Orçamento prédio multifamiliar

Responder
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia a todos,
em regra geral, como se calcula o orçamento para a instalação elétrica de um prédio para habitação multifamiliar Piso -2 a 1, com 6 apartamentos T3, 6 garagens, 6 locais de arrumos junto das garagens, sem elevador.

Obrigado.


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por edeluz »

Costumo calcular 1€ por tomada e 0.50€ por interruptor.


hehehe aprenda a fazer orçamentos pha! O orçamento deve considerar todos os custos (e não me refiro apenas a material) que a empresa (prestador de serviços) irá ter. Por isso que os orçamentos não são matemática simples.

Espero que não seja mais um que anda a rebentar o mercado. Que faz o serviço por 100€, no fim tem prejuízo, rebenta a obra (pois não a entrega a tempo nem com tudo o que disse que fazia), e que apenas anda aqui (no mercado) pois o crédito aguenta com tudo :? :shock: Enfim... isto é o resultado de falta de formação e falta de fiscalização fiscal das empresas.
Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 107
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Miguel Alves »

edeluz Escreveu: 23 mai 2020, 13:21 Costumo calcular 1€ por tomada e 0.50€ por interruptor.


hehehe aprenda a fazer orçamentos pha! O orçamento deve considerar todos os custos (e não me refiro apenas a material) que a empresa (prestador de serviços) irá ter. Por isso que os orçamentos não são matemática simples.

Espero que não seja mais um que anda a rebentar o mercado. Que faz o serviço por 100€, no fim tem prejuízo, rebenta a obra (pois não a entrega a tempo nem com tudo o que disse que fazia), e que apenas anda aqui (no mercado) pois o crédito aguenta com tudo :? :shock: Enfim... isto é o resultado de falta de formação e falta de fiscalização fiscal das empresas.
1€ por tomada...? 0,50€ por interruptor...?
Então vou contrata-lo para vir a minha moradia trocar toda a aparelhagem!

Miguel Alves
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por edeluz »

Posso mandar já o nib? :D :lol:
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Cyberthug »

edeluz Escreveu: 23 mai 2020, 13:21 Costumo calcular 1€ por tomada e 0.50€ por interruptor.


hehehe aprenda a fazer orçamentos pha! O orçamento deve considerar todos os custos (e não me refiro apenas a material) que a empresa (prestador de serviços) irá ter. Por isso que os orçamentos não são matemática simples.

Espero que não seja mais um que anda a rebentar o mercado. Que faz o serviço por 100€, no fim tem prejuízo, rebenta a obra (pois não a entrega a tempo nem com tudo o que disse que fazia), e que apenas anda aqui (no mercado) pois o crédito aguenta com tudo :? :shock: Enfim... isto é o resultado de falta de formação e falta de fiscalização fiscal das empresas.
Já que é assim tão inteligente e só para que saiba, acabou de perder uma grande oportunidade...
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por amoreira »

Cyberthug Escreveu: 23 mai 2020, 08:34 Bom dia a todos,
em regra geral, como se calcula o orçamento para a instalação elétrica de um prédio para habitação multifamiliar Piso -2 a 1, com 6 apartamentos T3, 6 garagens, 6 locais de arrumos junto das garagens, sem elevador.

Obrigado.
Boa tarde

Já tem projeto feito e procura alguém que lhe faça as medições e estimativa orçamental ou está apenas á procura de valores de referencia por m2 ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Mário »

Boas
Cyberthug Escreveu: 23 mai 2020, 08:34 Bom dia a todos,
em regra geral, como se calcula o orçamento para a instalação elétrica de um prédio para habitação multifamiliar Piso -2 a 1, com 6 apartamentos T3, 6 garagens, 6 locais de arrumos junto das garagens, sem elevador.
Obrigado.
Os orçamentos são calculados após a análise do projecto. Se a marca da aparelhagem e ou equipamentos de proteção e ou corte não é mencionada, deve de escrever qual a marca e as caracteristicas dos mesmos, verificar se as medições do projeto estão correctas, e se o cliente pretende o que está no projecto ou quer alterações (nº de tomadas pontos de luz, comando da iluminação etc..) quando apresentar o orçamento.
Com a metragem retificada, secção dos condutores definida, aparelhagem escolhida, multiplicar pelo coeficiente da margem de lucro que pretende ter no material, e calcular o tempo em horas e nº de electricistas para executar a obra e o tempo que vai demorar. Não esquecer se tem já ramal, se tem que instalar ramal de obras etc.. pôr alguma margem para garantia, e para a quantidade de electrodos de terra que vai ser necessário.

Ps: saber se querem ter tomadas para carregar veiculos electricos

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Faiante »

Olá meus caros!

Ora nem mais amigo Mário. Está lá tudo. É, assim mesmo que se faz.
E quem quiser melhor só tem de aprender a fazer o primeiro orçamento.

Depois disso ou perde ou ganha e, se estiver coletado logo fica a saber quanto tem de pagar às Finanças.


Concordo e estou plenamente de acordo consigo, meu amigo.

Cptos

JAG
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por ENERGY »

Cyberthug Escreveu: 23 mai 2020, 08:34 Bom dia a todos,
em regra geral, como se calcula o orçamento para a instalação elétrica de um prédio para habitação multifamiliar Piso -2 a 1, com 6 apartamentos T3, 6 garagens, 6 locais de arrumos junto das garagens, sem elevador.

Obrigado.
Boas
Não quero ser mauzinho, se és bom profissional de eletricidade e não sabes orçamentar, começa por pequenos trabalhos, nunca, mas nunca num prédio, porque de certeza que te vais enforcar, e jurar para nunca mais na vida quereres ser Eletricista por conta própria, e com isso vais afundar todos os que estiverem contigo, incluindo a família em casa.
Cpts.
Energy
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Cyberthug »

A questão era só se existe alguma formula para calcular o orçamento de um prédio, valores de referência por ponto, m2, etc...
Não vale a pena especular, imaginar supostas situações, que nada têm a ver com a questão em si.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Mário »

Boas

Para isso tinhas que ter uma constante que não ia funcionar, dado que nem sempre se consegue passar a tubagem por onde se quer, mas sim onde é possível.
Num projecto o lado direito não quer dizer que leva o mesmo que o lado esquerdo com a mesma área

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Orçamento prédio multifamiliar

Mensagem por Kykoo »

Viva,

As variáveis numa orçamentação são imensas. Não há, por principio, valores fixos ou de referência. O que existe são critérios comuns que devem ser observados e aplicados individualmente a cada organização. Tenha muito cuidado na análise e abordagem de um orçamento.

Para ter uma ideia básica:

a) Custos Directos (recursos estritamente necessários para execução do projecto em questão): Materiais, Mão-de-obra, Equipamentos, Ferramentas, E.P.I, etc...
b) Custos Indirectos (recursos necessários para o exercício de actividade): Recursos Humanos (Direcção, Administrativos, Técnicos, etc...), armazém/escritório, veículos, deslocações e estadias, etc
c) Encargos: Impostos, despesas financeiras, contribuições, formações, licenças, seguros, etc...
d) Margem de Lucro pretendida

Como deve imaginar, cada empresa tem diferentes variáveis, dependendo da sua estrutura, mercado, concorrência, produtividade, exposição ao risco, etc...

Pelo que vejo a acontecer no mercado, algumas empresas já estão com prejuízo antes sequer de entrarem em obra. Como é uma questão matemática, não percebo como esperam ter outro resultado. Algumas vendem milhões e depois o EBITDA é uma miséria...

A exposição ao risco e produtividade de quem fatura 1 milhão e tem um EBITDA de 100k€ é diferente de quem fatura 200k e tem o mesmo EBITDA de 100k€.

Tal como o esforço de trabalho não é o mesmo que produtividade, a facturação não é o mesmo que lucro, lucro não é o mesmo que cash-flow (dinheiro a entrar na conta)! São conceitos que devem estar implicitamente interiorizados quando alguém se propõe a fazer um trabalho, mas que muitos poucos o têm. Tente estudar e aprender mais sobre estes conceitos.
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”