Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

@Gil82, sim, é de 30mA. Não é suposto ser assim? É que para além do interruptor diferencial da entrada não tenho mais nenhum diferencial na instalação (os restantes disjuntores são simples, não são diferenciais) e pelo que sei, o diferencial deverá cobrir o circuito mais sensível (30mA, que corresponde ao exigido para os WC e afins). E até agora, com a instalação trifásica, nunca tive um disparo inesperado.

Eu vou entretanto trocar o interruptor diferencial trifásico por um interruptor diferencial monofásico. Acham que vou ter problemas se mantiver os 30mA? É que reorganizar os circuitos para ter as zonas de 30mA protegidas com um diferencial dedicado vai ser complicado. Além disso, a ideia que tinha era que a tendência é para normalizar a proteção em instalações residenciais nos 30mA.

E por falar em diferenciais, estava a pensar optar por este:
http://www.hager.pt/catalogo-de-produto ... /14214.htm

que, de acordo com o fabricante, é menos suscetível a fazer disparos intempestivos.


justo
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 dez 2007, 21:28

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por justo »

Ola Companheiro

Acho que isto te pode ajudar:

No Interrptor Difrencial

Entrada de Neutro
Saída de Neutro Para a Instalação

Entrada de fase em L1, na saída de L1 chantas para entrada de L2 na saída L2 chantas para entrada de L3 e na saída de L3 sai para a instalação

Espero que seja o pretendido
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

@justo, obrigado pela sugestão. Vou ver se o eletricista faz esse teste, pois dado que o único corte geral que tenho na minha moradia é o do contador da EDP, eu só me sinto confortável para mexer do interruptor diferencial para a frente, depois de o desligar :) .

De qualquer modo vou avançar para a troca do diferencial por um monofásico, para não andar a inventar muito mais com os chunts. Só preciso mesmo de esclarecer se um AC seria melhor do que um A/HI (ambos de 30mA), pois eu estava inclinado para comprar um A/HI mas com o que referiram num outro tópico sobre o tema, não sei o que fazer.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por joaosousa »

Os diferenciais são equipamentos minuciosos que se comportam de forma "estranha" em ambientes diferentes.

Os equipamentos foram feitos para trabalhar nas condições em que são fabricados. Um aparelho com 4 pólos não foi feito para proteger uma instalações com apenas 2 pólos. Num disjuntor isso não se nota tanto (embora internamente não seja a mesma coisa), um diferencial já nota.

Shuntar as fases de saída pode ser solução para não disparar mas mesmo assim, o ideal, é substituir o aparelho por um de 2 pólos. Essa história dos shunts em equipamentos não funciona grande coisa. Só gera problemas no futuro.

Troca isso por um equipamento como deve ser.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

@joaosousa, sim isso já é ponto assente, falta só escolher o mais adequado.
justo
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 dez 2007, 21:28

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por justo »

joaosousa Escreveu: 07 dez 2018, 17:07 Os diferenciais são equipamentos minuciosos que se comportam de forma "estranha" em ambientes diferentes.

Os equipamentos foram feitos para trabalhar nas condições em que são fabricados. Um aparelho com 4 pólos não foi feito para proteger uma instalações com apenas 2 pólos. Num disjuntor isso não se nota tanto (embora internamente não seja a mesma coisa), um diferencial já nota.

Shuntar as fases de saída pode ser solução para não disparar mas mesmo assim, o ideal, é substituir o aparelho por um de 2 pólos. Essa história dos shunts em equipamentos não funciona grande coisa. Só gera problemas no futuro.

Troca isso por um equipamento como deve ser.
Isto é uma medida de recurso, mas o funcionamento do ID está asegurado , no turoidal do ID as somas das correntes faz-se em todos os polos, não há duvida que a substituição do equipamento por um monofasico é a escolha certa
justo
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 dez 2007, 21:28

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por justo »

nfh Escreveu: 07 dez 2018, 11:08 @Gil82, sim, é de 30mA. Não é suposto ser assim? É que para além do interruptor diferencial da entrada não tenho mais nenhum diferencial na instalação (os restantes disjuntores são simples, não são diferenciais) e pelo que sei, o diferencial deverá cobrir o circuito mais sensível (30mA, que corresponde ao exigido para os WC e afins). E até agora, com a instalação trifásica, nunca tive um disparo inesperado.

Eu vou entretanto trocar o interruptor diferencial trifásico por um interruptor diferencial monofásico. Acham que vou ter problemas se mantiver os 30mA? É que reorganizar os circuitos para ter as zonas de 30mA protegidas com um diferencial dedicado vai ser complicado. Além disso, a ideia que tinha era que a tendência é para normalizar a proteção em instalações residenciais nos 30mA.

E por falar em diferenciais, estava a pensar optar por este:
http://www.hager.pt/catalogo-de-produto ... /14214.htm

que, de acordo com o fabricante, é menos suscetível a fazer disparos intempestivos.
Se tiveres uma potencia contratada 6.9 Kva ou inferior podes por este corte
geralhttp://www.hager.pt/catalogo-de-produtos/distr ... /18661.htm
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

A potência contratada neste momento é de 10.5kVA. Vai estar assim durante um ou dois meses para perceber qual é a utilização efetiva que vou fazer da eletricidade (o contador guarda o pico de potência utilizada nos últimos 30 dias). Se estiver abaixo dos 30A, ainda pondero baixar para 6.9kVA, caso contrário prefiro pagar mais um pouco por mês e não estar sempre a fazer uma gestão muito preocupada do que está ligado.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ohmico »

Boas,

se perder um pouco de tempo a ler este tópico vai ficar certamente mais esclarecido:

viewtopic.php?f=10&t=12874&p=78688&hili ... ais#p78688

Ohmico
justo
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 dez 2007, 21:28

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por justo »

ohmico Escreveu: 08 dez 2018, 19:49 Boas,

se perder um pouco de tempo a ler este tópico vai ficar certamente mais esclarecido:

viewtopic.php?f=10&t=12874&p=78688&hili ... ais#p78688

Ohmico
Boas ohmico
O que percebi, foi que o nosso amigo nfh quis dizer , é que o geral do quadro electrico é um interruptor difrencial trifásico e que contratou agora com a EDP potencia em monofasico, pelo que percebi do link, é que se trata do limitador de corrente da EDP, em que antigamente tambem fazia de difrencial a 500mA e quando se mudava para potencia em monofasico os mesmos faziam os tais chantes e mantinham o mesmo aparelho.Tambem pelo que percebi, foi que no quadro eletrico nao existe circuitos trfasicos.

Cumprimentos
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Só para esclarecer: não tenho nenhum dispositivo trifásico, o que tinha era a instalação relativamente equilibrada e distribuída pelas 3 fases.

O interruptor diferencial trifásico era de 30mA, mas há aqui uma nuance da qual me apercebi entretanto: o diferencial é de 40A, que era suficiente para os 20.7KVA (com os 30A por fase) mas pode ser insuficiente para os 45A atuais (não sei se não estará a disparar com algum pico de corrente no arranque de algum aparelho).

Neste momento tenho uns chunts no diferencial, mas como já referiram não é a solução ideal.

Por isso na próxima semana vou trocar o diferencial por um monofásico.

Há um outro detalhe: o eletricista, imagino que por restrições orçamentais, aplicou apenas um único diferencial. À custa disso neste momento se o diferencial disparar, fico sem qualquer luz.
Faria sentido instalar diferenciais a jusante do principal, um por cada fase antiga, com limite de 30A (dado que na prática era o que tinha como limite pela EDP nos 20.7)? Ou sugerem outra potência para esses diferenciais? Seria um bom compromisso de disponibilidade de eletricidade sem reorganizar muito o quadro?
Última edição por nfh em 12 dez 2018, 10:05, editado 1 vez no total.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por joao-pt »

O interruptor diferencial só deteta diferenças entre a corrente de ida e a de regresso, não diz respeito a picos ou correntes de arranque ou outros.

Quantos mais diferenciais tiveres na instalação melhor para a exploração da instalação (uma falha irá afetar menos equipamentos), pior para a carteira. Podes colocar um por cada uma das antigas 3 fases, embora seja mais interessante dividir pelo uso dos circuitos, por exemplo quartos de banho, etc.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 08 dez 2018, 22:45 Só para esclarecer: não tenho nenhum dispositivo trifásico, o que tinha era a instalação relativamente equilibrada e distribuída pelas 3 fases.

O interruptor diferencial trifásico era de 30mA, mas há aqui uma nuance da qual me apercebi entretanto: o diferencial é de 40A, que era suficiente para os 20.7KVA (com os 30A por fase) mas pode ser insuficiente para os 45A atuais (não sei se não estará a disparar com algum pico de corrente no arranque de algum aparelho).

Neste momento tenho uns chunts no diferencial, mas como já referiram não é a solução ideal.

Por isso na próxima semana vou trocar o diferencial por um monofásico.

Há um outro detalhe: o eletricista, imagino que para poupar uns cêntimos, aplicou apenas um único diferencial. À custa disso neste momento se o diferencial disparar, fico sem qualquer luz.
Faria sentido instalar diferenciais a jusante do principal, um por cada fase antiga, com limite de 30A (dado que na prática era o que tinha como limite pela EDP nos 20.7)? Ou sugerem outra potência para esses diferenciais? Seria um bom compromisso de disponibilidade de eletricidade sem reorganizar muito o quadro?
Boas
Se vai trocar por um ID monofásico, terá de ser um ID 2X63A/30mA.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

A minha questão dizia respeito a diferenciais para circuitos separados e não para o geral.

Ou seja, colocaria um diferencial de 63A à entrada do quadro (que funciona como interruptor geral) e em cada um dos 3 conjuntos de circuitos que tenho agora (que estavam feitos de forma a equilibrar as fases na instalação trifásica) colocaria também um diferencial.
A ideia é garantir que a haver alguma coisa que faça disparar o diferencial num determinado conjunto de circuitos, não fique sem luz na casa toda.

Faz sentido isto que quero fazer? Que potência faz sentido para os diferenciais de cada um dos conjuntos de circuitos?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 09 dez 2018, 13:50 A minha questão dizia respeito a diferenciais para circuitos separados e não para o geral.

Ou seja, colocaria um diferencial de 63A à entrada do quadro (que funciona como interruptor geral) e em cada um dos 3 conjuntos de circuitos que tenho agora (que estavam feitos de forma a equilibrar as fases na instalação trifásica) colocaria também um diferencial.
A ideia é garantir que a haver alguma coisa que faça disparar o diferencial num determinado conjunto de circuitos, não fique sem luz na casa toda.

Faz sentido isto que quero fazer? Que potência faz sentido para os diferenciais de cada um dos conjuntos de circuitos?
Boas
Se pretende colocar 3 IDs, então coloca 1 Interruptor de corte 2x63A e depois então alimenta esses 3 Ids
Iluminação wc, tomadas de WC, banheira hidromassagem, cabine de duche, iluminação exterior jardins, tomadas exteriores jardins, termoacumuladores, etc, deve proteger com IDs de 30mA, os restantes circuitos pode proteger com IDs de 300mA.
Os IDs a utilizar podem ser de 25/40A em função da quantidade de circuitos a proteger por cada ID e respetivos consumos.
Para uma melhor opinião pode colocar aqui uma imagem do Q.E que tem instalado para vermos a quantidade de circuitos, etc.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”