localizador cabos eletricos

Responder
LMSSML
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 30 dez 2018, 20:00
Localização: Porto

localizador cabos eletricos

Mensagem por LMSSML »

Boas,

Gostaria de saber qual a opiniao sobre os localizadores de cabos eletricos (nao profissional) mas para efetuar umas procuras dos cabos ca por casa.
Ate para a comutaçao de escada (post neste forum viewtopic.php?f=4&t=22974) que esta ca em casa em que tenho 4 cabos num interruptor mas nao sei onde vao parar.

Agradeço a todos que possam dar aqui as opinioes sobre marcas/modelos e lojas onde se possam adquirir os mesmos

Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: localizador cabos eletricos

Mensagem por ENERGY »

LMSSML Escreveu: 07 jan 2019, 22:18 Boas,

Gostaria de saber qual a opiniao sobre os localizadores de cabos eletricos (nao profissional) mas para efetuar umas procuras dos cabos ca por casa.
Ate para a comutaçao de escada (post neste forum viewtopic.php?f=4&t=22974) que esta ca em casa em que tenho 4 cabos num interruptor mas nao sei onde vao parar.

Agradeço a todos que possam dar aqui as opinioes sobre marcas/modelos e lojas onde se possam adquirir os mesmos

Obrigado.
Boas
Para equipamentos não profissionais, e mesmo alguns profissionais, dependendo da profundidade das tubagens ou cablagens embutidas em paredes, deixam muito a desejar, não são confiáveis, pois ficam baralhados ao detetar ferro, condutores elétricos, tubagens de cobre, etc.
Cpts.
Energy
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: localizador cabos eletricos

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro "LMSSML"!

O melhor localizador de coisa alguma chama-se conhecimento. Ou se tem? Ou não tem!

Caso contrário apenas se conjetura sobre as coisas e não se chega a conclusão alguma.

Já vi muito profissional com belíssimas ferramentas de trabalho, mas que não as sabem utilizar de forma correta. Isso dá Erro.
Assim como também já vi ao longo de muitos anos de trabalho, certos profissionais, sem possuírem ferramentas adequadas ao exercício do trabalho em questão, saírem-se airosamente com soluções muitas das vezes julgadas impensáveis.

Voltando ao cerne da questão, sim, existem no mercado diversos tipos de modelos de localizadores com tensões de serviço até 300 volt.

Podendo localizar fios ou cabos com ou sem tensão e até curto-circuitos. Os preços são muito variáveis, dependendo do fabricante e até do uso que deles se faz.
Todavia, na relação preço/qualidade, o melhor, mesmo, será contratar um profissional experiente, que saiba onde encontrar os referidos condutores, ou onde estes irão aparecer. Isto é, numa caixa de derivação ou numa caixa de interruptor. Podendo a mesma apresentar, forma simples ou dupla. Recebendo neste caso o nome de caixa funda.

Espero ter ajudado

CPtos

JAG
LMSSML
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 30 dez 2018, 20:00
Localização: Porto

Re: localizador cabos eletricos

Mensagem por LMSSML »

Boas,

@Energy

Obrigado pela opiniao sobre a situação e a ilucidação dos problemas que os mesmos possam causar quando detetam o ferro.

@ Caro "Faiante"

Agradeço a opinio como deve ter reparado no forum da apresentação disse-lhe que nao sou um profissional da area, no entanto nao tendo um conhecimento profundo do tema acredito que com varias situações consigo resolver o meu tema sem recorrer ao localizador de cabos eletricos .

Poderei usar um passa cabos e enfim ligar numa das extremidades uma lampada para verificar se o circuito a que o cabo pretence sera o mesmo.
Dara bastante mais trabalho e sera fazivel, no entanto com o localizador dos cabos seria um trabalho mais facilitado caso estes fossem pelo menos 80% acertivos.

Claro que irei considerar o contacto com um profissional se assim o entender e a meu ver se justifique, agradeço a ajuda que deu no seu post e a demonstração do seu conhecimento.

O melhor localizador de coisa alguma chama-se conhecimento. Ou se tem? Ou não tem!

Mas o que procurava era mesmo a experiencia com quem ja trabalhou com os equipamentos e se valia a pena efetuar o investimento ou nao e quais os problemas ou dificuldades que os mesmo apresentavam, fiquei ilucidado nao no seu post mas no do Energy , no entanto agradeço a sua opinião.


Obrigado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”