Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Nunodias
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 06 jan 2019, 10:26
Localização: Coimbra

Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Nunodias »

Bom dia. Necessita de aconselhamento.
Há muito tempo tenho disparos ocasionais no meu diferencial. Ultimamente tornou se incomportável.
A minha instalação estava feita assim:

Disjuntor/diferencial da EDP de 500 ma------>diferencial trifásico de 300ma (em shunt pois a instalação e mono)-------> disjuntores do quadro.

Abri avaria na EDP só me diziam que o problema e meu.

A questão e que o só tenho disparos quando a iluminação pública mais próxima da minha casa (arrendo apartamento mais ou menos com 30 anos) liga. Fiz durante 30 dias a monitorização dos disparos e até a hora vai aumentado de acordo com a luz do dia . Começou as 17.28 e neste momento só dispara as 17. 36.

Na última visita do piquete . Mudaram o dijuntor diferencial da EDP por um dijuntor apenas e foram a iluminação pública no pt da EDP e testaram e confirmaram o acima descrito.

O técnico não convencido pediu para testar a minha instalação. Tive um dia sem a terra ligada do prédio e chegou a altura da iluminação pública ligar e NADA aconteceu.

Então disse me que ainda não estava convencido e que precisa de ser seccionado a terra do prédio TODO parar testar e só depois e que devo pedir a EDP que façam a revisão da infraestrutura deles.

Em alternativa disse me que a minha terra varia muito pois e comum ao prédio e que bastaria mudar o meu diferencial para um monofásico (pois o trifásico em shunt não funciona bem) mas que devia colocar um mono de 500ma.

A minha questão e:
Acham que fico protegido? Ele não mediu a terra. Será que trocar o diferencial de trifásico para monofásico mas de 300 resolve ?

Não consigo saber preços de diferencial de 500 ma. Alguém me sabe dizer mais ou menos quanto custa um?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por joao-pt »

Convém estares esclarecido que alterar a sensibilidade do diferencial pode fazer com que deixe de existir proteção.

O problema que descreves é comum ao prédio todo ou apenas acontece na tua instalação?
Nunodias
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 06 jan 2019, 10:26
Localização: Coimbra

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Nunodias »

E exactamente por isso que tenho esta dúvida.
O técnico não mediu as terras no entanto ele indica que a minha terra anda sempre a flutuar e em conjunto com algum problema na iluminação pública origina isto.
A nível de vizinhos não tenho ouvido ninguém se queixar mas também não existe uma relação de proximidade com as pessoas cá no prédio infelizmente.
Estou mesmo as aranhas
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por joao-pt »

O técnico está a deixar algum relatório escrito?

Convinha perceber se os vizinhos têm o mesmo problema, coloca a questão em reunião de condóminos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Mário »

Boas

1-Como diz o João-pt, saber se o resto do prédo e quais as fracções têm problemas.
2-Em poder de esses dados, contactar um técnico de electricidade para efectuar uma análise da instalação, e se necessário ao prédio todo.

Cump,
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nunodias
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 06 jan 2019, 10:26
Localização: Coimbra

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Nunodias »

Amanhã vou telefonar ao apoio técnico do condomínio para saber se há mais vizinhos com o mesmo problema e pedir para ver se eles podem seccionar a terra do prédio na altura da iluminação pública acender.

Toda esta informação dada pelo técnico foi só de boca. Não fiquei com nenhum relatório da intervenção.

Em.minha casa tenho a certeza que não há fugas a terra dos equipamentos instalados. (Já fizemos o ensaio)


Ou seja pelo que percebi não vale a pena estar a comprar material novo sem primeiro estes despistes.

Mas até lá ando sem terra em casa o que me deixa desconfortável.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por joao-pt »

Estar com a terra de proteção desligada pode trazer graves consequências, espero que ninguém da gestão do condomínio o faça.

Neste momento a tua instalação está com a terra de proteção desligada? Se sim, hoje quando a iluminação publica ligou o teu diferencial disparou?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Josecalado »

Boas!

A terra de proteção duma instalação elétrica em caso algum deve ser desligada.

O problema que relata terá em princípio a ver com defeito na sua instalação, associada a deficiências na rede de distribuição que faz com que tenha disparos em simultâneo com a ligação da iluminação pública.

Cumprs.
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por admin »

Josecalado Escreveu: 06 jan 2019, 20:56 Boas!

A terra de proteção duma instalação elétrica em caso algum deve ser desligada.

O problema que relata terá em princípio a ver com defeito na sua instalação, associada a deficiências na rede de distribuição que faz com que tenha disparos em simultâneo com a ligação da iluminação pública.

Cumprs.
Eu tambem estou de acordo deveria fazer testes de isolamento a instalação interna
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Nunodias
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 06 jan 2019, 10:26
Localização: Coimbra

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Nunodias »

Isolamos a minha instalação (desligamos a terra) e nunca mais tive disparos mesmo quando a iluminação pública liga.

Ou seja presumo que do meu lado esteja bem.

O técnico disse que precisava de testar de fora de minha casa até a terra comum do prédio quando a iluminação pública ligar.

Ligava o meu terra e desliga o terra do prédio e testar quando a iluminação pública ligar....
Se o meu quadro dispara seria um problema do prédio e o condomínio resolve o que eu acho estranho pois só quando a iluminação pública liga e que o meu dispara.


Alternativa que me deu a isto tudo foi simplesmente colocar um diferencial monofásico de 500ma ....mas nem sequer mediu terras nem nada........
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por ohmico »

Boas,

não troque coisa nenhuma, informe-se primeiro com os outros moradores, se há também algum problema com as instalações deles.

Às tantas alguns já desligaram as terras.

Muito provavelmente o problema que o está a afectar é na IP e vem pela terra.

Ohmico
Nunodias
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 06 jan 2019, 10:26
Localização: Coimbra

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Nunodias »

Obrigado a todos pelas ajudas.

Amanhã tenho um electricista certificado fazer um diagnóstico completo. Hoje falei com a empresa responsável do condomínio e foram impecáveis . Quem Falou comigo disse que ninguém se tem queixado e que nesta situação vai chamar uma pessoa com mais conhecimentos mais aprofundados para ver o que se passa.
Nunodias
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 06 jan 2019, 10:26
Localização: Coimbra

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Nunodias »

Bem. Update.

Vai organizar o quadro colocar dois diferenciais .
O electricista desligou o neutro e a fase na altura da iluminação pública ligar e o diferencial não dispara.

Resultado: aquilo que vem de fora de minha casa não e suficiente para desligar o quadro mas a soma do que vem de fora mais a fugas residuais da minha instalação origina o disparo.

Segundo ele ao organizar o quadro e colocar dois diferenciais será suficiente para cobrir as fugas e deixo de ter problemas.

Alguém tem alguma ideia diferente ?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por Mário »

Boas
Nunodias Escreveu: 08 jan 2019, 18:11 Bem. Update.
Vai organizar o quadro colocar dois diferenciais .
O electricista desligou o neutro e a fase na altura da iluminação pública ligar e o diferencial não dispara.
Resultado: aquilo que vem de fora de minha casa não e suficiente para desligar o quadro mas a soma do que vem de fora mais a fugas residuais da minha instalação origina o disparo.
Segundo ele ao organizar o quadro e colocar dois diferenciais será suficiente para cobrir as fugas e deixo de ter problemas.
Alguém tem alguma ideia diferente ?
É claro que se a fase e neutro estão desligados, o diferencial não actua.

1º Ele mediu a terra? qual o valor dela?
2º Mediu a resistência de isolamento da instalação?

Se não fez o ponto 1 e o 2, fez só cocegas...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Ensalgalhada com a iluminação pública e disparos no meu diferencial

Mensagem por mpinto »

Normalmente, se existir um defeito provocado pela IP (iluminação pública), uma passagem à terra, como estes serviços não têm proteção diferencial nada dispara do lado da publica. Mas isso provoca um desequilibro no sistema e o Neutro fica carregado face à terra. Ou seja passa a existir diferença de potencial entre o neutro e a terra, potencial esse que é tanto maior quanto "melhor" for o defeito na rede de IP. Chegam a existir 230V entre neutro e terra quando a passagem é franca. Se por coincidência, existir uma passagem entre a terra e o neutro dentro da instalação, o diferencial dispara quando acende a IP e nada acontece quando a IP está desligada. O que terá de fazer será verificar a resistência de isolamento como já aqui foi dito e verificar a existência de potencial entre Neutro e terra quando há IP. Se o problema for este, vai ver que ao resolver o problema dentro da instalação, a tensão no neutro deixa de lhe causar problemas.
Sendo isto que acontece, é natural que os seus vizinhos não tenham problemas uma vez que, em principio não têm defeitos entre neutro e terra.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”