutores?


Cptos


JAG
humildeaprendiz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 10 jul 2021, 16:05
Localização: Portugal

Re: Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por humildeaprendiz »

Caros A. Castro e JAG,

Quero agradecer-vos as opiniões e sugestões que me enviaram.

Trata-se de uma instalação trifásica no armazém de um prédio com 56 anos onde todos os condutores (incluindo neutro) devidamente embainhados entram no meu quadro com fio unifilar de 4 mm2.

Ao vos relatar as tensões que encontrei sinto-me confuso pois hoje a situação é aparentemente normal com 244V na primeira fase, 241V na segunda e 239V na terceira, valores medidos entre fase e neutro. Quase que me envergonho de ter de vos estar a dizer isto. :oops:

Oops! O que poderá ter acontecido alguns dias atrás? Não sei e não encontro explicação para o facto, a não ser que houvesse realmente uma anomalia circunstancial na distribuição da EDP. Naquele dia, uma centena de metros mais abaixo, decorriam trabalhos de construção num prédio que poderiam eventualmente ter de algum modo que desconheço provocado tal situação anómala.

Tentarei ficar atento e efectuar novas leituras ao longo das próximas semanas. As medidas naquele dia foram tiradas por diversas vezes e a diferença numa das fases era tão grande que me preocupou e decidi pedir a vossa ajuda.

Como sei que não terras perfeitas fico desconfiado quando encontro diferenças de zero volts entre neutro e terra pois na maior parte dos casos significa que alguém fez algures um shunt entre ambas. Foi zero volts o valor que encontrei hoje. Entre outros a menor distância, tenho um poste da EDP a cerca de 100 metros onde um condutor de terra que não terá mais de 4/6 mm está entubado até ao solo. Será que o neutro será proveniente de alguma ligação que aí se verifique e daí obter o referido valor de zero volts?

Agradeço uma vez mais o tempo que dispensaram à leitura da minha mensagem e a disponibilidade que manifestaram para me ajudar.

Cumprimentos.
JA
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por mpinto »

Se nada estava ligado no seu quadro, ou seja, o geral estava desligado, é mais que certo que o problema estaria a montante. Se tivesse diferencial no seu quadro, em perfeito estado de funcionamento e a fuga fosse a jusante, ele teria disparado. Na sua segunda mensagem diz que os valores estão normais agora, mas são entre fase e neutro, no primeiro o seu problema era entre uma das fases e terra. Estes casos, grande parte das vezes, são provocados por passagem à terra a montante da instalação. Quando assim é, o que se verifica é um potencial elevado entre o neutro e a terra e uma diferença de potencial abaixo do esperado entre uma das fases e a terra. Mas nesta situação, se verificar, os potenciais entre fases e entre fases e neutro estão corretos e tudo funciona normalmente.
A maior parte das vezes que constatei o mesmo problema era causado por iluminação publica ou linha aérea. Mas poderia perfeitamente ter sido nas obras de que fala. Por vezes, quando o contacto de uma fase à terra é franco, o valor da tensão entre terra e fase é zero e entre terra e neutro 230V, já entre o neutro e as outras duas fases será 400V.
humildeaprendiz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 10 jul 2021, 16:05
Localização: Portugal

Re: Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por humildeaprendiz »

Caro mpinto,

Agradeço a explicação dada e a experiência transmitida. Terei em conta os seus comentários caso a situação volte a repetir-se.

Cumpriemntos.
JA
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Diferença entre uma fase e terra na entrada de um quadro trifásico

Mensagem por Faiante »

Olá meu caro " mpinto "


Meu caro, está de parabéns porque realmente o que se passa na grande maioria das vezes é, isso precisamente. Já tive situações idênticas aquelas
que acabou de descrever no seu último post. Em que estas avarias são difíceis de resolver dada a sua complexidade.


Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”