Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Responder
waters
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 15 abr 2011, 23:23
Agradecimento recebido: 1 vez

Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por waters »

Ora viva,

Sei que o tema dos salarios é sempre um pouco tabu... Com isto gostaria de lançar a discussão para percebermos melhor o nosso valor do mercado.
De colegas com 2 - 4 anos a maioria anda nos 800€ - 1200€ brutos

E vocês que salários conhecem?



Thanks
Última edição por waters em 06 ago 2018, 18:45, editado 2 vezes no total.


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por edeluz »

Apenas passei para partilhar a minha opinião "Estamos ao preço da chuva!" Ainda não sou eng. Electrotécnico, estou a fazer o curso. E senão fosse o gosto pela área podem ter a certeza que desistia :shock: :o

Em relação a partilhar os valores acho muito bem! Pois se no que toca a ordenados fosse tudo publico não havia a discrepância que existe. Já passei por empresas em que o pessoal faz um segredo total dos valores. Quando vão a descobrir quem se anda a orientar é o chefe e o amigo do chefe! Pois a diferença entre estes e a restante equipa é de mais de 40%.

Nota:
Não quero iniciar aqui uma batalha campal sobre este tema. Mas penso que seja importante tocar neste pontos porque senão este vai ser mais um tópico para morrer!

UPDATE1
Neste momento estou desempregado. Mas os valores que retirava na manutenção eram de 800€ (brutos)

Cumps
SilviaLopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 03 set 2016, 10:48
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por SilviaLopes »

Vou colocar mais uma lenha para a fogueira... Mulheres por norma ganham menos 100€ que os homens.

Os ordenados são baixos para a responsabilidade que se tem, mesmo com anos de experiência, mas claro tudo depende da empresa em que estamos, etc.
O problema é que não existe progressão de carreira e por sua vez progressão de ordenados. (opinião)
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por Electroo »

É uma pouca de uma vergonha é o que é, anda uma pessoa a estudar 5 anos, para receber abaixo dos 800€, já nem falo de estágios IEFP….
land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por land »

Penso que cada qual com o tempo deveria receber o justo , primeiro emprego é sempre complicado, estudar 5 anos entrar numa empresa e receber 800€? é mau?? depende do lado que estamos (pagador ou empregador) , o importante é pensar se trazemos mais valias ,e se esta de acordo com o que queremos receber, pq receber mais acho que qualquer um de nos gostaria de receber .mas só o tempo o dirá!!isto aplica se todos não só aos electrotecnicos

Abraço
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por edeluz »

Essa do tempo tem muito que se lhe diga! Na minha opinião é a maneira mais simples de resolver as coisas! "Anda para aqui que com o tempo logo se vê!" Entretanto andas a marcar passo 2 anos até que começas a ganhar alguma liberdade. Não porque és bom, mas sim porque vais todas as quintas jogar à bola com o chefe!

Empresas que querem evoluir sabem fazer entrevistas e perguntas/exercícios nas contratações. E não estou a falar de psicotécnicos onde te perguntam qual é a massa do sol!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por lcmmonteiro »

Boas noites.

Cada caso é um caso e cada empresa oferece ao seu empregado o seu contrato de trabalho com o salário previsto nesse mesmo acordo.

Infelizmente existem discrepâncias entre os salários dentro da mesma categoria, é um fato!!

Infelizmente nunca cheguei a Engenheiro, trabalhei com dezenas deles e pelo pouco que soube confirmo que alguns ganhavam abaixo dos mil euros e outros acima dos dois mil euros... certamente existiram razões que o justifiquem.

Já na construção civil já assisti a encarregados que ganham menos que os oficiais... têm mais responsabilidade e salários menores...

Mas conheço situações em que mesmo os quadristas e automação onde exige um conhecimento mais aprofundado já conheci empresas que oferecem abaixo dos 900 euros com a justificação de que o mercado está mau e a promessa de progressão de carreira.... é claro que quem precisa mesmo acaba por se sujeitar a um possível trabalho mal renumerado... ou então a empresa contrata um empregado que diz que sabe tudo e ao fim do primeiro dia de trabalho rapidamente se conclui que daquela área nada sabe...


Falando por mim, como eletricista no geral nunca ganhei abaixo dos mil euros, talvez por ser dedicado, responsável e capaz de satisfazer as necessidades mais exigente.


Posso dizer que nos últimos 10 anos sempre ganhei entre os 1000 a 1700 euros, mas graças a polivalência, pois sou dotado do conhecimento e com a experiência nas várias áreas dentro da construção civil , inclusive chefia de equipas.

Esperemos que nos próximos anos as situações melhorem...

Cumprimentos..
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por edeluz »

waters Escreveu: 30 jul 2018, 17:26 Ora viva,

Sei que o tema dos salarios é sempre um pouco tabu... Com isto gostaria de lançar a discussão para percebermos melhor o nosso valor do mercado.
De colegas com 2 - 4 anos a maioria anda nos 800€ - 1200€ brutos

E vocês que salários conhecem?



Thanks
Qual a razão do tópico inicial ter sido modificado? A informação que tem neste momento não corresponde a actual. Isto é contra procedente! Não dá para ajudar/participar/contribuir com tópicos que mudam o assunto sem avisar! Isso não se faz!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Salários dos Eng. Eletrotécnicos

Mensagem por ENERGY »

waters Escreveu: 30 jul 2018, 17:26 Ora viva,

Sei que o tema dos salarios é sempre um pouco tabu... Com isto gostaria de lançar a discussão para percebermos melhor o nosso valor do mercado.
De colegas com 2 - 4 anos a maioria anda nos 800€ - 1200€ brutos

E vocês que salários conhecem?



Thanks
Boas
Eu diria que nesse momento existem vencimentos para todos os gostos, e existem engenheiros com conhecimentos para todos os gostos, uns de gabinete, outros de obra, uns só de projeto e gabinete , outros de projeto e obra, logo os vencimentos variam muito de acordo com as empresas aonde desempenham as suas funções e de acordo com as suas capacidades técnicas demonstradas quer em gabinete, quer em obra, etc.
Já estive em muitas reuniões de obra em que se questiona um Engº Eletrotécnico sobre algo do projeto, ou algo a alterar em obra, e a resposta é na próxima reunião esclarecemos o assunto, isto só demonstra da parte deste e de outros Engºs a sua capacidade técnica que é muito fraca, logo um vencimento fraco.
Depois temos alguns "Tubarões" de Engenharia que têm em obra soluções para tudo, adoro trabalhar com estes, pois estão sempre disponíveis para ouvir as nossas sugestões, e a chegarmos no momento e no local a um consenso de ideias, e a obra nunca para, logo um grande beneficio em termos de tempo e dinheiro para o dono da obra e para o Instalador.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”