BAIXADA ELÉTRICA

Responder
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por ENERGY »

zeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Boas
Tem de medir exatamente a quantidade de metros, para se fazer as contas, pois por vezes por mais um metro pode implicar ter de passar de 25mm.
Cpts.
Energy
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por pedro caetano »

boas. para essa distançia 50m tem de ser cabo de 25mm em cobre ou cabo de aluminio de 35mm colocando caixas de transição cump
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

obrigado pela ajuda,é que quando pedi orçamento para material elétrico no fornecedor disseram-me que para baixada de arrumos agrícolas 3,45kw, o cabo xv 2x16 chegava, o técnico eléctricista responsável pela instalação também falou no cabo xv 2x25. abraço.
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

ENERGY Escreveu: 11 set 2018, 20:00
zeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Boas
Tem de medir exatamente a quantidade de metros, para se fazer as contas, pois por vezes por mais um metro pode implicar ter de passar de 25mm.
medi desde caixa contador á cabine (quadro distribuição diferencial edp) 49metros
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por pedro caetano »

boas. deve medir da caixa do contador ao seu quadro eletrico pelo que diz parece que da a entender que mediu da caixa do contador ao armario edp
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por ENERGY »

zeeletricista Escreveu: 12 set 2018, 19:35
ENERGY Escreveu: 11 set 2018, 20:00
zeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Boas
Tem de medir exatamente a quantidade de metros, para se fazer as contas, pois por vezes por mais um metro pode implicar ter de passar de 25mm.
medi desde caixa contador á cabine (quadro distribuição diferencial edp) 49metros
Boas
Eu diria que deve medir desde o ponto de entrega até ao seu Quadro Geral.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por lcmmonteiro »

Estamos a definir cabos ou a recomendar cabos quando nem ele próprio sabe o que quer. E exemplo disso é que tanto fala cm KVA como em KW.

6.90 KVA são sensivelmente 30A em monofásico

3.45KW ou 3450 Watss são 15A em monofásico.

Está a referir situações distintas e que podem originar erros no correto dimensionamento do cabo e todos os equipamentos de protecção.

Defina a potência contratada e/ou a potência de consumo primeiramente, confirme a distância total do comprimento do cabo e nessa altura já pode definir qual o cabo adequado.

Posteriormente e, voltando ao inicio do tópico onde indica e passo a citar: "ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega,..."

tenha especial atenção do local da baixada, ou seja onde o ramal chega, pois está a referir que quer colocar o contador no muro num quadro contador...

este cabo começa na baixada/ramal até à fronteira, ou seja, a uma possível portinhola (digo portinhola porque desconheço a sua situação e muitas vezes em terrenos agrícolas tem uma cabine metáliza ou em alvenaria já com o contador e quadro de entrada) e que passa pelo contador primeiro e só depois entra no quadro de entrada ou geral.

Portanto recomendo que se explique bem com a real noção do que existe e das alterações que pretende efetuar.
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

ENERGY Escreveu: 12 set 2018, 20:30
zeeletricista Escreveu: 12 set 2018, 19:35
ENERGY Escreveu: 11 set 2018, 20:00
zeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Boas
Tem de medir exatamente a quantidade de metros, para se fazer as contas, pois por vezes por mais um metro pode implicar ter de passar de 25mm.
medi desde caixa contador á cabine (quadro distribuição diferencial edp) 49metros
Boas
Eu diria que deve medir desde o ponto de entrega até ao seu Quadro Geral.
boas, medi desde o ponto de entrega, ( murete com portinhola p100 e contador até á cabine onde fica o quadro geral), 49 metros. obrigado pela atenção.
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

lcmmonteiro Escreveu: 12 set 2018, 21:42 Estamos a definir cabos ou a recomendar cabos quando nem ele próprio sabe o que quer. E exemplo disso é que tanto fala cm KVA como em KW.

6.90 KVA são sensivelmente 30A em monofásico

3.45KW ou 3450 Watss são 15A em monofásico.

Está a referir situações distintas e que podem originar erros no correto dimensionamento do cabo e todos os equipamentos de protecção.

Defina a potência contratada e/ou a potência de consumo primeiramente, confirme a distância total do comprimento do cabo e nessa altura já pode definir qual o cabo adequado.

Posteriormente e, voltando ao inicio do tópico onde indica e passo a citar: "ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega,..."

tenha especial atenção do local da baixada, ou seja onde o ramal chega, pois está a referir que quer colocar o contador no muro num quadro contador...

este cabo começa na baixada/ramal até à fronteira, ou seja, a uma possível portinhola (digo portinhola porque desconheço a sua situação e muitas vezes em terrenos agrícolas tem uma cabine metáliza ou em alvenaria já com o contador e quadro de entrada) e que passa pelo contador primeiro e só depois entra no quadro de entrada ou geral.

Portanto recomendo que se explique bem com a real noção do que existe e das alterações que pretende efetuar.
Peço desculpa pela confusão mas a minha área é de eletromecânica industrial, (manutenção). Espero com a vossa ajuda, poupar alguns euros porque poderei fazer o grosso do trabalho. A distancia do ponto de entrega (murete com portinhola p100 e contador) até á cabine onde vai ficar o quadro geral são 49 metros e a potência que vou pedir é de 3.45 kva em monofásico. Na EDP aconselharam-me a pedir 6.9kva para no futuro que quiser aumentar a baixada não precisa de ser reforçada. portanto a minha duvida é se para 49 metros o cabo XV de 2x16 chega para a queda de tensão. já que o cabo da baixada da edp é LSX 16 mm2. mais uma vez obrigado.
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

pedro caetano Escreveu: 12 set 2018, 20:08 boas. deve medir da caixa do contador ao seu quadro eletrico pelo que diz parece que da a entender que mediu da caixa do contador ao armario edp
medi desde o ponto de entrega (muro com portinhola e contador), até ao quadro geral com diferencial edp na cabine, 49metros. obrigado pela ajuda.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por pedro caetano »

boas. pelas tabelas o cabo de 2x16 vai ate 41m portanto se isso tem 49m pela logica deve ser cabo 2x25mm que vai desde os 42 ate aos 54m. isto para a potencia de 6.9 e deve ser essa a potencia que deve calcular. cump
zeeletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 set 2018, 19:01
Localização: aveiro
Enviou: 2 vezes

Re: BAIXADA ELÉTRICA

Mensagem por zeeletricista »

Obrigado pela ajuda. Vou passar um cabo XV 2X25 , assim quando quiser aumentar a potência contratada já não tenho problemas.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”