Dúvida

Responder
Valio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 dez 2017, 13:09

Dúvida

Mensagem por Valio »

Boa tarde,

Sou novo nestas andanças, assim sendo apresento-me Bruno Landeiro, tenho um curso de Técnico de instalações eléctricas com uma duração de 2 anos, e ando a iniciar-me em uns trabalhinhos e alguns biscates.

Contudo, inscrevi-me neste Fórum por causa de uma dúvida que não consigo esclarecer.

Isto é, tenho 2 fases e 2 neutros a virem em separado, 1º fonte de energia, 1 fase e 1 neutro + 2º fonte de energia 1 fase e 1 neutro, a questão agora é a seguinte, a 1º fonte de energia acusam 220 V, até aqui é normal, e a 2º fonte de energia alterna entre 6 e 7 Volts, mas há duas semanas acusava 220V, porque acusa agora 1 a 2 V?Será que me conseguem responder?
Agora se eu medir com o multimetro a fase da 1º fonte de energia junto com neutro ou até mesmo com a fase da 2ª fonte de energia, meço sempre 220 volts, acho isto muito esquisito, porque parece que a minha segunda fonte de energia, tanto a fase como o neutro se comportam ambos como um neutro. Será possivel?
Agradeço toda a vossa atenção meus caros camaradas eléctricos ;D
Cumprimentos
Bruno Landeiro


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por joao-pt »

O que é essa 2ª fonte de energia? Tens possibilidade de medir a tensão junto a essa fonte? Houve alteração nalgum ponto da instalação? Em que sítio estão as protecções? Nenhuma dessas protecções desarmou?
Valio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 dez 2017, 13:09

Re: Dúvida

Mensagem por Valio »

Ora boas João,

agradeço pela atenção

Então é o seguinte, a 2ª fonte de energia, é uma extensão vinda de um outro edificio ligada diretamente a um disjuntor, a 1ª fonte é a energia do proprio edificio, tenho as duas fontes de energia ligadas a um diferencial trifásico e um quadro improvisado, e no diferencial tinha conectado a fase e o neutro da 1ª fonte de energia e apenas a fase da 2ª fonte, e tudo funcionava perfeitamente até há pouco tempo.

Agora tive que desconectar a fase da 2ª fonte de energia, e medindo a tensão da 2ª fonte, varia apenas entre 1 e 2 volts, é possivel ter danificado algum cabo condutor da 2ª fonte? ou mesmo disjuntor donde provem a energia da 2ª fonte?

O que acho esquisito é ambos os cabos, fase ou neutro da 2ª fonte de energia,se for medido com a fase da 1ª fonte de energia, acusa sempre 220, o que me da a entender que ambos os condutores da 2ª fonte funcionam como neutro.

Agradeço o apoi
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por joao-pt »

Tens de ir ao edifício onde está a 2ª fonte de energia, vês que tensão tens e vês se o disjuntor não está desarmado.

Isso é algum quadro de obra?
Valio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 dez 2017, 13:09

Re: Dúvida

Mensagem por Valio »

Ora boas novamente,

é por aí, de forma a ter alguns aparelhos a funcionar, uma só fase faz disparar constantemente o quadro, assim com duas dá para dispersar a corrente pelos os demais aparelhos.
Verifiquei e realmente os condutores estavam trocados e diretamente sem passar pelo disjuntor, voltei a corrigir, e ficou impecavel, já assimila a tensão correcta em ambas as fontes de energia, 220V para cada uma das fases, independentemente do neutro.
Tudo conforme as especificações, agradeço o apoio grande João, um abraço e tudo de bom, boas festas master.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por ENERGY »

Valio Escreveu: 04 dez 2017, 15:06 Ora boas João,

agradeço pela atenção

Então é o seguinte, a 2ª fonte de energia, é uma extensão vinda de um outro edificio ligada diretamente a um disjuntor, a 1ª fonte é a energia do proprio edificio, tenho as duas fontes de energia ligadas a um diferencial trifásico e um quadro improvisado, e no diferencial tinha conectado a fase e o neutro da 1ª fonte de energia e apenas a fase da 2ª fonte, e tudo funcionava perfeitamente até há pouco tempo.

Agora tive que desconectar a fase da 2ª fonte de energia, e medindo a tensão da 2ª fonte, varia apenas entre 1 e 2 volts, é possivel ter danificado algum cabo condutor da 2ª fonte? ou mesmo disjuntor donde provem a energia da 2ª fonte?

O que acho esquisito é ambos os cabos, fase ou neutro da 2ª fonte de energia,se for medido com a fase da 1ª fonte de energia, acusa sempre 220, o que me da a entender que ambos os condutores da 2ª fonte funcionam como neutro.

Agradeço o apoi
Boas
Na verdade o que expõe aqui é muito estranho, pois diz ter duas extensões provenientes de Q.E diferentes, e na qual tem 2 fases distintas e um neutro ligados num ID, o que significa que um dos neutros estaria a passar por fora desse ID, logo não acredito que este ID alguma vez tenha funcionado com essa fase em que o neutro passa por fora desse ID.
Para terminar, este tipo de trabalho não se deve fazer nunca, pois ter improvisadamente extensões de 2 edifícios a alimentar equipamentos num dos edifícios, pode provocar riscos graves de segurança, tanto pessoais como patrimoniais.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por edeluz »

Fiquei sem perceber qual a razão da queda de tensão na segunda fonte. De 220Volts para 1 ou 2Volts. Não seria no momento em que era ligado algo na segunda fonte que atirava um disjuntor ou puxava a tensão toda dessa fonte?!!!?

Quando dizes isto:
me da a entender que ambos os condutores da 2ª fonte funcionam como neutro.
Uma vez que na segunda fonte tens uma tensão inferior, tão pequena como 1 ou 2 Volts, é normal teres uma d.d.p (diferença de potencial) entre circuitos, vai daí que funcionam como neutro quando em comparação com o circuito da primeira fonte.

Corrijam-me s.f. se estiver errado! Obrigado
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”