quadro trifásico

Responder
blulayer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 fev 2019, 19:01
Localização: VFX

quadro trifásico

Mensagem por blulayer »

Boas,

faço muitos trabalhos aqui em casa a nível monofásico, e até hoje nada derreteu ;)
agora tenho um projecto em mãos a nível trifásico, a experiência que tenho foi mudar uma tomada qualquer, que foi só tirar uma e por outra.
indo então à questão... preciso de alimentar uma sala onde todos os equipamentos são monofásicos, uma linha directa de 20A, duas linhas de tomadas 16A cada, e uma linha de iluminação 10A.
Após muito ler no fórum continuo cheio de dúvidas de como retirar os 240v do quadro principal... eu podia simplesmente olhar para o que lá está mas existem fios azuis misturados com pretos, achei melhor não aprender com aquele exemplo...
Sumarizando:
posso mesmo usar qualquer uma das fases+ neutro para obter os 240v?
cada fase tem os A que estão no diferencial da EDP? (diz lá 30A, serão então 30+30+30?)
tiro do quadro principal uma fase e meto um diferencial monofásico no subquadro?
tiro do quadro principal todas as fases e uso um diferencial trifásico e uso cada fase para cada disjuntor?
Obrigado
Última edição por blulayer em 09 fev 2019, 21:54, editado 1 vez no total.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: quadro trifásico

Mensagem por ENERGY »

blulayer Escreveu: 08 fev 2019, 19:36 Boas,

faço muitos trabalhos aqui em casa a nível monofásico, e até hoje nada derreteu ;)
agora tenho um projecto em mãos a nível trifásico, a experiência que tenho foi mudar uma tomada qualquer, que foi só tirar uma e por outra.
indo então à questão... preciso de alimentar uma sala onde todos os equipamentos são monofásicos, uma linha directa de 20A, duas linhas de tomadas 16A cada, e uma linha de iluminação 10A.
Após muito ler no fórum continuo cheio de duvidas de como retirar os 240v do quadro principal... eu podia simplesmente olhar para o que lá está mas existem fios azuis misturados com pretos, achei melhor não aprender com aquele exemplo...
Sumarizando:
posso mesmo usar qualquer uma das fases+ neutro para obter os 240v?
cada fase tem os A que estão no diferencial da EDP? (diz lá 30A, serão então 30+30+30?)
tiro do quadro principal uma fase e meto um diferencial monofásico no subquadro?
tiro do quadro principal todas as fazes e uso um diferencial trifásico e uso cada fase para cada disjuntor?
Obrigado
Boas
Deve alimentar o Quadro parcial a partir do Quadro Geral em trifásico, ou seja 3F+N+T
No Q.Parcial instala um ID trifasico e alimenta depois os diversos disjuntores monofásicos.
Se colocar aqui uma imagem torna-se mais facil esclarecer qualquer duvida de ligação.
Cpts.
Energy
blulayer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 fev 2019, 19:01
Localização: VFX

Re: quadro trifásico

Mensagem por blulayer »

continuando a estudar o projecto deparei-me com mais questões...

1 - as cores da fase "hoje em dia" são castanho preto cinza? actualmente estão todos a preto

2 - como é que se derivam as fases para outros diferencias? que acessório se usa?
normalmente no monofásico usa-se assim:
Imagem
Imagem

3 - qual a implicação da utilização de uma tripla com interruptor? (pergunto isto devido ao que li sobre a possível falta de neutro no sistema trifásico)
Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: quadro trifásico

Mensagem por ENERGY »

blulayer Escreveu: 11 fev 2019, 15:02 continuando a estudar o projecto deparei-me com mais questões...

1 - as cores da fase "hoje em dia" são castanho preto cinza? actualmente estão todos a preto

2 - como é que se derivam as fases para outros diferencias? que acessório se usa?
normalmente no monofásico usa-se assim:
Imagem
Imagem

3 - qual a implicação da utilização de uma tripla com interruptor? (pergunto isto devido ao que li sobre a possível falta de neutro no sistema trifásico)
Imagem
Boas
Para fazer a distribuição de fases em trifásico pode usar um destes barramentos https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q= ... 6413422623

As cores das fases são na verdade Castanho, Cinza, Preto.
Quanto à tripla existem vários formatos com interruptor, mas em monofásico, e nessa tripla apenas deve ligar equipamentos que não ultrapassem a potencia para a qual foi concebida, e com pinos nas fichas que se adequem aos alvéolos da tomada, não é ligar uma ficha de 6A num destes blocos de tomadas de 16A, pois fica sem fazer bom contato e começa por vezes a fazer self e acaba por derreter a tomada ou a ficha e por vezes a pegar fogo na instalação.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: quadro trifásico

Mensagem por nelmindo »

Não é por nada, mas se não se sente à vontade para fazer este quadro, porque é que não pede ajuda presencial, com um alguém com um nível superior profissional? É que está a arriscar a ter problemas mais cedo ou mais tarde, com este tipo de atitudes.
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: quadro trifásico

Mensagem por Duende »

nelmindo Escreveu: 12 fev 2019, 22:46 Não é por nada, mas se não se sente à vontade para fazer este quadro, porque é que não pede ajuda presencial, com um alguém com um nível superior profissional? É que está a arriscar a ter problemas mais cedo ou mais tarde, com este tipo de atitudes.
Acrescento também a existência de segurança para si e para os demais, que, sem os conhecimentos e experiência adequados poderá eventualmente ser fatal.
blulayer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 fev 2019, 19:01
Localização: VFX

Re: quadro trifásico

Mensagem por blulayer »

não é por nada... mas parece que o fórum devia ter acesso restrito apenas a electricistas? assim não havia perguntas de autodidactas, esses bandidos que tentam chegar onde nunca chegarão.
Responder

Voltar para “Dúvidas”