Iluminação led com regulação

antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

Boas!

Para uma sala pretendo ter um sistema de iluminação em led com temperatura de cor ajustável, composto por:
- Zona 1: 4 downlights de tecto (220 V, alimentado pelo circuito de iluminação);
- Zona 2: 1 fita de led (12V ou 24V, alimentada através de uma tomada);
- 1 controlo remoto que permitisse mudar a temperatura de cor de forma independente;

Pretendo ainda que a luz de tecto fosse ligada/desligada pelo interruptor de parede e não apenas pelo comando. No fundo o comando seria apenas para regular a temperatura de ambas as zonas.

Podem ajudar-me a perceber como posso materializar este sistema? Que equipamentos me aconselham de modo a não haver problemas de compatibilidade?

Cumps


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por joao-pt »

Tens preços para todos os gostos. Mais canais, Mais caro. Mais funções, mais caro. Controlo por infravermelhos ou radio-frequência e/ou telemóvel/tablet/PC, preços diferentes.

Não sei se entendi a ideia mas julgo ser algo deste género:
- 4 downlights 24VDC
- 4 alimentadores 24VDC
- Fita LED 24VDC
- Alimentador 24VDC
- Controlador de 2 canais RF (será mais vantajoso que IR mas também mais caro)

Em alternativa tens aquelas lâmpadas LED controladas por telemóvel/tablet/PC, poderá ser uma forma mais económica.
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

Obrigado pela resposta rápida!

Sim, é mais ou menos isso. A única diferença é que os downlight seriam a 220V (sempre eram menos 4 alimentadores). A nível dos controladores, existem lâmpadas com temperatura ajustável sem controlador incorporado? Como não consegui encontrar (encontrei apenas com luminosidade ajustável), estava a pensar que este esquema só seria possível com 1 controlador de 1 canal RF (e comando de 2 zonas), usando nos downlights lâmpadas com temperatura ajustável.

Agora se isto tudo é compatível é que já não sei...
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

Estive a ler mais umas coisas e verifiquei que há vários protocolos de comunicação (Zigbee, DMX, Casambi, etc etc etc), que podia considerar para a fita de led com variação de temperatura de cor.

Para os downlights é que não estou a encontrar lâmpadas que permitam variação de temperatura além das "LIGHTIFY PAR16 Tunable White" da Osram e das Philips Hue, que parecem ser controladas por protocolo próprio das marcas, que não sei se funciona com a fita led... Além destas lâmpadas alguém conhece ou me pode indicar uma alternativa para este sistema? Ou é melhor não pensar mais nisso?

Cumps!
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por Pedro Barradas »

Eu não complicava..
Normalmente são mariquisses caras e que são para ser usadas 1X, para mostrar aos amigos...
Meta isso tudo dimmavel, em branco quente ou branco neutro. ( 2700k a 4000k)

E tenha em consideração a qualidade de luz desses LES, nomeadamente a questão do CRI. que seja >90%
Quem cria renasce todos os dias...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por joao-pt »

antonioelect Escreveu: 13 set 2018, 17:55 (...)
A nível dos controladores, existem lâmpadas com temperatura ajustável sem controlador incorporado?
(...)
Não, as lâmpadas existentes no mercado ou são com tecnologia dimável ou fixa. Existem é com controlador já incorporado, por exemplo a Philips Hue que referiste, entre outras marcas. Poderá ser uma situação mais económica para o teu caso.

Eu concordo com o Pedro Barradas, a tecnologia dimável é mais interessante e tem mais uso, além de ser muito mais barata e mais fácil de executar.
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

Obrigado @Pedro Barradas e @joao.pt!

Quando dizem dimmavel é escolher uma temperatura de cor e alterar a intensidade, certo?

Obrigado!
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por joao-pt »

Não, dimável é apenas regular a intensidade, a temperatura de cor seria fixa, mais quente ou mais fria dependendo do gosto e do objectivo.
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

Pedro Barradas Escreveu: 14 set 2018, 13:48 Eu não complicava..
Normalmente são mariquisses caras e que são para ser usadas 1X, para mostrar aos amigos...
Meta isso tudo dimmavel, em branco quente ou branco neutro. ( 2700k a 4000k)

E tenha em consideração a qualidade de luz desses LES, nomeadamente a questão do CRI. que seja >90%
Recomendas alguma marca de LED's em particular?
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por Pedro Barradas »

REcomendações já é mais complicado.
Nos downlight optaria por material que dê para substituir. Ou seja nada daquelas placas quadradas e/ou redondas... Isso é uma praga e dá um aspec to baratucho ( são baratas, é um facto) e de loja a uma habitação)
Arranja downlights que levem lampadas 230V que possas facilmente substituir e escolher o angulo de abertura/ intensidade das mesmas.

Quanto ás fitas LED, há muita coisa e depende do que pretentedes fazer.
Vê material na BRILUMEN, por exemplo
Quem cria renasce todos os dias...
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

Pedro Barradas Escreveu: 14 set 2018, 15:49 REcomendações já é mais complicado.
Nos downlight optaria por material que dê para substituir. Ou seja nada daquelas placas quadradas e/ou redondas... Isso é uma praga e dá um aspec to baratucho ( são baratas, é um facto) e de loja a uma habitação)
Arranja downlights que levem lampadas 230V que possas facilmente substituir e escolher o angulo de abertura/ intensidade das mesmas.

Quanto ás fitas LED, há muita coisa e depende do que pretentedes fazer.
Vê material na BRILUMEN, por exemplo
Das fitas led, comprei material da brilumen como indicaste. Do que vi na loja pareceu-me um material porreiro e de qualidade.

Dos downlight, estava a pensar comprar em separado aro+casquilho+lampada gu10, mas na loja aconselharam-me a ponderar led integrado com driver externo... O problema é que esta última opção fica um bom bocado mais cara pelas contas que fiz. Que me dizem? Em qualquer um dos caos, as potências seriam na ordem dos 6W (no máximo talvez uns 10 W por spot).

Obrigado!
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por joao-pt »

O tudo integrado tem o defeito de se te avariava algum e não arranjas igual, podes ter de substituir tudo na divisão.
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

joao.pt Escreveu: 25 out 2018, 17:53 O tudo integrado tem o defeito de se te avariava algum e não arranjas igual, podes ter de substituir tudo na divisão.
A nível de durabilidade, a solução aro+lampada led é pior que led integrado, certo? E isso depende da potência da lâmpada que se escolhe?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por joao-pt »

Não sei se é pior, é uma questão de ler os dados do fabricante. Eu acho é que tem mais vantagem em caso de alteração futura a curto prazo ou se por algum motivo se avariar algum, se conseguir substituir mais facilmente uma lâmpada por outra igual do que o conjunto completo que pode estar já descontinuado.
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Iluminação led com regulação

Mensagem por antonioelect »

E a nível de fabricantes de lampadas, além de Philips e Osram que se encontram em vários sítios, que marcas consideram interessantes e com boa qualidade/preço?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”