Chaves Caixa Coluna

Responder
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Chaves Caixa Coluna

Mensagem por alfaxander »

Boa Tarde,

Tenho um dúvida relativamente a uma questão muito simples, acredito, é necessária chave de protecção para as caixas de coluna num edifício?
Obrigado.


:E Até Já :V
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por ENERGY »

alfaxander Escreveu: 09 ago 2018, 15:42 Boa Tarde,

Tenho um dúvida relativamente a uma questão muito simples, acredito, é necessária chave de protecção para as caixas de coluna num edifício?
Obrigado.
Boas
Sim é obrigatório o uso de fechadura rececionada pela EDP.
Cpts.
Energy
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por Marcoagomes »

ENERGY Escreveu: 09 ago 2018, 19:44
alfaxander Escreveu: 09 ago 2018, 15:42 Boa Tarde,

Tenho um dúvida relativamente a uma questão muito simples, acredito, é necessária chave de protecção para as caixas de coluna num edifício?
Obrigado.
Boas
Sim é obrigatório o uso de fechadura rececionada pela EDP.

Boas se me poder tirar uma duvida relacionada com isto.

Quais os requisitos para se conseguir ter essas chaves.
Sei que muitos eletrecistas mesmo não trabalhando na EDP a teem
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por alfaxander »

Muito Obrigado!!!
:E Até Já :V
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por lcmmonteiro »

Este é um problema que eu nunca consegui resolver nem tão pouco entender..

Antigamente ia levantar o canhão acompanhado com a chave diretamente à EDP.

Nos últimos anos nenhuma portinhola ou caixa de coluna é vendida com o canhão... questionei a EDP sobre esta situação já a alguns anos e nem resposta souberam dar, sendo que indicavam que os canhões podiam ser obtidos na EDP mas as chaves não... Ainda hoje continuo à espera de uma resposta..

Felizmente consegui através de um conhecido que trabalhava na CME, qual me emprestou um conjunto de dezenas de chaves e fiz cópias que me acompanham sempre na mala da ferramenta.

No entanto é uma situação que gostaria de aprofundar e obter informações exatas... pois vejo que muitas caixas têm fechaduras adquiridas em qualquer drogaria...
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por Marcoagomes »

Já por duas vezes procurei as chaves e nunca consegui que ninguém me desse respostas concretas de como as adquirir.

Não trabalho com electricidade mas trabalho com sistemas de segurança electrónica.

E em alguns predios habitacionais mais antigos de Lisboa.
Encontra-se com frequência colunas antigas da EDP. Que não estão em utilização
E muitas dessas colunas eram de utilidade para mim para poder passar os cabos necessários para a instalação de sistemas de S.A.D.I.

Mas encontrar quem me esclareça como adquirir as chaves ou o necessário para isso é que está dificil
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 10 ago 2018, 19:14 Este é um problema que eu nunca consegui resolver nem tão pouco entender..

Antigamente ia levantar o canhão acompanhado com a chave diretamente à EDP.

Nos últimos anos nenhuma portinhola ou caixa de coluna é vendida com o canhão... questionei a EDP sobre esta situação já a alguns anos e nem resposta souberam dar, sendo que indicavam que os canhões podiam ser obtidos na EDP mas as chaves não... Ainda hoje continuo à espera de uma resposta..

Felizmente consegui através de um conhecido que trabalhava na CME, qual me emprestou um conjunto de dezenas de chaves e fiz cópias que me acompanham sempre na mala da ferramenta.

No entanto é uma situação que gostaria de aprofundar e obter informações exatas... pois vejo que muitas caixas têm fechaduras adquiridas em qualquer drogaria...
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 10 ago 2018, 19:14 Este é um problema que eu nunca consegui resolver nem tão pouco entender..

Antigamente ia levantar o canhão acompanhado com a chave diretamente à EDP.

Nos últimos anos nenhuma portinhola ou caixa de coluna é vendida com o canhão... questionei a EDP sobre esta situação já a alguns anos e nem resposta souberam dar, sendo que indicavam que os canhões podiam ser obtidos na EDP mas as chaves não... Ainda hoje continuo à espera de uma resposta..

Felizmente consegui através de um conhecido que trabalhava na CME, qual me emprestou um conjunto de dezenas de chaves e fiz cópias que me acompanham sempre na mala da ferramenta.

No entanto é uma situação que gostaria de aprofundar e obter informações exatas... pois vejo que muitas caixas têm fechaduras adquiridas em qualquer drogaria...
Boas
Quando diz "Antigamente ia levantar o canhão acompanhado com a chave diretamente à EDP" nunca me recorda de as fechaduras serem entregues com chave.
Quando diz " Nos últimos anos nenhuma portinhola ou caixa de coluna é vendida com o canhão…" Na verdade nunca tal situação existiu.
Quando diz " pois vejo que muitas caixas têm fechaduras adquiridas em qualquer drogaria…" Ao verificar tal situação não se trata de trabalho feito por Técnicos inscritos na DGEG, mas sim trabalhos executados pelos chamados eletropedreiros.
Cpts.
Energy
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por Marcoagomes »

Então quer dizer que essas chaves só pessoal da EDP ou empreinteiros da edp que as tem.
Ou então quem tiver conhecimentos com pessoal da edp ou empreiteiros
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por ENERGY »

Marcoagomes Escreveu: 11 ago 2018, 14:30 Então quer dizer que essas chaves só pessoal da EDP ou empreinteiros da edp que as tem.
Ou então quem tiver conhecimentos com pessoal da edp ou empreiteiros
Boas
Não é só pessoal da EDPD que tem todas essas chaves, os empreiteiros ao serviço da EDPD também têm essas chaves.

A grande maioria dos Técnicos de eletricidade inscritos na DGEG também têm essas chaves.

E claro os Inspetores das entidades credenciadas para Inspeções elétricas também têm essas chaves.

Se alguem for apanhado a abrir uma caixa de coluna ou portinhola sem a previa autorização da EDPD fica sujeito de imediato a coima, com exepção do pessoal ao serviço da EDP que se encontre em serviço nesse local e hora, e os Inspetores que se encontrem a realizar uma Inspeção marcada para esse dia e hora.
Cpts.
Energy
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por Marcoagomes »

ENERGY Escreveu: 11 ago 2018, 14:51
Marcoagomes Escreveu: 11 ago 2018, 14:30 Então quer dizer que essas chaves só pessoal da EDP ou empreinteiros da edp que as tem.
Ou então quem tiver conhecimentos com pessoal da edp ou empreiteiros
Boas
Não é só pessoal da EDPD que tem todas essas chaves, os empreiteiros ao serviço da EDPD também têm essas chaves.

A grande maioria dos Técnicos de eletricidade inscritos na DGEG também têm essas chaves.

E claro os Inspetores das entidades credenciadas para Inspeções elétricas também têm essas chaves.

Se alguem for apanhado a abrir uma caixa de coluna ou portinhola sem a previa autorização da EDPD fica sujeito de imediato a coima, com exepção do pessoal ao serviço da EDP que se encontre em serviço nesse local e hora, e os Inspetores que se encontrem a realizar uma Inspeção marcada para esse dia e hora.
Se for técnico inscrito na DGE. Basta solicitar as chaves a edp
Ou necessita fazer alguma obra onde precise mesmo de essas chaves?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por ENERGY »

Marcoagomes Escreveu: 11 ago 2018, 15:09
ENERGY Escreveu: 11 ago 2018, 14:51
Marcoagomes Escreveu: 11 ago 2018, 14:30 Então quer dizer que essas chaves só pessoal da EDP ou empreinteiros da edp que as tem.
Ou então quem tiver conhecimentos com pessoal da edp ou empreiteiros
Boas
Não é só pessoal da EDPD que tem todas essas chaves, os empreiteiros ao serviço da EDPD também têm essas chaves.

A grande maioria dos Técnicos de eletricidade inscritos na DGEG também têm essas chaves.

E claro os Inspetores das entidades credenciadas para Inspeções elétricas também têm essas chaves.

Se alguem for apanhado a abrir uma caixa de coluna ou portinhola sem a previa autorização da EDPD fica sujeito de imediato a coima, com exepção do pessoal ao serviço da EDP que se encontre em serviço nesse local e hora, e os Inspetores que se encontrem a realizar uma Inspeção marcada para esse dia e hora.
Se for técnico inscrito na DGE. Basta solicitar as chaves a edp
Ou necessita fazer alguma obra onde precise mesmo de essas chaves?
Boas
Que eu saiba a EDPD não fornece chaves, sempre que quer abrir uma caixa de coluna, um quadro de colunas, uma portinhola, deve dirigir-de a um balcão da edp, e solicitar essa abertura, e nesse caso já trabalha à vontade em termos de coimas.
Cpts.
Energy
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por Marcoagomes »

Obrigado pelos esclarecimentos.

Já agora se poder me tirar outra duvida agradecia.

Como já referi acima a única utilização que para a qual eu queria a chaves.
Seria para aproveitamento de antigas colunas que já não estão em uso.

Mas que mantém as mesma fechaduras. Se as mesmas forem substituídas por outro tipo de fechadura isso da direito a coima?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Chaves Caixa Coluna

Mensagem por lcmmonteiro »

ENERGY Escreveu: 11 ago 2018, 14:51
Marcoagomes Escreveu: 11 ago 2018, 14:30 Então quer dizer que essas chaves só pessoal da EDP ou empreinteiros da edp que as tem.
Ou então quem tiver conhecimentos com pessoal da edp ou empreiteiros
Boas
Não é só pessoal da EDPD que tem todas essas chaves, os empreiteiros ao serviço da EDPD também têm essas chaves.

A grande maioria dos Técnicos de eletricidade inscritos na DGEG também têm essas chaves.

E claro os Inspetores das entidades credenciadas para Inspeções elétricas também têm essas chaves.

Se alguem for apanhado a abrir uma caixa de coluna ou portinhola sem a previa autorização da EDPD fica sujeito de imediato a coima, com exepção do pessoal ao serviço da EDP que se encontre em serviço nesse local e hora, e os Inspetores que se encontrem a realizar uma Inspeção marcada para esse dia e hora.

Em relação às chaves continuo a sentir que há um grande problema do jogo do.empurra e que não há uma resposta certa.

Em relação ao que diz que só a edp pode abrir as caixas de coluna e portinholas não estou de acordo e pelas razões seguintes : já a alguns anos a edp exigia por escrito um pedido de remoção dos selos sempre que havia necessidade em realizar algum serviço fosse apenas substituição de cabos como outros... Onde ficava de imediato outro pedido com a marcação de dia e hora para a nova selagem.

Mais tarde a edp aboliu estes pedidos solicitando apenas o pedido da nova selagem acompanhada do documento do técnico onde se encontravam descritos os trabalhos realizados como justificação para a remoção do selo.

No passado já questionei por várias vezes a edp sobre as.chaves e quem de facto pode abrir as caixas de. Coluna e a informação dada por eles foi que das chaves nada podiam fazer e em relação aos trabalhos com necessidade de aberturas de caixas de coluna qualquer técnico inscrito na dge tem permissão para o fazer. Apenas no caso de existirem selos deve se pedir nova selagem.

Se me diz que há regras diferentes daquelas que conheço e quais sempre trabalhei com tais indicações por parte da edp parece que tenho estado errado e nesse caso solicito lhe o favor de me indicar essas informações por forma a eu poder confirmar e confrontar com as respostas que me foram dadas por escrito.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”