Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Responder
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por rnbc »

Sou dono de obra numa moradia que comprei recentemente, e cuja instalação elétrica tem de ser refeita. No final irei pedir um aumento de potência do ramal.

Neste momento tenho um ramal antigo com uma potência máxima de 6.9kVA com uma portinhola antiga P15 e um contador, ambos colocados dentro da habitação.

A instalação nova já está parcialmente feita, mas o QGBT de entrada novo irá ficar no mesmo sítio onde atualmente tenho o contador e a portinhola. Portanto para o colocar e completar a instalação tenho de mudar a portinhola e o contador antigos de sítio.

O meu eletricista sugeriu que devo pedir um ramal novo que entrará no muro exterior da casa e quando vierem fazer a mudança faz-se a alteração do sítio do contador e portinhola para o muro exterior. Ora acontece que o ramal novo terá 20.7kVA o que implica uma ficha eletrotécnica nova e um projeto e aprovação da instalação em inspeção.

O que não entendo é como é que irão instalar um ramal novo ainda sem o novo QGBT instalado. Isto porque como disse acima é fisicamente impossível instalar o QGBT e acabar a instalação nova por o espaço estar ocupado com o equipamento antigo.

A minha ideia era um pouco diferente, e os foristas poderão elucidar-me talvez sobre se tenho ou não razão: eu pediria simplesmente a deselagem do contador e da portinhola, mudava-os de sítio para um local provisório onde não estorvassem e pedia novamente a selagem. Depois completava a instalação elétrica nova. Quando a tivesse pronta e alimentada pelo ramal antigo então pedia um aumento de potência do ramal, que irá implicar um ramal novo mas com um CPE antigo, e mudava então o contador e portinhola para o local definitivo no muro exterior.

Digam-me se o que estou a pensar faz sentido ou se há alguma forma mais simples de fazer a mudança? Faz sentido pedir o aumento de potência do ramal nesta fase, sem poder completar o QGBT antes do ramal ser modificado?


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por lcmmonteiro »

Penso que anda um pouco confuso...

Para pedir um aumento de potência para esse valor tem que instalar uma nova portinhola.

Como pensa mudar a portinhola de sitio ainda que provisoriamente? Pedir desaticavao do ramal e mudança de localizado?

Apesar de não ter as informações necessárias penso que o mais sensato será instalar uma portinhola nova capaz de receber o novo ramal. Se o problema é a instalação do novo quadro pode sempre instalar um provisório embora não entenda a dificuldade em instalar mesmo com a existência dos equipamentos existentes. Mas mesmo que seja provisório após a instalação do novo ramal pede a desativacao do ramal antigo e está tudo em ordem.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por rnbc »

Obrigado pela sua resposta!

A dificuldade em instalar o novo quadro e finalizar a instalação elétrica nova tem a ver com o facto de a portinhola do ramal antigo e o contador estarem no sítio onde ficará o quadro novo. A tubagem já foi colocada e termina lá, mas não podemos colocar o quadro sem remover a portinhola e o contador. É fisicamente impossível pois ocupam o mesmo espaço. É uma instalação antiga em que a portinhola, contador e quadro estão todos no mesmo sítio dentro de casa.

O que eu estava a pensar fazer era mudar a portinhola e o contador de sítio sem pedir um ramal novo ainda. Até podem ficar no local definitivo, no muro exterior, mas alimentados pelo ramal velho. Como a potência é só de 6.9 kVA implica apenas um termo de responsabilidade.

Depois já se pode completar a instalação nova e estando ela completa pede-se então o aumento de potência do ramal. Isso implica um ramal novo, projeto e inspeção. Mas nessa altura já a instalação nova está toda feita e preparada para ser inspecionada.

Caso contrário quando fizerem o aumento de potência do ramal, este ficará apenas ligado a um quadro provisório no exterior visto que a instalação dentro de casa ainda não estará completa. Ora este aumento de potência para 20.7kVA implica projeto e inspeção. Como é que farão a inspeção a algo que ainda não existe?

A EDP disse-me que não instala dois ramais no mesmo CPE (mesma morada) e portanto não posso pedir um ramal novo sem desativar o velho imediatamente.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por ENERGY »

rnbc Escreveu: 11 mai 2019, 21:26 Obrigado pela sua resposta!

A dificuldade em instalar o novo quadro e finalizar a instalação elétrica nova tem a ver com o facto de a portinhola do ramal antigo e o contador estarem no sítio onde ficará o quadro novo. A tubagem já foi colocada e termina lá, mas não podemos colocar o quadro sem remover a portinhola e o contador. É fisicamente impossível pois ocupam o mesmo espaço. É uma instalação antiga em que a portinhola, contador e quadro estão todos no mesmo sítio dentro de casa.

O que eu estava a pensar fazer era mudar a portinhola e o contador de sítio sem pedir um ramal novo ainda. Até podem ficar no local definitivo, no muro exterior, mas alimentados pelo ramal velho. Como a potência é só de 6.9 kVA implica apenas um termo de responsabilidade.

Depois já se pode completar a instalação nova e estando ela completa pede-se então o aumento de potência do ramal. Isso implica um ramal novo, projeto e inspeção. Mas nessa altura já a instalação nova está toda feita e preparada para ser inspecionada.

Caso contrário quando fizerem o aumento de potência do ramal, este ficará apenas ligado a um quadro provisório no exterior visto que a instalação dentro de casa ainda não estará completa. Ora este aumento de potência para 20.7kVA implica projeto e inspeção. Como é que farão a inspeção a algo que ainda não existe?

A EDP disse-me que não instala dois ramais no mesmo CPE (mesma morada) e portanto não posso pedir um ramal novo sem desativar o velho imediatamente.
Boas
Por norma as portinholas estão instaladas entre o 50cm e os 80cm de altura na sua parte inferior, não vejo a razão de o Q.E.G não poder ser instalado, o contador pode tira-lo provisoriamente desse local.
Porque não coloca aqui uma foto do local para se poder ver melhor a situação.
Pergunta-se, o projeto eletrico já está executado? se sim, pergunte ao Engº a melhor forma de resolver esta e outras suas questões, porque ele conhecedor do local é a pessoa mais indicada para lhe apresentar soluções.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por lcmmonteiro »

A inspecção so é realizada após a instalação do ramal.

Mudar o local da portinhola antiga e viável mas duvido que aproveitem o mesmo ramal. Seria muita sorte!

Penso que o correto será elaborar a ficha electrotécnica com a potência prevista instala a nova p100 no exterior e solicita a instalação do novo ramal.

Não tem que obrigatoriamente fazer o contrato na potência máxima pode fazer com valores inferiores e fica com este problema resolvido.

Entretanto desactiva o quadro existente e prepara para a entrada do novo ramal.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por rnbc »

Aqui fica uma fotografia do que existe neste momento. Dá para ver a P15 e logo por cima a porta do quadro antigo que tem o contador também.

O quadro novo é bastante maior e ocupa o espaço do quadro antigo e mais um bocado para baixo, até ao sítio onde fica a portinhola. Portanto não consigo meter lá os tubos sem tirar a portinhola, nem o electricista consegue, a não ser fazendo magia...

Se instalarem o ramal novo e o deixarem ligado a um quadro provisório depois passa a poder-se remover tudo o que é velho e instalar o quadro novo. Mas não sei se legalmente é possível deixar um ramal novo ligado a um quadro provisório durante uns meses, enquanto se monta o quadro, passam fios pelos tubos, instalam tomadas, rebocam as paredes... ao ritmo que a obra vai demora uns 2 meses a fazer isso tudo no mínimo. A EDP disse-me que quando forem instalar o ramal novo estão à espera de encontrar uma instalação feita e pronta a recebê-lo.

Para instalar o novo quadro não basta remover o quadro antigo e o contador, tenho de remover a P15 também. Mas é possível fazer isso. Tem é de se mexer no ramal antigo mas dentro do terreno da moradia e colocar a portinhola e o quadro num local qualquer provisório. Como nesse caso não seria necessária inspecção podia ficar assim uns meses.
Anexos
Quadro e Portinhola Antigos + Tubagem Nova
Quadro e Portinhola Antigos + Tubagem Nova
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por lcmmonteiro »

Tem falta de espaço?

Sinceramente é após ver esta foto digo lhe que de complicado não tem nada.

Ora desactiva esse quadro é remove. Instala o novo quadro e recebe a alimentação dessa portinhola. Primeiro problema resolvido.

Tem espaço mais do que suficiente para deixar já preparado o tubo para a nova portinhola. Inclusive todas essas tubagens visíveis nessa foto.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por rnbc »

Mais uma vez obrigado pelas vossas dicas.
lcmmonteiro Escreveu: 12 mai 2019, 22:11 Tem falta de espaço?

Sinceramente é após ver esta foto digo lhe que de complicado não tem nada.

Ora desactiva esse quadro e remove. Instala o novo quadro e recebe a alimentação dessa portinhola. Primeiro problema resolvido.
Eu não acho que seja complicado, mas como o quadro novo tem 80 posições é alto e a base vai parar ao local onde está a P15 atualmente. É impossível colocá-lo ali e fazer passar todas as tubagens sem arrancar a P15. O eletricista e o empreiteiro também concordam com isso. Por isso é que o eletricista quer pedir o ramal novo já, para se desembaraçar da tralha velha toda sem ter de desviar o antigo primeiro.

Eu tenho é sérias dúvidas que a EDP ponha lá um ramal novo com mais potência sem haver instalação nova terminada. Haveria uma P100 e uma caixa para colocar o contador ao lado no muro do quintal, mas apenas um quadro provisório também no muro do quintal, do lado de dentro. Não existiria instalação terminada dentro de casa, porque só poderíamos terminá-la depois de remover o equipamento velho, P15 incluída.
lcmmonteiro Escreveu: 12 mai 2019, 22:11 Tem espaço mais do que suficiente para deixar já preparado o tubo para a nova portinhola. Inclusive todas essas tubagens visíveis nessa foto.
Espaço de facto tenho, tirando de lá a tralha velha...
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por Pedro Barradas »

e precisa mesmo dessa potencia toda!!? e será trifásico?
Quem cria renasce todos os dias...
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por rnbc »

Pedro Barradas Escreveu: 13 mai 2019, 14:28 e precisa mesmo dessa potencia toda!!? e será trifásico?
Não preciso, mas assim fico já com o cabo colocado. Depois posso pedir para ter monofásico 6.9kVA ou 10.35kVA sem ter de pagar a instalação dum cabo... e sim, fico com a possibilidade de pedir trifásico se for necessário :D
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por lcmmonteiro »

So por curiosidade minha que quantidade e secção de condutores tem nessa portinhola?
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por rnbc »

lcmmonteiro Escreveu: 13 mai 2019, 20:28 So por curiosidade minha que quantidade e secção de condutores tem nessa portinhola?
Na P15? Dois condutores de 6mm2, multifilares (mas cada um são uns 5 fios entrançados só, não é muito flexível).
Lokus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 dez 2019, 01:40
Localização: Odivelas

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por Lokus »

Bom dia... Podem informar que caixa de portinhola exigem em Odivelas para 2 contadores e um só ramal!?

Não encontro a p2x100.

No entanto o fornecedor diz que não há problema em colocar a 2Ex2S da Quitérios... A questão é que os fusíveis não são os redondos, não sei se a EDP coloca entrave nisso!!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por ENERGY »

Lokus Escreveu: 07 dez 2019, 12:43 Bom dia... Podem informar que caixa de portinhola exigem em Odivelas para 2 contadores e um só ramal!?

Não encontro a p2x100.

No entanto o fornecedor diz que não há problema em colocar a 2Ex2S da Quitérios... A questão é que os fusíveis não são os redondos, não sei se a EDP coloca entrave nisso!!!
Boas
Deve contatar o Técnico da EDP antes de proceder à instalação, pois eles costumam "fazer-se de esquisitos" mas costumam aceitar.
Cpts.
Energy
Lokus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 dez 2019, 01:40
Localização: Odivelas

Re: Mudança para nova instalação eléctrica numa casa tendo de desfazer a antiga

Mensagem por Lokus »

Obrigado pela atenção... Foi o que fiz, foi dado o OK...
Abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”