Terei ligação Terra?

Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Boa tarde, adquiri um apartamento para arrendar, construção de 1971, tendo a instalação elétrica sido revista, segundo o antigo proprietário, há cerca de 10 anos. A minha dúvida é, apesar de possuir tomadas terra, quer-me parecer que o prédio não terá... Digo isto porque o quadro elétrico tem um pente com 4 parafusos onde estão ligado (nesse mesmo pente) 2 fios de neutro e 2 terra....


Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

IMG_20180921_090155.jpg
É esta a ligação que referi...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por joao-pt »

Se isso é o quadro eléctrico cuja instalação foi revista há 10 anos, recomendo que contrates alguém para deixar as coisas em segurança.

Os condutores verdes da fotografia, muito possivelmente estarão a distribuir o neutro para 2 circuitos da instalação.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por nelmindo »

Diagnósticos à distância são difíceis.
Recomendo chamar um técnico para verificar a instalação, já que a mesma pode não garantir segurança.
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Obrigado pela resposta, mas o que está inseguro?
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Se esses fios são todos neutro, então as tomadas de terra terão "falsa ligação à terra" certo? Ou seja dois neutros e uma fase... Como poderei colocar terra no apartamento? O condomínio é obrigado a fazer essa alteração ou terei de ser eu a ir buscar só para o meu apartamento? (1º andar)
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por joao-pt »

A tomada pode permitir ligar o condutor de protecção (terra) mas não estar lá nenhum ligado, o caso mais provável é apenas ter fase e neutro nas tomadas.

A instalação deve ser revista por um profissional que assinalará aquilo que deve ser alterado, de que forma e com que custo.
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Com um multímetro confirmei que a terra terá fio, agora pode é ser outro neutro....
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Bem mas aqui a questão é.... Não tendo o prédio ligação Terra o que poderei fazer para ter no meu apartamento??? O condomínio certamente não quer saber... Devia existir uma lei que obrigasse a tal.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por joao-pt »

Tens a certeza que no prédio não existe terra de protecção?

Faz a sugestão em reunião de condomínio, explica o motivo de levares o tema, as vantagens, o modo como será feito, orçamento, etc.
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Pois, o problema é que no prédio só residem idosos que não querem saber disso. Eu é que cheguei de novo e sou o "intruso"...
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Qual será o valor para colocar terra???
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Quintas »

Passei por um caso muito semelhante em 2017. Foi relatado aqui: viewtopic.php?f=9&t=20877. Prédio de 1951, sem terra e com uma adrabice no quadro.

Neste momento está em obras e consegui fazer com que instalassem o fio de terra, mas só após descobrir aqui no fórum que isso foi obrigatório há anos atrás e ameaçar o condomínio que a lei obrigava a isso. Pior, já não são velhotes são herdeiros que arrendam as casas e não querem gastar mais, nem em segurança. Se ao menos fossem rendas muito antigas, mas não.

O que descobri:

O DL 740/74 passou a exigir a proteção contra contactos indirectos (nomeadamente pela ligação à terra - artigo 598º) e que deu um prazo de 10 anos (artigo 4.º) para as instalações então existentes se adaptarem a esse regulamento. Esse prazo terminou em 1984. Isto foi o que mandei para o condomínio.
Contudo, deves ainda saber que:
- O art.º 19.º diz que o prazo do art.º 4.º pode ser prorrogado por Despacho... Procurei na net sobre eventual despacho com essa prorrogação, mas nada encontrei.
- O DL 226/2005, art.º 6.º, revoga o art.º 1.º do DL 740/74 e regulamentos anexos. Na minha interpretação, isso é só aplicável para novas instalações após o DL 226/2005, que passam a obedecer a novas regras, pelo que as instalações antigas tinham sempre que ter cumprido os art.ºs 4.º e 19.º, até porque os 10 anos terminaram antes de 2005.
- Tendo havido obras importantes no prédio, a EDP era obrigada a exigir as alterações, mesmo antes de decorridos os 10 anos (está no DL 740/74, não me lembro do art.º). Mas, no meu caso, houve essas obras, o quadro elétrico da minha fração e de outras duas no prédio até está nas escadas e não dentro da fração, alguns contadores são recentes e já digitais e não havia terra e havia aquela aldrabice. Não me perguntes como.

Não explorei mais o assunto porque consegui incluir a terra nos trabalhos de reabilitação do prédio.

Não sei dizer preços para instalar a terra (prédio com 6 frações, 2 andares) porque não vem discriminado no orçamento.

Em relação ao interruptor diferencial que tens, ele pode estar a fazer só meio trabalho, contra eventuais contactos directos, mas não contra contactos indirectos. Vê isto: viewtopic.php?f=13&t=22145.

Se não tens terra no quadro geral, será pouco provável que ela exista. Abre algumas tomadas e vê. Também podes ver se tiveres equipamentos como fogões elétricos, termoacumulador, tomadas de WC e cozinha; por vezes em instalações antigas só punham terra em pontos mais sensíveis. CUIDADO com a eletricidade.
Corvo79
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 07 out 2018, 15:01
Localização: Almada
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por Corvo79 »

Tenho tomadas com fio terra, ainda não percebi é de onde vem esse fio.... Vou continuar a pesquisa...
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Terei ligação Terra?

Mensagem por alfaxander »

Corvo79 Escreveu: 08 out 2018, 14:49 Tenho tomadas com fio terra, ainda não percebi é de onde vem esse fio.... Vou continuar a pesquisa...
Uma vez que a instalação foi toda revista essas tomadas poderão ter ficado já com a ligação de terra preparada, eventualmente até a alguma caixa de derivação ou algo do género, a espera de uma possível terra a ser criada no edifício.
:E Até Já :V
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”