Pedido de baixada/ramal EDP

Responder
pasr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 09 ago 2018, 11:19
Localização: Porto
Enviou: 1 vez

Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por pasr »

Bom dia a todos,

Primeiro tópico e logo com "grande" problema! :)

Necessito de pedir baixada para quadro de obras para poder iniciar a construção de moradia.
Falei com mais de uma empresa que irá tratar de pedir licença e colocar portinholas/quadro de obras, e os valores que me indicam vir ser cobrados pela EDP são bastante díspares. O local para colocar a portinhola tambem causa duvidas, que passo a explicar.

É um rua sem saída, ao lado tem uma moradia com um poste de electricidade onde termina a linha.
Será necessário colocar um poste (dista a cerca de 29 m desse poste existente.
No projecto da casa, o local para colocação de contadores está a cerca de 7 metros do local onde será colocado o poste.
Sei que nesta situação terá de ser utilizado também baixada subterrânea.
Existe a opção de colocar o contador/portinhola junto ao local do poste eléctrico, e depois efetuar posterior alteração no projecto.

A questão é que uma das empresas (que é certificada pela EDP) diz que que a diferença entre as 2 situações é cerca de 200€ máximo, sendo que a baixada em si (colocação de poste etc) ficará por cerca de 1200€.
Outra empresa diz que se for só a baixada aérea (colocar portinhola junto do poste) são cerca de 400-500€, e que se tiver tambem baixada subterrânea, já vai para os 1000 e muitos.

Alguem tem ideia ou sabe como efetivamente funciona?

Obrigado a todos.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por ENERGY »

pasr Escreveu: 09 ago 2018, 11:29 Bom dia a todos,

Primeiro tópico e logo com "grande" problema! :)

Necessito de pedir baixada para quadro de obras para poder iniciar a construção de moradia.
Falei com mais de uma empresa que irá tratar de pedir licença e colocar portinholas/quadro de obras, e os valores que me indicam vir ser cobrados pela EDP são bastante díspares. O local para colocar a portinhola tambem causa duvidas, que passo a explicar.

É um rua sem saída, ao lado tem uma moradia com um poste de electricidade onde termina a linha.
Será necessário colocar um poste (dista a cerca de 29 m desse poste existente.
No projecto da casa, o local para colocação de contadores está a cerca de 7 metros do local onde será colocado o poste.
Sei que nesta situação terá de ser utilizado também baixada subterrânea.
Existe a opção de colocar o contador/portinhola junto ao local do poste eléctrico, e depois efetuar posterior alteração no projecto.

A questão é que uma das empresas (que é certificada pela EDP) diz que que a diferença entre as 2 situações é cerca de 200€ máximo, sendo que a baixada em si (colocação de poste etc) ficará por cerca de 1200€.
Outra empresa diz que se for só a baixada aérea (colocar portinhola junto do poste) são cerca de 400-500€, e que se tiver tambem baixada subterrânea, já vai para os 1000 e muitos.

Alguem tem ideia ou sabe como efetivamente funciona?

Obrigado a todos.
Boas
Na verdade pode de acordo com o Técnico da EDPD escolher a localização que mais o beneficia em termos de quantidade de cabo para a baixada, por exemplo colocar o poste no topo do seu terreno, e logo junto do poste a respetiva portinhola e caixa de contador no seu respetivo muro.
E assim esteticamente evita de ter junto da entrada da moradia o muro cheio de caixas.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nunomsmota
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 30 mar 2009, 00:15
Localização: Portugal Centro Interior
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por nunomsmota »

pasr Escreveu: 09 ago 2018, 11:29 Bom dia a todos,

Primeiro tópico e logo com "grande" problema! :)

Necessito de pedir baixada para quadro de obras para poder iniciar a construção de moradia.
Falei com mais de uma empresa que irá tratar de pedir licença e colocar portinholas/quadro de obras, e os valores que me indicam vir ser cobrados pela EDP são bastante díspares. O local para colocar a portinhola tambem causa duvidas, que passo a explicar.

É um rua sem saída, ao lado tem uma moradia com um poste de electricidade onde termina a linha.
Será necessário colocar um poste (dista a cerca de 29 m desse poste existente.
No projecto da casa, o local para colocação de contadores está a cerca de 7 metros do local onde será colocado o poste.
Sei que nesta situação terá de ser utilizado também baixada subterrânea.
Existe a opção de colocar o contador/portinhola junto ao local do poste eléctrico, e depois efetuar posterior alteração no projecto.

A questão é que uma das empresas (que é certificada pela EDP) diz que que a diferença entre as 2 situações é cerca de 200€ máximo, sendo que a baixada em si (colocação de poste etc) ficará por cerca de 1200€.
Outra empresa diz que se for só a baixada aérea (colocar portinhola junto do poste) são cerca de 400-500€, e que se tiver tambem baixada subterrânea, já vai para os 1000 e muitos.

Alguem tem ideia ou sabe como efetivamente funciona?

Obrigado a todos.
Um extensão de rede de 30m com colocação de poste e chegada à P100 de 7m subterrânea, rondará tudo (se a vala for fácil de executar) cerca de 1.500,00€, no entanto parece-me que se realmente puder colocar o poste à beira do seu terreno numa lateral e as caixas logo ao lado poderá reduzir esse valor para 1.200,00€/1.000,00€
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
pauloavintes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 17 mar 2019, 18:04
Localização: Avintes

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por pauloavintes »

Pensei que as "baixada aérea" não fossem mais permitidas.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por CAOR »

Boa noite No caso que vou indicar é! e agradeço que me esclareçam
Existe o ramal aéreo na rua, e pelo cliente seja subterrâneo!
Para já para Obras ! será que o mesmo seja para depois definitivo?
O Cliente tem de ir EDP com a aprovação da Câmara fazer o pedido do NIP da Moradia ? certo!
Quais os documentos que tenho da minha parte que tenho entregar para a execução do ramal?
e depois o contador para obra?
e depois definito ?
Tenho entregar Termo responsabilidade?
E ficha electrotécnica?
Agradeço que algum técnico que tratou esta situação á pouco me informe qual seguimento da mesma!
Obrigado pelas informações!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por lcmmonteiro »

Neste momento é preferível pedir ramal definitivo mesmo que seja temporário para a obra mas que fique definitivo.

Sai mais barato senão Teem que ser dois processos separados logo dois pagamentos.

Ja existe algum processo aberto?

Ficha electrotécnica
Planta de localização
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por CAOR »

LCMonteiro ainda não! processo vai esta semana começar na EDP.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por lcmmonteiro »

Então instale a portinhola e caixa de contagem e peça ramal definitivo e coloque quadro de obras.

Estamos a falar de moradia? Qual a potencia prevista?
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por CAOR »

Obrigado ICmmonteiro por questionar a minha dúvida!
Segundo o cliente pedir já o ramal para futuro de 20,7 KVA
Depois prevêem a certificação para 20,7 KVA
E 10,35 Kva ( a 220V) para uso futuro até ver o andamento!
Obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Pedido de baixada/ramal EDP

Mensagem por lcmmonteiro »

Nesse caso sabe que é preciso projeto.

E assim sendo o projetista deverá contemplar a melhor situação tendo em conta o custo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”