Conta-Fios com ferrugem?

As mensagens enviadas carecem de aprovação
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Tenho este conta-fios e por surpresa reparei que ficou assim (ver foto em anexo).
Está guardado em bolsinha e longe de humidade ou água.

Porque que ficou assim?
Posso fazer alguma coisa?
Isto é ferrugem?

Obrigado
Anexos
ferrugem.PNG
ferrugem.PNG (573.92 KiB) Visto 3141 vezes


Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Pedro Barradas »

- pois então apanhou humidade ou foi "atacado" por algum liquido/ vapor corrosivo. ou alguma substancia que ficou agarrada na superficie, com o tempo atacou o metal.
- pode. pode raspar ao máximo esse oxido com um esfregão verde e pedra branca por exemplo. ou massa de polir.
depois aplique um spray de silicone para manter uma pelicula de protecçao ao metal.
- Que é que haveria de ser!? ;)
Quem cria renasce todos os dias...
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por lcmmonteiro »

se é um metal ferroso é normal que com o tempo apresente oxidação.

tente limpar com algodão mágico a sua superfície.

se já apresentar alguma profundidade terá que raspar até remover a maior parte.

não é por estar guardado na gaveta que não oxida :p
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

Pedro Barradas Escreveu: 18 mar 2020, 09:24 - pois então apanhou humidade ou foi "atacado" por algum liquido/ vapor corrosivo. ou alguma substancia que ficou agarrada na superficie, com o tempo atacou o metal.
- pode. pode raspar ao máximo esse oxido com um esfregão verde e pedra branca por exemplo. ou massa de polir.
depois aplique um spray de silicone para manter uma pelicula de protecçao ao metal.
- Que é que haveria de ser!? ;)
Olá,

Tenho ferramenta da Beta e mesma ela fica com alguma ferrugem. Anexo algumas fotografias. Já perguntei no local onde compro a ferramenta e disseram que é normal, pois eles também tem alguma ferramenta que ganha um pouco de ferrugem ao fim de algum tempo de estar exposta.

Disseram-me para colocar sempre DW40 nas ferramentas. Devo fazer isso?
depois aplique um spray de silicone para manter uma pelicula de protecçao ao metal.
Pois não conheço nenhum spray com essas características.

Obrigado
Anexos
ferramenta1.PNG
ferramenta2.PNG
ferramenta3.PNG
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

lcmmonteiro Escreveu: 18 mar 2020, 12:59 se é um metal ferroso é normal que com o tempo apresente oxidação.

tente limpar com algodão mágico a sua superfície.

se já apresentar alguma profundidade terá que raspar até remover a maior parte.

não é por estar guardado na gaveta que não oxida :p
Está a falar deste produto? https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/pr ... 38552.aspx
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 20 mar 2020, 04:45
Todo o aço sofre de corrosão, uns mais outros menos.
Se já está profunda a corrosão, só decapando e depois tratar. Se é só na superficie, normalmente basta limpar com uma base de "oleo".

Se utilizas a ferramenta em locais com água, elevada humidade, ou locais propícios a corrosão, deves de limpar bem e depois passar um anti-oxidante.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Pedro Barradas »

podes guardar as ferramentas e aplicar o WD40.
o WD 40 não é um lubrificante, mas antes um repelente/ dispersor de agua/ humidade. ( WD= Water displacement).
Depois é chato teres as ferramentas humidas e o cheiro caracterisitco do WD40...
Por isso falei no silicone, não tem cheiro e deixa uma pelicula normalmetne mais inoqua.
Quem cria renasce todos os dias...
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 20 mar 2020, 10:15 Boas
edeluz Escreveu: 20 mar 2020, 04:45
Todo o aço sofre de corrosão, uns mais outros menos.
Se já está profunda a corrosão, só decapando e depois tratar. Se é só na superficie, normalmente basta limpar com uma base de "oleo".

Se utilizas a ferramenta em locais com água, elevada humidade, ou locais propícios a corrosão, deves de limpar bem e depois passar um anti-oxidante.

Cump.
Mário
Olá,
Concluo que as ferramentas de hoje em dia não vale nada. As ferramentas que tenho são da Beta (quase todas). Fiz um esforço para comprar quase tudo Beta e nem ao final de um ano já tenho ferramenta que apresenta ligeira camada de ferrugem. O meu Pai tem ferramentas da Beta com mais de 30anos e algumas estão como as minhas. É inadmissível.

O facto de decapar não desgasta o material? Não poderei ficar com a ferramenta mais fraca?
Que tipo de óleo indicas para limpar na superfície? E que tipo de anti-oxidante sugeres (marcas)?

Utilizo a minha ferramenta toda em electrónica e em Q.E. Ambiente seco e quase sempre limpo (tirando alguns bichos e coisas e tal) :o

Obrigado
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

Pedro Barradas Escreveu: 20 mar 2020, 16:18 podes guardar as ferramentas e aplicar o WD40.
o WD 40 não é um lubrificante, mas antes um repelente/ dispersor de agua/ humidade. ( WD= Water displacement).
Depois é chato teres as ferramentas humidas e o cheiro caracterisitco do WD40...
Por isso falei no silicone, não tem cheiro e deixa uma pelicula normalmetne mais inoqua.
Olá,

O lcmmonteiro falou no Algodão mágico para limpar a ferramenta. no que toca a silicone que marca sugeres? (apenas me ocorre este https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Pin ... /Silicones) :D

O que acham deste vídeos/ideias? https://www.youtube.com/watch?v=XTntipqs7NE
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Pedro Barradas »

É spray, não é mastique...
tens da marca WD40... da Whurth...da Berner, da 3M.. o que não falta é spray de silicone.. até o para o tablier do carro ( para quem gosta de meter aquilo a brilhar) serve.

Obivamente se lixas/ aplicas um decapante quimico, além da oxidação, removes tb a camada superficial de protecção que as ferramentas tem, seja o cromado, a metalização, a galvanização, a bicromatação, a fosfatação, o que for...
Quem cria renasce todos os dias...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Mário »

Boas

O que ele faz no video é a bem dizer uma passivação do material.

Limpa com um pano e passa spray anti-ferrugem.

Tem o cuidado de passar um pouco de oleo 1 x por semana (não passar com a mão directa, usa pano e luvas)

"wd 40 silicone lubrificante, procura google"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

Vou pesquisar os produtos (na página da WD existe muita informação - fixe).

Entretanto, já que o assunto mete água :D onde posso mandar lavar a minha mala (foto em anexo)

Obrigado
Anexos
mala.PNG
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Pedro Barradas »

Vamos lá ver.

pode meter o WD40.

O silicone, o spray, já lhe disse as marcas. Amigo o silicone não é anti-oxidante.. Mas como forma uma pelicula de gordura, impede o metal de estar em contacto com o ar.. retardando e/ou impedindo a oxidação.

A mala pode lavar à mão. com detergente em pó. veja no youtube como se lava roupa à mão no lava loiças ou na banheira.
Quem cria renasce todos os dias...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 23 mar 2020, 20:32 Vou pesquisar os produtos (na página da WD existe muita informação - fixe).
Entretanto, já que o assunto mete água :D onde posso mandar lavar a minha mala (foto em anexo)
Obrigado
Isso é bolor?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Conta-Fios com ferrugem?

Mensagem por edeluz »

Disseram-me que era um fungo. Já lavei e esfreguei com super pop mas não saiu. Também já aspirei, o que ajudou a sair. Mas passado uma semana voltou a ficar neste estado.

Levei a uma loja de limpeza a seco e disseram que a mala tem que ser limpa a seco. Mas não conhecem nenhum sítio onde possam fazer isso. Fiz várias pesquisas na net (https://www.youtube.com/watch?v=FYwpqSYZ804) mas não confio muito nestes vídeos.

A mala apanhou bolor ou lá o que é graças a uma infiltração que tenho no chão da carrinha. Passou para a mala e agora está assim. Mas vou continuar a procurar.

Obrigado
Responder

Voltar para “Geral manut. indust.”