Projetos de Instalações Eléctricas

Responder
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por Electroo »

Boa tarde,

Quero começar a fazer projetos de instalações eléctricas, no inicio até 50kVA. No curso de eng. electrotécnica apenas tive uma cadeira de instalações.
Para além da inscrição na OE, o que me aconselham mais a fazer? algum curso de especialização na área?

As questões burocráticas e de responsabilidade é o que mais me preocupa em relação ao projeto.


Digam da vossa experiencia,


Gracias :)


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 11 jan 2018, 17:00 Boa tarde,

Quero começar a fazer projetos de instalações eléctricas, no inicio até 50kVA. No curso de eng. electrotécnica apenas tive uma cadeira de instalações.
Para além da inscrição na OE, o que me aconselham mais a fazer? algum curso de especialização na área?

As questões burocráticas e de responsabilidade é o que mais me preocupa em relação ao projeto.


Digam da vossa experiencia,


Gracias :)
Boas
Uma das coisas importantes para além de outras mais, é importante dominar bem as RTIEBT, é também importante andar em obra, pois em obra aprende-se muito todos os dias, o restante com o tempo vai-se aprendendo.
Cpts.
Energy
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Localização: Faro
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por fabio2gaspar »

Agora com a nova legislação tens de ter ainda mais cuidado com os projetos, uma vez que já não é obrigatório submeter o projeto para aprovação. Aconselho-te mesmo assim a pedires uma análise dos projetos ... tem custos mas ficas mais descansado.
Abraço.
FGaspar
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por Mario Lopes »

Exacto,

Concordo a 100% com o que o fábio diz. Um projecto mal feito e que seja mandado para a execução é uma carga de trabalhos. Mais vale teres um parecer técnico. Para teres uma ideia 70% dos projectos analisados aquando a antiga Certiel 70% não estavam conformes. Já agora, para projectista em nome individual salvo erro necessitas de um seguro de responsabilidade civil de 50 mil euros.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por Electroo »

Mario Lopes Escreveu: 12 jan 2018, 14:16 Exacto,

Concordo a 100% com o que o fábio diz. Um projecto mal feito e que seja mandado para a execução é uma carga de trabalhos. Mais vale teres um parecer técnico. Para teres uma ideia 70% dos projectos analisados aquando a antiga Certiel 70% não estavam conformes. Já agora, para projectista em nome individual salvo erro necessitas de um seguro de responsabilidade civil de 50 mil euros.
Srs, Obrigado.

Esse seguro não é passado pela OE?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 15 jan 2018, 17:20
Mario Lopes Escreveu: 12 jan 2018, 14:16 Exacto,

Concordo a 100% com o que o fábio diz. Um projecto mal feito e que seja mandado para a execução é uma carga de trabalhos. Mais vale teres um parecer técnico. Para teres uma ideia 70% dos projectos analisados aquando a antiga Certiel 70% não estavam conformes. Já agora, para projectista em nome individual salvo erro necessitas de um seguro de responsabilidade civil de 50 mil euros.
Srs, Obrigado.

Esse seguro não é passado pela OE?
Boas
Sim pode ter seguro da OE, mas o valor se não me engano é de 10000€.
Cpts.
Energy
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por Nelson Pinho »

E o projeto para onde se envia? O site ainda não funciona certo???
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por Mario Lopes »

Viva Nelson,

Os projectos já não se enviam para nenhuma entidade. Agora és tu como projectista que assumes toda a responsabilidade. Para licenciamento basta a ficha electrotécnica entregue na Câmara e o projecto simplificado é entregue ao promotor ou D.O. para execução. É por isso que podes e a meu ver deves pedir um parecer as entidades que estão no site da DGEG.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por R3S »

Como membro da OE tens um seguro de 10.000€, que é suficiente para responsabilidade pelos projectos.

Se fores responsável por exploração é que precisas de um seguro de 50.000€ e esse tens de ser tu a pagar.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por Nelson Pinho »

Mario Lopes Escreveu: 17 jan 2018, 10:56 Viva Nelson,

Os projectos já não se enviam para nenhuma entidade. Agora és tu como projectista que assumes toda a responsabilidade. Para licenciamento basta a ficha electrotécnica entregue na Câmara e o projecto simplificado é entregue ao promotor ou D.O. para execução. É por isso que podes e a meu ver deves pedir um parecer as entidades que estão no site da DGEG.
Sim, mas esse projeto simplificado vai para a DGEG. É nesse sentido que pergunto...
devil_eagle
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 mar 2009, 22:01

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por devil_eagle »

R3S Escreveu: 17 jan 2018, 11:13 Como membro da OE tens um seguro de 10.000€, que é suficiente para responsabilidade pelos projectos.

Se fores responsável por exploração é que precisas de um seguro de 50.000€ e esse tens de ser tu a pagar.
Também pode adquirir o seguro de 50.000€ através da OE ou OET, ficando bastante mais em conta do que sendo realizado fora destas.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Projetos de Instalações Eléctricas

Mensagem por R3S »

Eu fiz um seguro de 50.000€ na mesma seguradora que tem acordo com a OE, mas acho que não houve nenhum desconto por haver esse acordo.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”