Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Li algures (já não me lembro bem onde) que o ar de um Ar Condicionado a passar pelo interior de um tubo PVC, igual aos tubos das águas, cria electricidade estática no tubo. Isto faz algum sentido?

Obrigado


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por pedro caetano »

boas. será que tem a ver com o chamado vento eletrico? nunca ouvi tal afirmação cump
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por justme »

Boas,

o desenvolvimento de cargas eletricas acontece por fricção entre 2 corpos diferentes, ficando um carregado positivamente e o outro negativamente.

Esse fenomeno pode acontecer quer entre corpos sólidos diferentes ou entre um solido e um gás.

É o que acontece no caso que referiu:

O deslocamento do ar através do tubo, desenvolve nele carga eletrica (deixa-o carregado).

Não é por ser ar condicionado que isso acontece, é por haver uma corrente de ar através do tubo.

Portanto, o mesmo pode acontecer mesmo com um ventilador a soprar para o tubo...

Entretanto para que este fenómeno se torne mais visivel deve o ar ser seco (baixa humidade do ar ambiente ).

Um abraço
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por edeluz »

justme Escreveu: 10 mai 2020, 11:11 Boas,

o desenvolvimento de cargas eletricas acontece por fricção entre 2 corpos diferentes, ficando um carregado positivamente e o outro negativamente.

Esse fenomeno pode acontecer quer entre corpos sólidos diferentes ou entre um solido e um gás.

É o que acontece no caso que referiu:

O deslocamento do ar através do tubo, desenvolve nele carga eletrica (deixa-o carregado).

Não é por ser ar condicionado que isso acontece, é por haver uma corrente de ar através do tubo.

Portanto, o mesmo pode acontecer mesmo com um ventilador a soprar para o tubo...

Entretanto para que este fenómeno se torne mais visivel deve o ar ser seco (baixa humidade do ar ambiente ).

Um abraço
Antes de mais obrigado a todos os comentários.
Epah, estou muito contente! :D Bem que eu tinha a pulga atrás da orelha. Mas já não sei onde li sobre este assunto.

Onde (acho) que isto é bastante grave é em zonas ATEX. Talvez tenha sido da electrificação de uma carpintaria que tenha lido sobre isso...

Mas sendo um ar quente proveniente de um ar condicionado portátil deverei aterrar o tubo??? Apenas por precaução!

Obrigado
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por justme »

Boas,

"aterrar" o tubo do Ar Condicionado não iria resultar uma vez que é plástico...

Mas o Ar condicionado está instalado em alguma zona ATEX?

Até já
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por edeluz »

Olá,

O AC está instalado na minha oficina. Não tenho produtos químicos. Apenas computadores e ferramentas. Por vezes corto umas madeiras no espaço.

Obrigado
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por justme »

Boas,

porque para uma coisa a "serio" não servem soluções avulso, teria que obedecer a um projeto construido de acordo com as regras e normas APEX.

O próprio motor do A/C poderá não ser adequado (se provocar faiscas no coletor), a aparelhagem eletrica teria de ser anti-deflagrante, bem como os aparelhos de iluminação, etc, etc

um abraço
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por edeluz »

Compreendo. Mas o ambiente é de longe uma zona ATEX. Apenas realizo uns trabalhos em madeiras (uma bricolagens) aos fins de semana e de longe a longe. O resto são Q.E. e electrónica.

Anexo a foto do tubo que o fabricante enviou. Sendo assim até no tubo, plástico com aro interior em ferro, digo eu (para lhe dar forma), será criada a estática.

Resumindo. Se quiser ficar mais descansado terei que arranjar forma de aterrar o tubo. Posso sempre enrolar um condutor de 1mm^2 rígido de cobre nu em torno de todo o tubo e ligar o mesmo a uma mesa de ferro. O que acha?
É que parte da estrutura que segura o AC e o tubo é em madeira. Por isso os meus receios e frustração :?

É correcto pensar que o aro em metal, que permite dar forma ao tubo, também serve como uma "malha metálica"? Como acontece nos cabos blindados! Tubo bem que este aro não está aterrado, mas a d.d.p. que se possa criar em uma eventual descarga também não deve ser assim tão significativa ... digo eu!

Obrigado
Anexos
1.PNG
Última edição por edeluz em 23 mai 2020, 20:29, editado 1 vez no total.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Depois de muito ponderar vou enrolar um fio de 2.5mm^2 em torno do tubo PVC. Esta história cria uma estática interessante :D

Existe malha de aço em manga que possa comprar?

Obrigado
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por justme »

Boas,

se está mesmo decidido a eliminar cargas estáticas desse tubo, pinte-o com tinta condutora e ligue-o à terra.

https://tiendaracingcolors.com/pt/spray ... idade.html

https://www.electrofun.pt/ferramentas/s ... gIg7fD_BwE

Um abraço
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Criacção de electricidade estática em tubo de PVC

Mensagem por edeluz »

Espectáculo :D
O que eu aprendi hoje :D

Não conhecia esta tinta. Aqui fica o link do fabricante: https://www.duecielectronic.it/index.ph ... ntistatici

A castro faz mais barato: https://www.castroelectronica.pt/pt/pro ... 0ml-due-ci

Falta é saber se esta história pode ser aplicada directamente no pvc. Sem primário... :?

"se está mesmo decidido a eliminar cargas estáticas desse tubo, pinte-o com tinta condutora e ligue-o à terra."
Esta parte de o ligar à terra é que não estou a ver. Pois a camada de tinta tem que ser bem espessa, para conseguir aplicar um parafuso e puxar um condutor. Se calhar vou aplicar o spray e o condutor em cobre nu! Assim o condutor é que liga à terra.

Posso ligar isto à terra do edifício? Não testei a terra do edifício (deve estar ok).

Obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”