Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Responder
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia a todos,
como ligar uma máquina de lavar roupa 2LNPE (castanho, preto, azul, PE) numa tomada monofásica de 230V ?
Só com uma fase vai funcionar ?

Obrigado.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Mário »

Boas
Cyberthug Escreveu: 07 jan 2020, 11:37 Bom dia a todos,
como ligar uma máquina de lavar roupa 2LNPE (castanho, preto, azul, PE) numa tomada monofásica de 230V ?
Só com uma fase vai funcionar ?
Obrigado.
Tens andado ausente...

Em principio não liga.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Cyberthug »

É verdade, mas agora estou por cá...
Haverá alguma possibilidade ?
Mário Escreveu: 07 jan 2020, 12:39 Boas
Cyberthug Escreveu: 07 jan 2020, 11:37 Bom dia a todos,
como ligar uma máquina de lavar roupa 2LNPE (castanho, preto, azul, PE) numa tomada monofásica de 230V ?
Só com uma fase vai funcionar ?
Obrigado.
Tens andado ausente...

Em principio não liga.

Cump.
Mário
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Mário »

Se a maquina é bifásica (tens que saber qual a tensão) e as duas fases é para quê? resistencia de aquecimento, motor etc...
Quem usa bifásicos é o Brasil e não só, a Europa não usa.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Cyberthug »

Pois, penso que será duas fases a 380v + neutro
Mário Escreveu: 07 jan 2020, 13:33 Se a maquina é bifásica (tens que saber qual a tensão) e as duas fases é para quê? resistencia de aquecimento, motor etc...
Quem usa bifásicos é o Brasil e não só, a Europa não usa.

Cump.
Mário
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Mário »

Cyberthug Escreveu: 07 jan 2020, 13:51 Pois, penso que será duas fases a 380v + neutro
Mário Escreveu: 07 jan 2020, 13:33 Se a maquina é bifásica (tens que saber qual a tensão) e as duas fases é para quê? resistencia de aquecimento, motor etc...
Quem usa bifásicos é o Brasil e não só, a Europa não usa.
Cump.
Mário
E porque não duas fases a 230V. Tens que saber mais sobre o esquema da máquina.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por rnbc »

Cyberthug Escreveu: 07 jan 2020, 11:37 Bom dia a todos,
como ligar uma máquina de lavar roupa 2LNPE (castanho, preto, azul, PE) numa tomada monofásica de 230V ?
Só com uma fase vai funcionar ?

Obrigado.
Se a máquina tiver dois circuitos separados, como as placas de cozinha, vai funcionar perfeitamente com L1 e L2 ligadas à mesma fase e N ligado ao neutro.

Se a placa estiver feita para ter duas fases desfasadas 2/3*pi e depender duma tensão de 400 Volts não vai funcionar mas provavelmente não acontece grande coisa se ligares: simplesmente não se mexe.

Já agora, qual é o modelo? Estou curioso... é uma máquina caseira? Nunca vi uma máquina de lavar roupa bifásica. Só placas e fogões: muitas têm dois ou três circuitos separados (com neutro comum) que se podem ligar a fases diferentes para distribuir a carga.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por joao-pt »

Um motor não é uma carga puramente resistiva, cuidado a ligar a níveis de tensão diferentes daqueles para os quais a máquina foi pensada.
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Cyberthug »

É uma Schulthess Spirit 5000
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por rnbc »

joao-pt Escreveu: 07 jan 2020, 19:21 Um motor não é uma carga puramente resistiva, cuidado a ligar a níveis de tensão diferentes daqueles para os quais a máquina foi pensada.
Não há motores bifásicos para trabalharem com fases desfasadas 120º. Há quando muito é motores monofásicos que são ligados a duas fases para aproveitar a sinusoide de 400 Volts que resulta da diferença entre as duas fases. Nesse caso se lhes ligares a mesma fase eles simplesmente não se mexem porque vão ver 0 Volts. Numa máquina de lavar roupa grande parte da carga é resistiva, para aquecer a água. O motor não é o que consome mais.

O problema que eu estou a ver é outro: essa máquina provavelmente tem dois circuitos porque cada um consome mais de 16 Amp. Se ligarmos duas fases a soma das correntes no neutro vai ser baixa, e as fases vão estar ambas abaixo dos 16 Amp. Mas se ligarmos tudo à mesma fase é possível que a tomada ou o cabo não aguente. Tomadas de 32 Amp monofásicas são raras. Mesmo que seja possível ligar isso em monofásico veja bem qual é o consumo da máquina. É possível que necessite de cabo de 6mm^2 e um circuito dedicado para aguentar a potência.
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Cyberthug »

👍🏻 Obrigado a todos...
rnbc Escreveu: 08 jan 2020, 00:03
joao-pt Escreveu: 07 jan 2020, 19:21 Um motor não é uma carga puramente resistiva, cuidado a ligar a níveis de tensão diferentes daqueles para os quais a máquina foi pensada.
Não há motores bifásicos para trabalharem com fases desfasadas 120º. Há quando muito é motores monofásicos que são ligados a duas fases para aproveitar a sinusoide de 400 Volts que resulta da diferença entre as duas fases. Nesse caso se lhes ligares a mesma fase eles simplesmente não se mexem porque vão ver 0 Volts. Numa máquina de lavar roupa grande parte da carga é resistiva, para aquecer a água. O motor não é o que consome mais.

O problema que eu estou a ver é outro: essa máquina provavelmente tem dois circuitos porque cada um consome mais de 16 Amp. Se ligarmos duas fases a soma das correntes no neutro vai ser baixa, e as fases vão estar ambas abaixo dos 16 Amp. Mas se ligarmos tudo à mesma fase é possível que a tomada ou o cabo não aguente. Tomadas de 32 Amp monofásicas são raras. Mesmo que seja possível ligar isso em monofásico veja bem qual é o consumo da máquina. É possível que necessite de cabo de 6mm^2 e um circuito dedicado para aguentar a potência.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por joao-pt »

Se o motor tivesse sido pensado para trabalhar a 110V~127V, ligado 230V não ia durar muito. A soma de correntes das fases, é feita na forma vetorial.

Indo realmente ao que importa, a Schulthess é uma marca suíça, muito provavelmente nem sequer é vendida em Portugal. Esse modelo deve ter 20 anos ou mais, presumo que trazido da Suíça por algum português, se ainda dura é porque nunca mais vai acabar. As ligações, muito provavelmente, serão 400V 2N~ 50Hz ou em alternativa 230V 1N~ 50Hz.

As ligações deverão ser as que estão no esquema em anexo mas a responsabilidade será tua.
esquema.jpg
esquema.jpg (20.69 KiB) Visto 1260 vezes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Máquina de Lavar Roupa Bifásica

Mensagem por Mário »

Boas
Creio que esta máquina seja secador de roupa também.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”