Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Quintas »

Descobri hoje que a minha central de alarme tem um disjuntor de 2A sem proteção diferencial. Este disjuntor e outro de 2A (transformadores da campainha/intercomunicador) estão ligados a um disjuntor de corte bipolar, mas este vai direto aos barramentos após o corte geral, não estando ligado aos interruptores diferenciais. Toda a casa está ligada a interruptores diferenciais.

A minha primeira tendência foi "corrigir" isso, mas depois perguntei-me porque teriam feito assim.

Entendo que não tenham querido ligar aos int.dif. comuns à casa, nem aos que protegem circuitos de exterior (neste caso, poderia ser fácil a um intruso no jardim aceder a uma tomada ou candeeiro e fazer disparar o int.dif.), pela sensibilidade do sistema de segurança. Mas, porque não puseram um int.dif. só para estes dois disjuntores de 2A? Alguma explicação lógica?

Obrigado.


HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por HJCruz »

Pode ter algum fundamento aquilo que diz, mas talvez só saberá, perguntando à pessoa que instalou a sua habitação. De qualquer forma esses dois circuitos também deviam ter protecção diferencial, segundo as RTIEBT
Atenciosamente,
HJCruz
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por LVirtual »

Regra Geral, todos os disjuntores do Quadro estarao protegidos pelo ID do barramento respectivo, mesmo os dos sistemas de alarme.
Quem instalou o alarme não instala proteçoes electricas no quadro.
Limita-se a ligar o cabo de 220V que os electricistas destinaram ao sistema de alarme.

Numa central de alarme digna desse nome e instalada por tecnico ou empresa certificada, mesmo que a rede electrica va abaixo
continua a funcionar normalmente durante varias horas por via da alimentaçao fornecida pela bateria interna.

Mesmo que alguem provoque um curto circuito nos diferenciais do quadro, o sistema de alarme continua a funcionar,
alguns de tao sofisticados chegam a avisar o dono da casa de situaçoes dessas via sms ou gsm.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por tpinheiro »

Exactamente como o LVirtual referiu.
O técnico de alarmes não pode (isto é, não deveria) ter acesso ao quadro eléctrico. E qualquer central/sistema de alarme tem o seu próprio backup de baterias, de maneira a que a falta de energia nunca comprometa o funcionamento do sistema.
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por andrelima14 »

Sendo a alimentação a tensão reduzida penso que não necessita de diferencial
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por LVirtual »

andrelima14 Escreveu: 25 jan 2018, 18:53 Sendo a alimentação a tensão reduzida penso que não necessita de diferencial
A tensao é tao reduzida quanto a do resto da casa, 220 Volts.
Agora como todas as centrais tem fontes de alimentaçao comutadas e protegidas com fusivel,
quando a fonte rebenta, queima sempre o fusivel de entrada, muitas vezes sem disparar o disjuntor.
O circuito interno trabalha todo a 12 Volts.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por ENERGY »

andrelima14 Escreveu: 25 jan 2018, 18:53 Sendo a alimentação a tensão reduzida penso que não necessita de diferencial
Boas
Quando fala em tensão reduzida, está a esquecer-se de que o Tópico se refere à alimentação da central (230V), e não à alimentação de detetores, teclados etc.
Cpts.
Energy
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Quintas »

Obrigado pelas respostas.

De facto estava a falar na alimentação do lado AC, logo 230V. Concluo pois que tenho que instalar um ID para esses dois disjuntores de 2A.

Mas confirmo que a central tem tudo o que falaram, fonte de alimentação protegida com fusível, baterias de reserva para cerca de 8 horas - o que pode ser curto, se se estiver ausente, e pode avisar de um corte AC. Digo pode porque tem essa capacidade, mas não foi implementada. Aliás, a central foi instalada por uma das duas empresas de segurança mais conhecidas neste país e, neste processo de mudança de alarme em que me encontro, posso dizer, mesmo com o pouco que já sei, que a instalação está cheia de lacunas. De qualquer forma, estou já a montar a nova central e esta vai avisar não só de um corte de energia (vou programar para só avisar após 5 minutos porque costumo ter vários cortes de curta duração) como da reposição da mesma.
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por andrelima14 »

ENERGY Escreveu: 25 jan 2018, 23:06
andrelima14 Escreveu: 25 jan 2018, 18:53 Sendo a alimentação a tensão reduzida penso que não necessita de diferencial
Boas
Quando fala em tensão reduzida, está a esquecer-se de que o Tópico se refere à alimentação da central (230V), e não à alimentação de detetores, teclados etc.
Dessa forma não entendo o disjuntor 2A
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por ohmico »

Boas,

mesmo não tendo comunicação de falta de energia, vai acontecer que o abaixamento da tensão da bateria vai provocar um alarme e entra em funcionamento a sirene.

Ohmico
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por tpinheiro »

andrelima14 Escreveu: 26 jan 2018, 13:30
ENERGY Escreveu: 25 jan 2018, 23:06
andrelima14 Escreveu: 25 jan 2018, 18:53 Sendo a alimentação a tensão reduzida penso que não necessita de diferencial
Boas
Quando fala em tensão reduzida, está a esquecer-se de que o Tópico se refere à alimentação da central (230V), e não à alimentação de detetores, teclados etc.
Dessa forma não entendo o disjuntor 2A
Tensão não é o mesmo que corrente...
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por LVirtual »

ohmico Escreveu: 26 jan 2018, 13:34 Boas,

mesmo não tendo comunicação de falta de energia, vai acontecer que o abaixamento da tensão da bateria vai provocar um alarme e entra em funcionamento a sirene.

Ohmico
e ha que ter atençao para o facto de que se tiver sirene esterna que dê para a via publica, é preciso ter registo previo no departamento de segurança da PSP.

Atencao ás leis e regulamentos dos sistemas de alarme...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por andrelima14 »

tpinheiro Escreveu: 26 jan 2018, 13:54
andrelima14 Escreveu: 26 jan 2018, 13:30
ENERGY Escreveu: 25 jan 2018, 23:06
andrelima14 Escreveu: 25 jan 2018, 18:53 Sendo a alimentação a tensão reduzida penso que não necessita de diferencial
Boas
Quando fala em tensão reduzida, está a esquecer-se de que o Tópico se refere à alimentação da central (230V), e não à alimentação de detetores, teclados etc.
Dessa forma não entendo o disjuntor 2A
Tensão não é o mesmo que corrente...
Como é obvio...mas não faz sentido ter um disjuntor de 2A
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por ENERGY »

Quintas Escreveu: 26 jan 2018, 08:08 Obrigado pelas respostas.

De facto estava a falar na alimentação do lado AC, logo 230V. Concluo pois que tenho que instalar um ID para esses dois disjuntores de 2A.

Mas confirmo que a central tem tudo o que falaram, fonte de alimentação protegida com fusível, baterias de reserva para cerca de 8 horas - o que pode ser curto, se se estiver ausente, e pode avisar de um corte AC. Digo pode porque tem essa capacidade, mas não foi implementada. Aliás, a central foi instalada por uma das duas empresas de segurança mais conhecidas neste país e, neste processo de mudança de alarme em que me encontro, posso dizer, mesmo com o pouco que já sei, que a instalação está cheia de lacunas. De qualquer forma, estou já a montar a nova central e esta vai avisar não só de um corte de energia (vou programar para só avisar após 5 minutos porque costumo ter vários cortes de curta duração) como da reposição da mesma.
Boas
Acho que faz muito bem programar a central para o envio de informação de falta de energia passados alguns minutos, para não estar sempre a pagar chamadas desnecessárias, porque se por algum motivo falta a energia por breves instantes e estiver em casa, não faz qualquer sentido estar a receber chamadas, e se o comunicador telefónico for de vários números, cada um deles vai receber a chamada.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por LVirtual »

Quintas Escreveu: 26 jan 2018, 08:08 Obrigado pelas respostas.

De facto estava a falar na alimentação do lado AC, logo 230V. Concluo pois que tenho que instalar um ID para esses dois disjuntores de 2A.

Mas confirmo que a central tem tudo o que falaram, fonte de alimentação protegida com fusível, baterias de reserva para cerca de 8 horas - o que pode ser curto, se se estiver ausente, e pode avisar de um corte AC. Digo pode porque tem essa capacidade, mas não foi implementada. Aliás, a central foi instalada por uma das duas empresas de segurança mais conhecidas neste país e, neste processo de mudança de alarme em que me encontro, posso dizer, mesmo com o pouco que já sei, que a instalação está cheia de lacunas. De qualquer forma, estou já a montar a nova central e esta vai avisar não só de um corte de energia (vou programar para só avisar após 5 minutos porque costumo ter vários cortes de curta duração) como da reposição da mesma.
é muito facil incluir essa funcionalidade, sem mexer na programaçao da central. basta ter um rele no quadro electrico com bobine de 230V AC ligado a um dos barramentos de alimentaçao e ligar um par de fios dos contactos do rele a uma entrada de de alarme que nao esteja em uso e configurar esse alarme com o nome, por ex. "Quadro Electrico" e por esse alarme a disparar a mensagem respectiva por gsm.
Ate se pode refinar a coisa se a central tiver varias entradas de alarme vazias, e meter um rele para cada secção da casa.
Nem sequer é preciso alterar funcçoes da central. Basta configurar os novos alarmes como se fossem sensores de porta ou de movimento e dar-lhe o nome respectivo.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”