Carteira profissional

Responder
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

boa noite chamo-me nelson correia sou jovem e a iniciar no ramo da eletricidade já tenho o 12 ano concluido e quero tirar uma formação que esteja habilidade a assinar termos de responsabilidade para estar legal para trabalhar e com carteira profissional. A pergunta é este o curso que tenho de frequentar? encontro muito informação na Net mas nada é muito expecifica obrigado
https://formacao.isq.pt/formacao/catalo ... urso=11980


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Carteira profissional

Mensagem por lcmmonteiro »

Deve solicitar junto da DGEG os requisitos para se inscrever na respectiva.

Se não tem qualquer formação nem experiência profissional a dgeg indicar lhe a os cursos habilitantes e aprovados pela dgeg.

Pelo menos tem que ter uma formação que lhe a habilitação de Técnico Responsável por Execução de Instalações elétricas nível 2 e aqui já poderá executar baixa tensão até 40KVA.

Se já tem o 12 ano e conseguir formação que lhe confira os nível 4 já poderá executar até 250 KVA.

Existem centros iefp que disponibilizam este tipo de formações seja para técnico eletrotécnica ou técnico de redes elétricas que lhe conferem o nível 4 do referencial.

Mas por mais informações que lhe prestem por fora só a dgeg lhe poderá dar as informações exactas. No.site tem algumas instituições acreditadas pela dgeg.
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Re: Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

Viu o link na descrição do tópico que publiquei esse curso é de nível 2 ?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Carteira profissional

Mensagem por lcmmonteiro »

Esse curso segundo entendi apenas engloba algumas unidades do referencial tal como se encontra no.final

As UFCDs que constituem este curso pertencem ao Referencial Eletromecânico e Técnico de Manutenção Industrial e permite o acesso à carteira profissional de eletricista de Instalações.

Consulte o referencial do QNQ e aconselho informar se primeiro junto da DGEG por forma a não investir em.vão nesse curso se for o caso disso. Pois por norma este tipo de formações para quem não tem qualquer formação e ou experiência e.com vista a inscrição na dgeg são de maiores durações chegando as 1500.horas.

Contudo não estou a tentar desanima lo mas antes do pelo contrário informe se primeiro e certifique se do que a dgeg lhe exige neste momento.
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Re: Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

e como contato a DGEG?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Carteira profissional

Mensagem por Mário »

Boas

Vou dar uma ajuda;

http://lmgtfy.com/?q=dgeg-contactos

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Re: Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

mas eu ja me fartei de ligar e nao atendem
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Re: Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

boa tarde comidade de eletricistas ja encontrei um curso do centro de emprego de 930 horas que dá certificado de nivel 2, a minha pergunta quantos kva trifasicos e monofasicos dá para assinar um tecnico responsavel de nivel 2 ?
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Re: Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

É depois de ser técnico responsável de execução nível 2 acreditado por DGEG... tirando novamente o curso de nível 4 técnico de instalações elétricas posso ser técnico responsável de exploração de nível 4 ? Ou fico estagnado por ja ter uma "carteira profissional"
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Carteira profissional

Mensagem por joao-pt »

nelsoncorreia_97 Escreveu: 24 mar 2019, 11:57 É depois de ser técnico responsável de execução nível 2 acreditado por DGEG... tirando novamente o curso de nível 4 técnico de instalações elétricas posso ser técnico responsável de exploração de nível 4 ? Ou fico estagnado por ja ter uma "carteira profissional"
Tens as respostas às tuas questões aqui. https://dre.pt/home/-/dre/66528823/deta ... h=6cbiXqYu
nelsoncorreia_97
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 10 mar 2019, 19:02
Localização: Alcantarilha

Re: Carteira profissional

Mensagem por nelsoncorreia_97 »

Fiquei esclarecido obrigado... Mas outra coisa eu agora vou tirar nível 2 e só daqui a 3 anos é que posso tirar o nível 4 devido a minha idade e dos requisitos mínimos do curso posso depois averbar na minha carteira profissional o nível 4 ou vou ficar sempre com nível 2 ?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Carteira profissional

Mensagem por joao-pt »

Esses níveis 2 e 4 são referentes ao Quadro Nacional de Qualificações certo?

Podes ficar com instalação e mais tarde, com mais formação, passares para instalação e exploração ou instalação, exploração e projeto. Atenção que mais formação não significa necessariamente que te seja atribuído mais um domínio.

Quem melhor te pode responder a todas as tuas questões é a DGEG, com um email ou uma chamada ficas com as coisas esclarecidas.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Carteira profissional

Mensagem por lcmmonteiro »

lcmmonteiro Escreveu: 10 mar 2019, 19:53 Deve solicitar junto da DGEG os requisitos para se inscrever na respectiva.

Se não tem qualquer formação nem experiência profissional a dgeg indicar lhe a os cursos habilitantes e aprovados pela dgeg.

Pelo menos tem que ter uma formação que lhe a habilitação de Técnico Responsável por Execução de Instalações elétricas nível 2 e aqui já poderá executar baixa tensão até 40KVA.

Se já tem o 12 ano e conseguir formação que lhe confira os nível 4 já poderá executar até 250 KVA.

Existem centros iefp que disponibilizam este tipo de formações seja para técnico eletrotécnica ou técnico de redes elétricas que lhe conferem o nível 4 do referencial.

Mas por mais informações que lhe prestem por fora só a dgeg lhe poderá dar as informações exactas. No.site tem algumas instituições acreditadas pela dgeg.

A resposta a essa questão já tinha sido referida ainda antes da colocar.

E importante analisarem os referenciais das formações e confirmar o nível que é atribuído.

Sem o 12 ano nunca passará acima do nível 2 que é apenas responsável pela execução até 40KVA.

Existem cursos com o referencial nível 4 e que oferecem a dupla certificação de 12 ano. E aqui a inscrição na dgeg já passara para técnico responsável pela Exploração de instalações elétricas nível 4 que permite a responsabilidade pela execução até 250 KVA.

Informe se junto da entidade formadora qual o curso disponível e consulte oa referenciais no site da anqep.
Teknipronto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 08 jul 2019, 18:42
Localização: Santarem

Re: Carteira profissional

Mensagem por Teknipronto »

Boa tarde
Gostaria de saber se o curso de tecnologia mecatronica nivel 5 do cenfim., serve para inscricao na dgeg como tecnico responsavel.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Carteira profissional

Mensagem por joao-pt »

A melhor resposta que podes ter a essa pergunta é da parte da DGEG, sugiro que envies um email ou ligues, isto se quiseres evitar deslocar-te.
Responder

Voltar para “Dúvidas”