o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Responder
BOLA8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2020, 22:29
Localização: LISBOA

o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por BOLA8 »

o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Preciso de ajuda responsável de quem sabe para a minha pergunta :

o neutro (fio azul) é comum entre ( 2 contadores da EDP / 2 dijuntores diferenciais ) que estão em duas casas independentes ( uma ao lado da outra ) ?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por joao-pt »

Pode não ser comum para a rua toda.

Em princípio as duas casas terão o mesmo neutro mas em condutores distintos, a acompanhar a respetiva fase (ou fases).
BOLA8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2020, 22:29
Localização: LISBOA

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por BOLA8 »

Boas amigo e obrigado por ter entrado neste tópico !

Queria aconselhar um amigo em dificuldades financeiras e curioso dos choques eléctricos numa "manobra" na conta da luz mas estou na dúvida de poder dar fogo de artifício !

A casa B está em risco de ser "cortada" a luz pela EDP !

Existem 2 casas do mesmo proprietário (ao lado uma da outra, mas com nº de porta diferente) cada casa com o seu dijuntor diferencial ( e cada um ligado ao seu contador da EDP, portanto 2 contadores, um para cada casa) !

Nessas ligações eléctricas existe :

- na casa A : 1 fio preto e 1 fio azul ligado ao dijuntor diferencial após passar pelo contador A !

- na casa A : 1 fio preto e 1 fio azul ligado ao dijuntor diferencial após passar pelo contador B !

É claro que as fases (fios pretos) são distintas na casa A e na casa B, mas a minha pergunta é :

- O neutro (fio azul) é comum na casa A e na casa B ?

Ou seja, para na casa B ter uma tomada onde a luz consumida é contada pelo contador da casa A basta trazer um condutor (fio 2.5 mm, preto) de uma tomada da casa A e depois na casa B puxar de uma tomada o neutro (fio 2.5 mm, azul) e fico com novo um ponto de luz (tomada) na casa B que funciona mesmo que a electricidade seja cortada na casa B, pois o corte só é feito na fase (fio preto) e esta tomada especial da casa B é alimentada pela fase da casa A !

É assim ou não é amigo ?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por lcmmonteiro »

Bem que salganhada vai por aqui neste tópico....

tanto o neutro como as 3 fases têm origem no mesmo ponto. aqui está esclarecido.

Independentemente da fase que seja ligada ao seu contador e posteriormente ao quadro de entradas (isto em monofásico), partilhará o neutro em comum à instalação exterior proveniente da baixada da EDP.

Penso que este ponto é entendido da forma correta, pois estamos a falar de baixadas com ou sem passagens distribuídas por várias entradas.

Agora o que me parece que procura é que alguém lhe confirme a "marosca" que pretende realizar. Que basicamente passa por ir buscar a fase a uma entrada de uma das habitações e o neutro a outra entrada de uma outra habitação.

Seguindo o seu raciocínio onde só a fase é desligada no caso de corte, pretende ir buscar a fase à outra casa para poder ter energia ou seja os 230V.

Se é isto que pretende fazer, então porque não vai diretamente ao quadro da habitação que ainda tem fornecimento de energia, e cria um circuito independente e corretamente protegido para essa habitação que não tem energia??

Porque razão quer andar a misturar instalações independentes com fases de um lado neutros do outro... não entendo, principalmente quando pode criar situações de perigo...

Tenham noção da realidade e dos perigos que podem deixar "pendurados" para o presente e futuro...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por ohmico »

Boas,

o que me parece é que está a tentar ver se arranja energia de borla.
Última edição por ohmico em 05 out 2020, 20:06, editado 1 vez no total.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por ohmico »

ohmico Escreveu: 05 out 2020, 20:02 Boas,

o que me parece é que está a tentar ver se arranja energia de borla.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por luisilva78 »

Alguém que vem a um fórum deste com uma questão deste tipo, não pode ser da área das instalações eléctricas/sistemas de energia (ou então anda muito "distraido"). Na minha opinião, não se devia dar qualquer esclarecimento a este tipo de questões, principalmente quando são colocadas por alguém que não é da área. Este tipo de pessoas devem contactar um profissional que lhes dará a melhor resposta, até porque terá mais informação que aquela que é colocada aqui.
BOLA8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2020, 22:29
Localização: LISBOA

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por BOLA8 »

Ao amigo que me tentou esclarecer um forte abraço !

Outra questão e em nada ter a ver com o amigo que supra referi e mesmo não tendo necessidade de o fazer posso esclarecer que não estou a tentar obter energia de forma fraudulenta !

É óbvio que não tenho grandes conhecimentos da matéria, senão não tinha feito esta pergunta (que acabou por não me ser respondida) :

- O neutro (fio azul) é comum na casa A e na casa B como o é o fio terra ?

Bem ajam todos !
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por lcmmonteiro »

No seu perfil indica que é eletricista mas no entanto coloca aqui observações que a partida qualquer eletricista sabe de antemão.

Neste momento estar a comparar o condutor terra com o transporte do neutro simplesmente não faz sentido.

Recomendo que faça uma breve pesquisa pelo Google e entenda como é feito o transporte de energia e acredito que encontrará as respostas para estas questões.

Sendo eletricista ou não recomendo ainda que contacte alguém devidamente qualificado para analisar essa instalação elétrica e realizar as intervenções necessárias.

Cumprimentos.
BOLA8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2020, 22:29
Localização: LISBOA

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por BOLA8 »

Obrigado por ter escrito "amigo lcmmonteiro" !

Como compreende, se pergunto é porque preciso da resposta !

Embora o seu conhecimento neste contexto seja de um nível muito superior, eu quero trazer luz (220v) da (casa B) para a (casa A) e esclareço :

Comparei o "fio azul" com o "fio terra" pois ambos (obviamente independentes entre si) mesmo com a luz cortada (na casa A) temos em comum nas duas casas.

Neste caso, poupo em bobines de fio condutor , pois só passo o fio preto ( para a casa A ) após ter passado pelo contador da outra casa ( casa B ), em vez de estar a passar também o fio azul que tenho na primeira casa ( casa A ) vindo da mesma origem e exactamente ligado no mesmo ponto da rede da EDP (da casa B).

As casas (A e B) embora ao lado uma da outra, distam cerca de 150 metros entre si, assim ao aproveitar (na casa A ) o neutro (fio azul) comum às duas casas, só tenho que comprar uma bobine de fio preto e passar, é esta a explicação de ser mais económico e prático do que comprar e trazer uma extensão ( de 3 condutores de 2.5 mm ) da casa B para ter uma tomada de luz (220v) na casa A !

Isto porque, em bom rigor 2 condutores já lá estão (na casa A), o azul e o terra, comuns na rede eléctrica da EDP a ambas as casas e a outras da mesma rua ).

Ao serem aproveitados da instalação (da casa A) e não irem na extensão (fios azul e terra) não aquecem nem ficam expostos a humidades ao trazer luz entre as casas !

Daí o meu exemplo do fio amarelo/verde, pois também o mesmo acontece com o fio terra, é comum tanto á (casa A) como á (casa B) !

Disse o senhor que ao fim ao cabo todos os fios (também o preto) vem do mesmo ponto comum a toda a rua, sim é verdade, mas a diferença (a fazer as coisas a pagar luz á EDP) está que a fase ( da casa A ) ( após ter passado pelo contador da EDP está cortada e sem luz ) daí eu precisar da fase ( da casa B ), e só ir ( na casa A ) aproveitar para esta instalação ( obviamente independentemente entre si ) os condutores neutro e terra ( comuns ás duas casas ) !

Sei que a pessoa gosta de ajudar no esclarecimento das dúvidas, mas pode haver "sarilho" nas ligações eléctricas e isto fica escrito e a pessoa responsável fica com receio de haver implicações criminais, mas esteja descansado que não vou ligar o condutor "fase" (da casa B) ao "neutro" ou ao "terra" (da casa A) !

Um abraço e saúde !
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por asalopes »

Caro "BOLA8",

Você é um mãos largas!

Não percebeu que pode poupar 150m de condutor de terra e fazer a instalação só com o condutor de fase?

Para que necessita do condutor de terra quando se propõe fazer uma instalação que não obedece a nada?

Boa sorte.


P.S. Vai ficar surpreendido (se a coisa funcionar) e lhe aparecerem 230 Volt na casa A, em vez dos 220 Volt que refere no seu texto.


Cumprimentos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por ohmico »

Boas,

não há dúvida que isto não tarda se está a transformar na feira do "relógio".

Ohmico
BOLA8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2020, 22:29
Localização: LISBOA

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por BOLA8 »

OK, voçês é manda-abaixo em vez ajudar !

Eu nunca disse que ía gastar 150 mts de fio terra, nem outro tanto de neutro, isso era se trouxesse uma extenção com luz (da casa B), mas como o neutro é comum ás duas casas, apenas trago a fase (depois de contada a luz e passar pelo dijuntor diferencial na casa B) e (na casa A) faço a "artimanha" de ter uma tomada com a energia (230v) a ser contada pelo contador (da casa B) do qual sou igualmente proprietário.

Não existe qualquer perigo (pois o azul que aproveito da instalação da casa A ) passo-o assim como a fase (que trago da casa B) por um dijuntor diferencial) e fico com a tomada e os 230v, sendo assim só poupo no aluguer do contador da EDP e taxas acessórias (na casa A que está desabitada) e poupo em ter de comprar 150 mts de cabo de 3 condutores 2.5 mm para trazer energia de modo convencional !

Não vos maço mais e repito que só quero poupar uns trocos, após vários anos a pagar o contador (da casa A desabitada) quase sem consumos anuais, penso que não fui mal-educado e só tinha uma dúvida pertinente (se o neutro era comum ás duas casas) que para muitos de vocês é básica, mas se calhar alguns deviam ser mais humildes, pois se só preciso de uma tomada numa casa desabitada, é preciso levar com tantos comentários ...

Um abraço e saúde para todos (mesmo os do bota-abaixo) !
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por lcmmonteiro »

150 m com fio 2.5 quando ligar um aparelho este não vai funcionar visto que a queda de tensão andará quase nos 20%.

Entenda que este fórum muito ajuda mas por vezes a tentativa em ajudar quem não tem o conhecimento necessário pode tornar se numa situação muito perigosa.

E serve como exemplo tudo o que disse neste post. Há coisas que não se fazem e há coisas que não se aconselham....

Se é técnico certificado e inscrito na dgeg tenha muito cuidado com o que faz.

Se não o é então não faça nada...


Segurança e responsabilidade acima de tudo
Cumprimentos
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: o neutro (fio azul) é comum para toda a rua ?

Mensagem por Faiante »

Olá amigo "BOLA8"

Face ao seu pedido de ajuda, gostaria de lhe deixar duas dicas a saber:

1º - O valor de tensão em Portugal e nos países da comunidade europeia é de 230 V.

2º - Há muito que deveria ter solicitado junto de um balcão da EDP a anulação do contrato da casa desabitada.

Depois, deveria alimentar o quadro dessa habitação com um cabo (secção e comprimento necessário afim de evitar as quedas de tensão, com
protecção adequada) situação anteriormente referida noutros post e saíndo directamente do quadro da habitação em serviço, cujo contrato
esteja em dia e celebrado com a EDP.

Relativamente à questão do neutro, importa dizer o seguinte:

Se a alimentação da baixada é aérea, isto é, saída de um poste de eletricidade, o condutor de neutro, caso a rede seja em esteira vertical,
situação esta em que os condutores se apresentam dispostos verticalmente, devendo o neutro estar disposto em cima ou em baixo, mas
sempre isolado através de um isolador de cor castanha, enquanto as fases serão isoladas por meio de isoladores de cor branca. O neutro,
irá apresentar-se com metade da secção dos condutores de fase.

No entanto, se a localização dessa contagem estiver numa cidade ou vila em que a distribuição de energia é feita através de um cabo
subterrâneo, então o condutor azul desse cabo, é o neutro.

Por isso, tal como ficou dito noutro post, nem sempre o condutor azul é o neutro.
Isto porquê?
Porque na rede aérea os condutores eram desprovidos de isolamento (nus), enquanto hoje, podemos encontrar cabos entrançados com
isolamento em PEX ( polietileno reticulado).

Espero ter ajudado na sua dúvida.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”