É ou não necessário Termos de Responsabilidade ?

Responder
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

É ou não necessário Termos de Responsabilidade ?

Mensagem por amoreira »

Boas,

Tenho um projecto de uma fracção ( em tosco) destinada a escritórios inserida num edifício existente de 18 pisos, o edifício está devidamente licenciado e em pleno funcionamento á mais de 10 anos.

As especialidades são electricidade, telecomunicações e segurança electrónica, as infraestruturas vêm das zonas comuns do edifício.

A questão é ... uma vez que estamos a fazer apenas projectos de execução para obra que não vão ser remetidos ou apreciados por nenhuma entidade, tenho ou não de apresentar Termos de Responsabilidade ?

Eu digo que sim o meu colega afirma que não ... em que é que ficamos ?


Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: É ou não necessário Termos de Responsabilidade ?

Mensagem por joaosousa »

Boa tarde,

Se não vai haver alteração da infraestrutura de eletricidade, ou seja, não vai haver aumento de potência, alteração de cabos, etc, não precisa de nada.

Caso haja um projeto de arquitetura para ser licenciado ai sim terão de proceder a novo licenciamento.

Caso contrário não.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: É ou não necessário Termos de Responsabilidade ?

Mensagem por amoreira »

joaosousa Escreveu: 05 dez 2019, 18:10 Boa tarde,

Se não vai haver alteração da infraestrutura de eletricidade, ou seja, não vai haver aumento de potência, alteração de cabos, etc, não precisa de nada.

Caso haja um projeto de arquitetura para ser licenciado ai sim terão de proceder a novo licenciamento.

Caso contrário não.
Boas,
Estás absolutamente certo na abordagem ao âmbito do protejo, é só para obra.
Sou é da opinião que existe uma lacuna na legislação, porque desse ponto de vista não havendo a necessidade de passar um termo de responsabilidade qualquer um (habilitado ou não) pode fazer uns desenhos, uma memória descritiva e colocar o projecto no mercado.
Responsabilidade ZERO!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: É ou não necessário Termos de Responsabilidade ?

Mensagem por joaosousa »

Verdade,

E na teoria existe um termo de responsabilidade pela execução da instalação de acordo com projeto de execução.

Há clientes que exigem esse termo na mesma, nas condições em que faláste. Uma remodelação que não carece de projeto, exigem na mesma um termo. Mas é um pau de 2 bicos, na verdade o projeto que existe de execução muitas vezes está obsoleto.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: É ou não necessário Termos de Responsabilidade ?

Mensagem por luisilva78 »

Pegando na deixa de outro post, eu digo que deve existir termo do projecto se este for exigido, i.e., se a potência for superior a 10,35kVA. Quando a instalação estiver concluída ela terá que ser inspeccionada, uma vez que não é um local de habitação. Essa inspecção vai comparar a instalação executada com o que consta no projecto de execução e sendo assim esse projecto tem que estar completo, incluindo o termo de responsabilidade pelo projecto. Se o projecto não for exigido, não estou a ver qual é a necessidade de haver projecto.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”