Q.E.P. para bancada de trabalho

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Olá,

Possuo 4 tomadas. Existem 2 disjuntores que alimentam estas tomadas (2 tomadas por disjuntor). Ambos são de 16A. O fio, fase, neutro e terra, é de 1.5mm² (Pelo menos é esta secção que tenho nas tomadas, não sei se o que vai ao Q.E. é de 1.5mm², mas penso que sim). Pretendo "pendurar" em 3 destas tomadas uma bancada de trabalho. Nessa bancada de trabalho estarão ligados computadores, monitores, fontes de alimentação, osciloscópios, ferros de soldar, entre outros equipamentos.

As minhas questões são:

1-Devo dimensionar, o número e tipo de cargas que posso ligar em cada uma das tomadas, para 16A. Uma vez que cada disjuntor é deste valor. Devo também tomar em consideração a secção de 1.5mm². Certo?
2-Estou a pensar fazer dois quadros. Uma vez que tenho quatro tomadas, invalido duas delas e apenas fico com as outras duas (uma em cada disjuntor). Cada uma dessas tomadas alimenta um Q.E.P. Onde vou colocar um interruptor, que servirá de on/off do Q.E.P. e um disjuntor (aqui tenho que dimensionar para que exista selectividade - como no Q.E. tenho estão os de 16A, no Q.E.P. estou a pensar colocar disjuntores de menor valor de corrente, talvez reduzir para 6A - tenho que projectar os tipos de cargas).

O que acham?
Caso tenha ficado confuso por favor avisem, que tento explicar melhor. Relembro que não sou profissional a tempo inteiro nesta matéria. Ainda estou a aprender/estudar. E como estou a estudar pretendo aplicar e aprender mais com este projecto.

Obrigado


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

No lugar do Q.E.P. estou a pensar colocar o disjuntor na própria calha técnica. Assim poupo € no quadro. O que acham? Onde posso comprar este tipo de material na região do Porto e arredores?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

Qual é que é o objectivo do disjuntor na bancada?
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

O objectivo do disjuntor é desligar uma série de tomadas! Ao invés de utilizar isto (https://cdn1.shopmania.biz/files/s1/178 ... 664036.jpg) crio eu mesmo com calha técnica o número de tomadas que preciso (https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... Ec-aojKX5Q). Nessa calha técnica coloco um interruptor (penso que não seja necessário disjuntor, pois a protecção é feita no quadro principal da casa) e assim fico com controlo das tomadas.

O que acham?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

O interruptor será mais adequado para o que pretendes e custa metade.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Nice! Que tipo de calha técnica devo procurar? Nem sei se tem este nome! O que procuro é uma calha onde possa colocar tomadas e interruptores!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por lcmmonteiro »

Tem as calhas dlp que servem para o que pretende.

Procure no site da legrand por exemplo. ... e rapidamente encontra o que procura...

Na maioria das lojas de material eléctrico deve encontrar este tipo de calhas e aparelhagens (tomadas e interruptores )"o que pretende . Por vezes até nas lojas como o leroy encontra embora por vezes não seja completo ou seja tem a calha mas depois não encontra os acessórios o vice versa. ..
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por Pedro Barradas »

edeluz Escreveu: 10 jul 2018, 20:33 Nice! Que tipo de calha técnica devo procurar? Nem sei se tem este nome! O que procuro é uma calha onde possa colocar tomadas e interruptores!
PEsquise pelos catalogo on-line da LEGRAND, da EFAPEL.. e veja o que há , depois de estudar o caso, desloque-se a um armazenista de material electrico e peça conselhos... deixe as grandes superficies.. que é caro e ninguem sabe aconselhar nada.
Última edição por Pedro Barradas em 13 jul 2018, 12:16, editado 1 vez no total.
Quem cria renasce todos os dias...
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Obrigado pelo conselhos. Vou pesquisar e logo partilho opiniões.

Entretanto tive que ligar três extensões em série. Qual é a vossa opnião sobre o assunto? Na parte de trás da extensão esta diz que suporta até 3500W. Desde de que não ultrapasse esse valor estou à vontade, correcto?
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por Pedro Barradas »

Desde que não sejam extensões compradas na loja do chinês!!? são mal fabircadas, perigosas e aldrabadas.

os 3500W, é somente numa extensão. não pode "ligar" 3500 + 3500 e assim sucessivamente em cada uma das extensões. e refere-se utilização em simultâneo.. pode ter lá duas máquinas ligadas que perfaçam 4500W, mas só deve utilizar uma de cada vez. entende?
Quem cria renasce todos os dias...
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Pedro Barradas obrigado pela excelente advertencia. Compreendo! Tive um bom professor de Electricidade :) Daqueles que dá na cabeça aos alunos e coloca perguntas dificies (mas que sabe explicar bem).

Tenho tudo pendurado nesta (XXXXXXXXXXXX/4tiacq.jpg)

Pelas contas isto aguenta os famosos 4000W.

Neste momento tenho um equipamento de 250W que não funciona. É um carregador que de portátil. Como não sei se isto está em curto ou se tem outro problema quaquer até estou com medo de ligar isto na tomada (que está pendurada num disjuntor de 16A). Que protecções posso eu colocar entre o aparelho que quero arranjar e a tomada?

Sei (segundo o que tenho estudado) que tenho que fazer protecção de pessoas e de circuitos. Estou a pensar colocar um diferencial de 30mA e um disjuntor de 6A e outro de 10A, tudo pendurado no diferencial. Assim fico com a selectividade garantida e não incomodo o resto da casa. Também estou a pensar colocar um transformador de 1 para 1. Agora não sei se estou a exagerar ou se isto está tudo errado :D :D O que acham?

Obrigado
Cumps
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Estou a pesquisar sobre "Transformadores de Isolamento" aqui no fórum e encontrei este tópico (viewtopic.php?t=8017). Relembrando o que aprendi sobre o transporte de electrões livres (deslocar de electrõres livres de forma ordenada) não consigo perceber qual a razão porque não se apanha choque entre Fase-Homem-Chão ou Neutro-Homem-Chão. Compreendo qual a razão de apanhar choque entre fase e neutro no secundário (pois existe uma d.d.p. entre estes dois pontos). Mas entre um dos condutores do secundário e o chão não consigo perceber a razão pela qual de não apanhar choque, afinal estamos a servir de condutores entre um condutor com um nível de tensão diferente à do chão!

A minha não compreensão sobre este assunto, o que aconte no secundário do transformador, acredito que se deva ao facto de ainda não perceber bem o funcionamento do transformador e a questão dos tipos de terras. Talvez seja isso. Por isso agradeço a partilha de livros, sebentas ou outros materiais onde possa aprender mais sobre o assunto!

Entretanto estou a tentar justificar a razão de aplicar as seguintes proteção entre mim e a tomada! (Tomada -> Transformador de Isolamento -> Prot. Diferencial -> Disjuntor -> Interruptor). O que acham?

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

O transformador precisa de uma referência, por esse motivo, se num transformador de isolamento colocares o teu corpo em contactos com um dos terminais, não terás qualquer problema uma vez que a única coisa que vais fazer é colocar esse terminal como referência ("aterrado").

Na minha opinião um diferencial de alta sensibilidade é suficiente, não vejo necessidade do transformador de isolamento, até porque poderá não ser muito fácil arranjares transformadores de isolamento para potências elevadas e que tenham um custo interessante.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Estou os Blocos secretárias da Efapel "http://www.efapel.pt/media/BURO-TICA--- ... ed7d02.pdf" São bonitas mas estou com um certo sentimento que vou levar um estalo no que toca a preços! Vou ter que vender o carro para energizar a bancada?! :D Para ter uma ideia de preços para que valores me devo preparar para uns 3 metros de calha com 30 tomadas?

Nota: joao.pt, mais tarde respondo ao seu comentário!

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

30 tomadas acho um exagero mas cada um sabe aquilo que quer.

Esse perfil com 2,10 metros anda em torno de 25€. As tomadas aponta para 2,5€ cada. Isto valores por excesso e sem qualquer desconto.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”