Preparar para instalação e uso de renováveis

Responder
bacon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 mai 2019, 12:32
Localização: Lisboa

Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por bacon »

Boa tarde a todos,

Tenho uma moradia onde quero adicionar painéis solares. O quadro da casa (onde tem o limitador e disjuntores) infelizmente está encastrado na parede e é pequeno, e como tal não tem espaço para mais nada. E também quero evitar fazer puxadas de fios do quadro porque como está mesmo junto à entrada da casa ficava bastante feio.

Gostava de perceber com os amigos do fórum se a ideia seguinte é possível de executar: a portinhola com o contador está na rua, e por sua vez a puxada principal segue para o quadro da casa onde tem o limitador e variados disjuntores. A minha ideia seria adicionar um quadro no exterior da casa (num telheiro tipo garagem) e fazer um desvio da puxada principal, passando por este quadro novo e retornando à zona da portinhola, para seguir para casa. Neste quadro novo instalar-se-ia o limitador de corrente e a partir daí, todas as derivações (para já apenas uma, para retornar para o quadro da casa, mais tarde outras para inversores, ponto de carga para o carro e outros semelhantes). Isto é exequivel? É um pouco trabalhoso mas seria já a pensar no futuro, pois de certeza vai ser preciso mais potência, etc.

Obrigado desde já.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por ENERGY »

bacon Escreveu: 08 mai 2019, 12:44 Boa tarde a todos,

Tenho uma moradia onde quero adicionar painéis solares. O quadro da casa (onde tem o limitador e disjuntores) infelizmente está encastrado na parede e é pequeno, e como tal não tem espaço para mais nada. E também quero evitar fazer puxadas de fios do quadro porque como está mesmo junto à entrada da casa ficava bastante feio.

Gostava de perceber com os amigos do fórum se a ideia seguinte é possível de executar: a portinhola com o contador está na rua, e por sua vez a puxada principal segue para o quadro da casa onde tem o limitador e variados disjuntores. A minha ideia seria adicionar um quadro no exterior da casa (num telheiro tipo garagem) e fazer um desvio da puxada principal, passando por este quadro novo e retornando à zona da portinhola, para seguir para casa. Neste quadro novo instalar-se-ia o limitador de corrente e a partir daí, todas as derivações (para já apenas uma, para retornar para o quadro da casa, mais tarde outras para inversores, ponto de carga para o carro e outros semelhantes). Isto é exequivel? É um pouco trabalhoso mas seria já a pensar no futuro, pois de certeza vai ser preciso mais potência, etc.

Obrigado desde já.
Boas
Em principio não vejo nada de irregular nessa sua alteração, o novo Q.E a instalar passaria a ser o Q. Geral, e o Q.E agora existente passaria a ser Q.E Parcial.
A zona que diz ser o telheiro tem de reunir condições para alojar esse novo Q.E e o mesmo tem de ter IP e IK adequados ao local da Instalação.
Cpts.
Energy
bacon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 mai 2019, 12:32
Localização: Lisboa

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por bacon »

Obrigado ENERGY, assim resolvo o problema como deve ser, que potência devo pensar em colocar, para dimensionar cabos? Um tesla por exemplo pode ser carregado a 40A ou mais, se calhar preparava a coisa para 75A? Há problema por os cabos serem exteriores? Têm de seguir por um muro fora até à zona onde o quadro vai ser instalado.

Obrigado.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por lcmmonteiro »

Como pensa fazer a chegada a esse novo quadro? Vai substituir o troço desde a caixa do contador?

É que pelo que li algo de errado está por aí e passo a citar.


. A minha ideia seria adicionar um quadro no exterior da casa (num telheiro tipo garagem) e fazer um desvio da puxada principal, passando por este quadro novo e retornando à zona da portinhola, para seguir para casa.

Isto não é viável!!

Da portinhola só sai para o quadro de entrada não há retorno nenhum!!
bacon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 mai 2019, 12:32
Localização: Lisboa

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por bacon »

lcmmonteiro, obrigado pela resposta! Porque diz que não é viável? Eu queria manter o que existe agora o mais intacto possível. A única alteração seria fazer um desvio para que a electricidade passe pelo quadro exterior primeiro e depois vá para o interior.

Acho que o lcmmonteiro quer dizer é que na portinhola tem de ficar como está, teria de interceptar o troco algures entre a portinhola e o QE e fazer aí então a alteração?

Obrigado!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por lcmmonteiro »

Peço desculpa mas algo de errado aconteceu aqui pois estava a ler um tópico e a resposta foi para outro.

Vou ler novamente este tópico e responder correctamente.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por lcmmonteiro »

Respondendo agora de forma dirigida a este tópico.

Tal como indiquei anteriormente não e possível retornar a portinhola ou seja desta sai a entrada para o quadro geral. Portanto aqui está respondida a minha opinião face à sua exposição.

Se já tem um quadro o correto seria instalar neste um equipamento de corte para alimentação do quadro parcial. Se não tem espaço deve ou substituir o quadro por um de dimensões superiores capaz de receber os equipamentos necessários ou então instalar um outro quadro que receba a alimentação proteção e saída para o quadro parcial no exterior.

Indicou que provavelmente iria necessitar de 40A no quadro parcial embora não tenha feito menção se é monofasico ou trifásico. Aqui deve ter em atenção a seleção da secção correta.

De igual modo não indicou qual a potência existente ea máxima disponível nem a secção dos condutores de entrada existentes. Isto ajudaria a entender se tem viabilidade capaz de suportar a carga adicional que indica.
bacon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 mai 2019, 12:32
Localização: Lisboa

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por bacon »

Obrigado lcmmonteiro. Parece me que aqui o problema é de facto qualquer alteração na portinhola, que percebo perfeitamente, mas nada me impede de interceptar o troço que vai da portinhola para o QE e fazer aí as alterações que preciso, certo? Obrigado!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por lcmmonteiro »

No caso de moradias em que não existem caixas ou quadros de coluna o troço sai inteiro da portinhola até ao quadro de entrada sendo aqui que saem as "derivações" para os quadros parciais.


E agora pergunto lhe eu o seguinte:

Como pensa fazer essa dita "intercepção"?

Vai você fazê la ?
bacon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 mai 2019, 12:32
Localização: Lisboa

Re: Preparar para instalação e uso de renováveis

Mensagem por bacon »

Bem, existe uma caixa abaixo da portinhola, de facto. A moradia é de 2003 aprox.

Não vou ser eu a fazer estas alterações, terei de contratar um técnico; estou a tentar perceber as opções que tenho disponíveis sem ter de destruir o interior da casa (o quadro de entrada que tenho além de ser minúsculo está cheio e está mesmo à entrada de casa, pelo que ter cabos a sair dali está fora de questão). Além disso se um dia quiser adicionar baterias tem de ser num sítio com espaço para as ter juntamente com inversores e outros equipamentos.

Obrigado novamente
Responder

Voltar para “Dúvidas”