Condensadores electroliticos

helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Condensadores electroliticos

Mensagem por helioneves »

Sempre ouvi dizer que se podiam ligar dois condensadores electrolíticos em anti-série para desse modo poder suportar tensão alternada; assim, dois condensadores de 100uF de 400V, ligados dessa maneira, suportariam a tensão alternada da rede, com uma capacidade equivalente de 50uF.
A questão é, essa ligação pode estar ligada de modo permanente? Será que pode substituir um condensador de arranque de um motor de indução? Ou ser usado como limitador de corrente ligado em série com uma resistência? E mesmo em relação ao tal condensador de arranque de motor, o valor da capacidade desse tipo de condensador mantém-se constante mesmo quando a tensão aos seus terminais é inferior àquela para a qual é utilizado? ( pergunto isto porque me disseram que não é viável medir a capacidade desses condensadores com um multímetro, os valores variavam muito... )
Anexos
cap.GIF
cap.GIF (1.81 KiB) Visto 2434 vezes


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joao-pt »

Convém saber qual a função de um condensador num circuito. Que comportamento têm os condensadores não polarizados na tensão alternada e o comportamento dos polarizados nessa montagem. A onda não vai ter o mesmo sinal de saída para os dois casos.

A capacidade dos condensadores mede-se com um capacímetro, há multímetros que têm essa função. Num condensador não é só a capacidade que é importante.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por helioneves »

Obrigado pela resposta, ( no entanto não me tirou a dúvida )
O motivo pelo qual falei nas possibilidades de ligação prende-se exactamente com o tipo de circuito em que o par de condensadores electrolíticos iria ser colocado ( daí o esquema... )
De acordo com a literatura sobre o assunto, um condensador ( não electrolítico/polarizado ) podia ser substituído por dois electrolíticos ligados em anti-série com a mesma voltagem e com o dobro da capacidade.
Em relação à tal variação da capacidade efectiva em função da tensão/corrente ( à semelhança do que acontece com as bobines electromagnéticas ), ainda não encontrei nada escrito sobre isso.
Por exemplo, se eu pretendesse usar dois condensadores de 100uF, 400V ( electrolíticos ) para fazer as vezes de um de 50uF, 250V~ ligado em série com uma resistência de 35 Ohms, 1500W, para ligar à tensão de rede, de modo a actuar como limitador de corrente, iria funcionar para estar ligado permanentemente?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joao-pt »

Sim, a associação de condensadores em série é feita 1/C = 1/C1 + 1/C2 + ... + 1/Cn, se forem 2 condensadores de igual valor (C1 = C2), a capacidade total (C) será metade do valor da capacidade de um dos condensadores (C = C1 * 0.5).

A capacidade de um condensador é fixa, ou idealmente fixa, isto porque sabemos que os condensadores se degradam.

Sim, os condensadores podem estar ligados de forma ininterrupta e o que não faltam são exemplos disso mesmo.
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joedualmar »

Boas tardes, tenho uma bomba calor com circuladora centrifuga que tem um condensador de arranque, este condensador pode ser tirado, ou é melhor não? Obrigado
joedualmar

Aprender até morrer...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por Mário »

Boas

Não podes tirar.

Cump.
Mário
joedualmar Escreveu: 29 nov 2019, 16:15 Boas tardes, tenho uma bomba calor com circuladora centrifuga que tem um condensador de arranque, este condensador pode ser tirado, ou é melhor não? Obrigado
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joedualmar »

Obrigado Mario, já agora, o motor em causa é de 0,5 HP e 3,4A, pelas contas que aprendi daria um condensador de arranque de 49 uF, o que lá está é de 12,5uF 450 VC, não acha curto? Obrigado
joedualmar

Aprender até morrer...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por Mário »

Boas

Não sei se o que equipa o equipamento é de arranque, ou se é de plena carga.

Se o que lá está é de 12,5uF 450 V, então é de plena carga. Não é de arranque.

Cump.
Mário
joedualmar Escreveu: 30 nov 2019, 11:00 Obrigado Mario, já agora, o motor em causa é de 0,5 HP e 3,4A, pelas contas que aprendi daria um condensador de arranque de 49 uF, o que lá está é de 12,5uF 450 VC, não acha curto? Obrigado
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joedualmar »

digo isto porque por vezes o motor não arranca, e se lá for com um arame rodar um pouco a ventoinha à mão, depois já arranca é um motor bomba circuladora centrifuga que está numa bomba de calor
joedualmar

Aprender até morrer...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por Mário »

O condensador está bom?
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joedualmar »

ainda não vi, dá para testar com o multímetro? Obrigado
joedualmar

Aprender até morrer...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por Mário »

Dá se tiver a escala de medir condensador. (Digital)

Se for analógico dá.
joedualmar Escreveu: 30 nov 2019, 11:27 ainda não vi, dá para testar com o multímetro? Obrigado
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joedualmar »

Não querendo ser chato, mas dá para medir sem o desligar ou tenho que o tirar? Obrigado
joedualmar

Aprender até morrer...
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joedualmar »

nos dados técnicos diz isto "Condensador e protecção termoamperométrica de reiniciação automática incorporados (monofásica).
joedualmar

Aprender até morrer...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por Mário »

joedualmar Escreveu: 30 nov 2019, 11:34 Não querendo ser chato, mas dá para medir sem o desligar ou tenho que o tirar? Obrigado
Tens que ter os fios desligados
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”