Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Responder
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

Boas.

Tenho um portão automático que abre mas não fecha, quer pela botoneira quer pelos comandos. Ao passar frente à célula fotoelétrica, não se houve o click normal, pelo que penso que estarão a dar informação de obstáculo no meio.

As células estão ligadas a um Amplificador Fotoelétrico (Ref.ª K-32236), que penso possa estar na origem da avaria, até porque tem um Led verde que não acende, ou pisca quando desligo/ligo os fios das células:
Amplificador Fotoelétrico.jpg
O que já verifiquei:
- Pesquisando aquela referência, aparece-me sensores TELCO (https://www.telcosensors.com/medialib/p ... -en-v3.pdf), com amplificadores e esquemas de ligações parecidos (este já tem uns 20 anos, e não o encontro na net).
- A alimentação do amplificador parece OK, mas tem 28VAC, um pouco acima do indicado, que é 24VAC +- 15%. Mas penso que não será por aí?
- A tensão entre 4 e 5 (célula transmissora) dá-me 0.9VDC, o que é estranho, pois os sensores desta mesma marca funcionam entre 10-30V, neste caso VDC, a julgar pelos fios preto/vermelho de ligação da célula. Desliguei a célula do amplificador e alimentei-a à parte com 12VDC, mas não resolveu.
- A tensão entre contactos para o sensor recetor é de +- 3VDC.

Como sou um boi a olhar para um palácio nesta matéria, alguma indicação sobre o que procurar/testar é muito bem vinda. Muito obrigado.


Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

O portão é um Crawford e a caixa de comando é da Crawford, ref. ECS 430P.
IMG_20190206_152321.jpg
Alguma ideia de como desligar o sistema das células fotoelétricas, para poder ir usando o portão?
Obrigado.
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por paraquedista »

para desligar as fotocedulas basta desligar alimentação ás mesmas
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

Obrigado, mas já experimentei isso mas não resolve.

Deixo aqui os meus "avanços". Agradeço feedback se estiver a fazer raciocínios errados ou confirmação de OK. Para quem tiver paciência:

1 Penso que o problema é, de facto e no mínimo, do emissor. Normalmente estes emitem um feixe de luz na gama visível ou dos IV, pelo que eu deveria, ou ver um ponto de luz no emissor, ou, sendo IV, apanhar esse feixe com a câmara do telemóvel, mas nada. Não vejo nada nem a câmara apanha algum ponto de luz.
2 A continuidade entre os dois fios de ligação do emissor: não há continuidade e a medição da resistência com 200MOhm no multímetro dá 1, logo circuito aberto, certo? Estará o emissor avariado?
3 A continuidade entre os dois fios de ligação do recetor: não há continuidade mas a medição da resistência deu-me leituras diferentes, desde 164 KOhm até 1MOhm. Deve ser normal variar, até em função da luz ambiente, certo? Se assim for, penso que o recetor estará OK.
4 A tensão nos bornes de ligação do emissor dá +(4,4 a 4,6)VDC ou -(4,2 a 4,7)VDC ou +2,4 a +2,8VAC. O facto do sinal trocar quando se trocam as pinças do multímetro em corrente contínua confirma que é corrente contínua, certo? Penso que os bornes de ligação do emissor deveriam ter pelo menos 10VDC, provavelmente estará danificado.
5 A tensão nos bornes de ligação do recetor dá +12,03VDC ou -12,03 DC ou -0,01VAC ou +0,01VAC. Aqui fiquei baralhado com a tensão em AC trocar de sinal, mas como é quase zero e a tensão em DC é certinha e 12VDC, penso que aqui estará tudo bem e confirma que a corrente deve ser contínua, certo?
6 Para os detetores fotoelétricos funcionarem em DC, conforme deduzi acima, tem que haver um transformador incorporado, pois a alimentação é em AC. A caixa do amplificador aquece, pelo que é possível que exista esse transformador.
7 Sendo o amplificador para 20 a 24 VAC +- 15%, isso dá um máximo de 27,6 VAC. Mas ele está a receber 28,2 VAC. É provável que esta pequena diferença avarie o amplificador?
8 O relé existente entre os bornes 1, 2 e 3 do amplificador tem continuidade entre 1 e 3, mas não entre 1 e 2. Como não está nada ligado em 3, apenas 1 e 2 ligam à placa principal, e neste estado há avaria, então, na outra posição do relé, ou seja continuidade entre 1 e 2, o portão deveria funcionar bem, caso a avaria seja desde equipamento de controlo fotoelétrico. Assim, fiz um shunt entre 1 e 2. O portão passou a funcionar bem.

CONCLUSÃO: A avaria é no amplificador fotoelétrico ou no emissor ou nos dois. Alguém consegue ajudar-me a afinar mais sobre se a avaria é num só destes ou nos dois? Obrigado.
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Duende »

Boa noite,
Muito assim por alto e porque só você pode ter essas confirmações, a mim parece-me que a origem do problema é o amplificador. Por passos que enumerou...
1- Esses sensores como falou e bem, são fotoelétricos logo não emitem nenhum sinal IV (para assim ser teria de ter um refletor)
2- Não tem continuidade e nem pode. Ele está fabricado para que quando alimentado electricamente, este emita um sinal codificado que só o receptor o descodifique.
3- Aplica-se em parte a teoria do ponto anterior.
4- Só sabendo as especificações do fabricante mas creio que teria de ter 24Vdc +/- ; Quanto á troca das pontas de prova do multimetro, apenas está a comprovar onde se encontra o polo negativo quando lhe aparece o sinal negativo.
5- Trabalha com Vdc sem qualquer dúvida.
6- A função desse amplificador é exactamente alimentar os sensores e comunicar com o comando central
7- Não. O rectificador interno assim como outros componentes internos dissipam essa energia 'excessiva' transportando os valores normais à saida (24V).
8- Está correcto. Essa será a ultima informação que sai do amplificador e dirá ao comando central se existe ou não obstáculos entre os sensores .
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

Duende, muito obrigado pela resposta.

Já pedi um orçamento da reparação. Deve ser conserto para uns €500. Entretanto já vi no aliexpress o material por 50 ou 60 euros, mas tenho muitas dúvidas sobre esse material chinês.
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Duende »

Boa noite
Se pretender reparar, há soluções de mercado interessantes.
Tem como referenciou anteriormente, produtos da Telco tal como o PA11 que penso se adequar à sua instalação.
Contudo deve ter em conta a marca e modelo dos sensores que tem instalados para saber a compatibilidade com o amplificador.
Deixo aqui alguma informação.
https://m.ebay.com/sch/i.html?_mwBanner ... noapp=true
Anexos
telco-pa11-datasheet-en-v3.pdf
(411.99 KiB) Transferido 51 vezes
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

Duende, talvez me possa ajudar com as seguinte dúvidas.

1 Se o meu amplificador é alimentado com 24VAC e na ligação para o recetor eu tenho 12VDC, então ele tem que ter um transformador incorporado?

2 Na ligação para o transmissor eu tenho leituras maradas da tensão (que eu acho que também deveria ser 12VDC, como no recetor), pelo que a avaria poderá estar aqui. Havendo um transformador de 24VAC para 12VDC é razoável pensar que ele só se avariou para o emissor e não para o recetor? Ou será avaria, não do transformador, mas de algum componente no circuito entre o transformador e as ligações para o transmissor?

3 Finalmente, já não tenho a certeza se o meu amplificador é Telco, pois os Telco nada falam sobre a tensão nas ligações dos sensores, muito menos numa transformação de 24VAC para 12VDC. Por outro lado, o meu amplificador tem uma ligação "Ackno. to closing timer", que penso ser para dar informação para a temporização de fecho do portão, que os Telco não parecem ter. De qualquer forma, eu não tenho o fecho temporizado ativado.

4 Os sensores óticos têm tensões de funcionamento em AC ou DC próprias ou são "universais"?

Obrigado.

Entretanto vi aparelhos de teste dos sensores óticos da Carlo Gavazzi, mas o bichinho custa + de €400. Gasto o mesmo para comprar o emissor + o recetor da marca.
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Duende »

Bom dia Quintas,
Por pontos...

1- A alimentação (24Vac) é para a ligação de todo o amplificador que pode e tem com certeza um transformador quando requer tensões diferentes dos 24Vac (ex:. 12Vac, 7Vac, 5,5Vac, 3Vac, etc). Cabe no entanto a função de transformar a tensão de Vac em Vdc aos rectificadores.

2- Sem o emissor ligado teria que ter uma tensão certa e constante em Vdc (Preto - negativo / Vermelho - positivo) o que me leva a acreditar que o transistor na saida para o emissor possa estar avariado.

3- Por norma, todos os aparelhos têm uma etiqueta ou chapa de características (com informações da marca, modelo, tensão admissível, com a frequência de trabalho etc). Verifique em toda a periferia do aparalho.
Quanto ao 'falta de info' da telco tem essa info disponível em technical data (Output e Transistor) como na imagem que anexo.
"Ackno. to closing timer" - Creio que seja, a temporizacão para fechar após o portão ser interrompido nas células. No caso do Telco PA 11A é o temporizador 'On delay adjustment' que lhe aparece na info que lhe enviei anteriormente.

4- O sensor propriamente dito funciona em Vdc, podem estes no entanto, serem mais compostos (Alimentação a Vac e internamente transformado em Vdc para a saída para o sensor).

Expressando a minha opinião, só deveria requerer essa substituição se de facto os seus portões fechassem por acção automática (Sem ninguém accionar os comandos), pois é por esse propósito que existem as celulas. Se estes fecham apenas quando acionado o comando manual ou remoto pode manter o contacto do relé de saída shuntado que funciona na perfeição. Contudo e logicamente, é mais seguro trabalhar com o equipamento todo operacional.

Cumprimentos
Anexos
20190211_103409.png
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

Obrigado Duende, pela muito boa explicação.

Vou precisamente prescindir do funcionamento das células, até porque a borracha que há sob o portão tem um pressostato e esse mantém-se a funcionar, pelo que logo que o portão bata em algum objeto, volta a abrir.

O amplificador não tem qualquer etiqueta com características, infelizmente.

Mas vou tentar descobrir os componentes avariados e substituí-los. O máximo que pode acontecer é o amplificador ir para a sucata, mas assim como está de nada me serve.

Penso que já identifiquei o retificador - uma peça com uma chapa metálica atrás para dissipar o calor (?).
Agora tenho que ir aprender na net a ver se os transistores estão bons, com um multímetro.
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Duende »

Quintas Escreveu: 12 fev 2019, 20:34 Penso que já identifiquei o retificador - uma peça com uma chapa metálica atrás para dissipar o calor (?).
Agora tenho que ir aprender na net a ver se os transistores estão bons, com um multímetro.
Boa noite Quintas,

Essa peça c/chapa metálica é certamente um transistor regulador de tensão e não um rectificador.
No entanto, creio que possa mesmo ser até um transistor avariado o que é bastante normal.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Avaria em Amplificador Fotoelétrico de portão automático?

Mensagem por Quintas »

Obrigado, mais uma vez, Duende.

Vou tentar aprender um pouco, quando tiver tempo, e tentar identificar algum componente avariado.
Para agora, fica a funcionar assim.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”