teste de diferencial funciona sem terra?

Responder
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por nunodonato »

Olá pessoal,

Recentemente estava a testar um diferencial e o botão de teste não o fez disparar, o que me levou a pensar que estaria estragado (ja é bastante antigo).

No entanto, embora não tenha a certeza, parece-me também que a casa nao deve ter terra, pois ha um fio terra que liga ao barramento dos neutros.

Por isso pergunto, e como nao sei o funcionamento interno de um diferencial, caso a terra ligue ao neutro, é suposto o teste funcionar na mesma ou nesse caso seria de esperar que nao disaparasse?

Obrigado!


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por admin »

Carregando no botão teria de fazer o disparo se não o disparo fo teste do diferencial esta avariado o diferencial esta avariado .
O terra ligado ao barramento de neutro antes do diferencial o depois do diferencial?
Se poder tire uma foto
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por nunodonato »

esta tudo depois do diferencial. mas agora nao consigo tirar foto :(
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por admin »

Dessa forma não irá trabalhar essa instalação esta aldravada devia pedir a uma pessoa especializada para analisar essa instalação
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por Mario Lopes »

Viva, esse ID está avariado, e o neutro não de liga a terra em ponto algum a não ser pelo distribuidor (EDP).
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por nunodonato »

admin Escreveu: 06 nov 2018, 12:48 Dessa forma não irá trabalhar essa instalação esta aldravada devia pedir a uma pessoa especializada para analisar essa instalação
boas.
qual é o problema em estar depois do diferencial? nao fica depois tudo aquilo que se quer proteger?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por Mário »

Boas
nunodonato Escreveu: 07 nov 2018, 11:30
admin Escreveu: 06 nov 2018, 12:48 Dessa forma não irá trabalhar essa instalação esta aldravada devia pedir a uma pessoa especializada para analisar essa instalação
boas.
qual é o problema em estar depois do diferencial? nao fica depois tudo aquilo que se quer proteger?
No doméstico não.
Se ligares o diferencial, e depois ligares o neutro à terra, o diferencial vai actuar.

Só a montante do diferencial é que podes ter o neutro e terra juntos, nunca a jusante.

TT
TN
TI

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Re: teste de diferencial funciona sem terra?

Mensagem por nunodonato »

Mário Escreveu: 07 nov 2018, 12:08 Boas
nunodonato Escreveu: 07 nov 2018, 11:30
admin Escreveu: 06 nov 2018, 12:48 Dessa forma não irá trabalhar essa instalação esta aldravada devia pedir a uma pessoa especializada para analisar essa instalação
boas.
qual é o problema em estar depois do diferencial? nao fica depois tudo aquilo que se quer proteger?
No doméstico não.
Se ligares o diferencial, e depois ligares o neutro à terra, o diferencial vai actuar.

Só a montante do diferencial é que podes ter o neutro e terra juntos, nunca a jusante.

TT
TN
TI

Cump.
Mário
ah ok, devido à ligaçao neutro-terra. mas nao me estava a referir a isso :) a resposta do admin fez-me entender que o facto de estar tudo a jusante do diferencial é que fazia a instalação ser "aldrabada"
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”