electricistas sem solução

Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

aureliocoimbra Escreveu: 24 mar 2017, 09:00 trabalho costuma ser pago
por acaso neste caso nao é, porque ate me deu gozo fazer o desenho do automatismo. ;)
e porque o trabalho costuma ser pago e porque ha dois dias que andava tudo a ser tratado por mp, foi tudo enviado por mp.
nao vi necessidade de por aqui o desenho e muito sinceramente o asalopes devia tambem ter enviado o desenho por mp. ate porque
neste caso ele podia eventualmente entrar em acordo comercial com a Ana Maria para lhe fazer o trabalho intelectual que os electricistas dela nao conseguiam fazer...

Este topico ja ultrapassou a parte da fase "academica" por assim dizer... ;)


Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

Boas "auréliocoimbra"
aureliocoimbra Escreveu: 24 mar 2017, 09:00 trabalho costuma ser pago
Já muito se escreveu no forum sobre situações idênticas. É como ensinar a pescar!

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu: 24 mar 2017, 08:18 Boas
LVirtual Escreveu: 24 mar 2017, 07:05 O espirito do forum sera mais partilha de conhecimento e informaçao tecnica, nao propriamente partilha gratuita de trabalho. parece-me... ;)
Aqui até parece o supermercado.

Cump.
Mário
Boas,

gostei desta!

Parece que os conceitos estão todos trocados, mas é o que vigora nos tempos que correm, há sempre alguém que cai.

Mas, já agora... sabes se o trabalho não foi pago?

Ohmico
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

ohmico Escreveu: 24 mar 2017, 12:06
Mário Escreveu: 24 mar 2017, 08:18 Boas
LVirtual Escreveu: 24 mar 2017, 07:05 O espirito do forum sera mais partilha de conhecimento e informaçao tecnica, nao propriamente partilha gratuita de trabalho. parece-me... ;)
Aqui até parece o supermercado.

Cump.
Mário
Boas,

gostei desta!

Parece que os conceitos estão todos trocados, mas é o que vigora nos tempos que correm, há sempre alguém que cai.

Mas, já agora... sabes se o trabalho não foi pago?

Ohmico
Ohmico, este "trabalho" nao é nem sera pago. É pro bono só pelo gozo de voltar a criar automatismos ao fim destes anos dedicado por inteiro a electronica digital. ;)
Até porque o circuito em si, é simples, talvez um pouco complexo, mas nao complicado. O principio tecnico usado, pode ser usado em outras utilizaçoes bem diferentes ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

Tratar das coisas por mp, é uma boa forma de ficar a salvo das críticas.
O que é preciso, é que o "cliente" fique satisfeito.
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Bem isto realmente (a vossa guerrinha) não está "fácil" digo eu...

No fundo pensei que por aqui houvesse e há (mas talvez pouco) espírito de entre-ajuda, não é por vir aqui "arranjar" uma solução destas que ganho dinheiro...
O que me motivou na vinda a este forum, é o facto de ir aprendendo mais alguma coisa porque na minha profissão acho que não existe uma semana sem mexer em parte eléctrica... mas cada um tira as conclusões que entende e para outros o dinheiro está sempre à frente...

apenas um desabafo... desculpem-me

cumprimentos a todos,
Ana
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

aureliocoimbra Escreveu: 24 mar 2017, 18:35 Tratar das coisas por mp, é uma boa forma de ficar a salvo das críticas.
O que é preciso, é que o "cliente" fique satisfeito.
é uma pena que os homens da minha terra natal ainda continuem a ter uma mente fechada e de antanho...
porventura terei que agradecer aos meus pais por me terem trazido da bencanta para lisboa quando eu tinha 5 meses de idade...

Nao é que tenha nada contra todas as outras terras do pais, mas doi-me ver gentes da minha terra com mentalidades menos boas por assim dizer...
é ja nao é este o unico caso, infelizmente...
Que terá acontecido à minha querida terra natal nos ultimos 50 anos? :(
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Pedro Mihuel »

Ana Maria Escreveu: 24 mar 2017, 19:59 Bem isto realmente (a vossa guerrinha) não está "fácil" digo eu...

No fundo pensei que por aqui houvesse e há (mas talvez pouco) espírito de entre-ajuda, não é por vir aqui "arranjar" uma solução destas que ganho dinheiro...
O que me motivou na vinda a este forum, é o facto de ir aprendendo mais alguma coisa porque na minha profissão acho que não existe uma semana sem mexer em parte eléctrica... mas cada um tira as conclusões que entende e para outros o dinheiro está sempre à frente...

apenas um desabafo... desculpem-me

cumprimentos a todos,
Ana
É como eu, o que me motivou neste forum foi aprender algo, e tenho aprendido bastante só a ler e a ver esquemas e imagens em topicos ás vezes de 2011 ou mais antigos :oops:

Ana Maria será que me podia fazer chegar o esquema de alguma forma, visto que eu tenho seguido desde o inicio este tópico e tambem gostava de aprender algo.
Como e quantos reles é que ligaram ?
Tenho o do asalopes e estou a tentar interpreta-lo e gostava de ver a solução do Lvirtual.
Porque eu também fiz um mas rascunho não consegui resolver alguns problemas/exigências que este circuito tinha.

Obrigado
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por asalopes »

Olá,

Em virtude de este tópico ter gerado algumas opiniões dissonantes, vou tecer mais alguns comentários:

1) Sou, também, dos que concordam que este sítio não deve ser um "supermercado" com soluções "chave-na-mão".

2) O esquema que partilhei permitia, se transposto para CADe-SIMU, simular o funcionamento da situação que fora proposta. Para implementação prática, utilizando os componentes referidos na enunciação de pressupostos, o mesmo não funciona como pretendido, exige uma ligeira alteração subtil, não acessível aos "electricistas sem solução" mas só ao alcance dos mais atentos.


Caro "LVirtual":
Obrigado pela simpática mensagem privada e pela partilha do ESQUEMA.
As más notícias:
O esquema não corresponde ao que fora pedido, pois, ultrapassados os 30m de funcionamento, desliga o motor, entra em alarme mas volta a funcionar se accionado o fim de curso!!!
As boas notícias:
De facto o teu esquema tem menos componentes que o meu, a protecção por relé térmico não aparece sequer no circuito de comando.


Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

Respostas em roxo (nao consegui uma cor que fosse suficientemente legivel, não tenho botao para escolher cores, tem que ser "à unha"). ;)
asalopes Escreveu: 25 mar 2017, 11:38 Olá,

Em virtude de este tópico ter gerado algumas opiniões dissonantes, vou tecer mais alguns comentários:

1) Sou, também, dos que concordam que este sítio não deve ser um "supermercado" com soluções "chave-na-mão".
tambem sou dessa opinião, mas se calhar um pouco mais flexivel e em situações muito especificas, ao invés de outras pessoas sou capaz de "dar" o meu trabalho, desde que isso nao tenha custos fisicos obviamente, do tipo de ter que comprar material para incluir na oferta, a menos que seja uma pessoa do meu circulo restrito de "familiares". Na Electricidade nao sei como funciona, mas por exemplo na Electronica e no Software, quase todas as empresas do ramo têm por habito "dar" pequenas amostras daquilo que produzem a potenciais clientes ou não. Quando fazemos um trabalho a primeira vez para algum "cliente", nada nos diz que nos voltara a comprar seja o que for, mesmo que esse primeiro trabalho seja gratuito. Essa atitude tem a ver com uma ideia que existe muito na comunidade de software e de electronica, mais no software, chamada de Opensource. Não morri nem fiquei mais pobre pelo desenho que fiz, nem certamente tu ficaste mais pobre com o teu desenho.
Agora ha tambem que olharmos para outro aspecto disto. Mais concreto. Este desenho pago ou gratuito serve apenas e tão só para resolver ou tentar resolver o problema tecnico apresentado neste topico, certo? O desenho em concreto, nao as ideias que escrevemos antes do desenho aqui. Isso sim sao partilha de conhecimentos e de procedimentos a usar em determinada situaçao. Isso é uma coisa totalmente diferente. Com este desenho, (o teu ou o meu), qualquer tecnico minimamente capaz de o interpretar, tem a possibilidade "gratuita" de o usar numa situaçao semelhante e ganhar dinheiro com isso, porventura ate bastante, sem que esteja obrigado a quaisquer direitos de autor. nesta situaçao ja nao é aproveitar conhecimentos tecnicos partilhados mas sim usufruir gratuitamente do trabalho intelectual de outrem sem pagar os devidos royalties, ou seja é usurpaçao de propriedade intelectual. Agora tambem pode acontecer a situaçao contraria mas ligada a esta de tecnicos honestos que tentam fazer o mesmo trabalho e cobram x por esse desenho e depois vem o cliente dizer-lhe que afinal ja nao quer, porque encontrou algures na net um esquema que faz precisamente aquilo que precisa. Tas a ver a cena nao tás? ;) pois, agora imagina que isso te acontece a ti? Como é que ficarias? è lixado para qualquer um. Dai eu nao ter sentido a necessidade de partilhar o desenho completo aqui em publico. ANtes de abrirmos a boca em certas situaçoes temos que pensar em todas as implicaçoes daquilo que vamos dizer. Não é só atirar o barro à parede a ver se cola...


2) O esquema que partilhei permitia, se transposto para CADe-SIMU, simular o funcionamento da situação que fora proposta. Para implementação prática, utilizando os componentes referidos na enunciação de pressupostos, o mesmo não funciona como pretendido, exige uma ligeira alteração subtil, não acessível aos "electricistas sem solução" mas só ao alcance dos mais atentos.
Mesmo tu aqui dizes que acabaste por fazer algo semelhante em termos de proteção de propriedade intelectual, eu tambem costumo muitas vezes fazer assim dessa forma. ;) "Só ao alcance daqueles que realmente tem merito e competencia na sua profissão". è assim que eu penso, tanto que te mandei o desenho para tu o veres... ;) Nao precisava de o ter feito, mas ja que te esforçaste como eu a tentar resolver o problema ganhaste merito aos meus olhos. ;) Só te conheço deste topico, por isso nao posso avaliar mais. porque todos nós aqui e la fora estamos sempre a ser avaliados por todos os que nos rodeiam, mesmo que seja de forma inconsciente, indepentemente dos canudos que todos tenhamos. è um facto da vida.
E agora voltando à fase "academica" do topico, o teu esquema "TAMBEM NAO FUNCIONA COMO PRETENDIDO" usando as tuas proprias palavras porque lhe meteste uma "armadilha". ;) Ai ficamos empatados. Quanto à quantidade de componentes que meti no desenho estao la todos, ate o RELE TERMICO, repara bem do lado direito em cima antes das setas que dizem: "Saida para o motor". ;)


Caro "LVirtual":
Obrigado pela simpática mensagem privada e pela partilha do ESQUEMA.
Nao foi para me fazer "mais simpatico" que te enviei a MP. Era um dever moral para mim explicar-te tudo aquilo que te expliquei na msg. Faz parte de mim ser assim. Sempre que quiseres enviar MP acerca de qualquer coisa tens a porta aberta. ;)
As más notícias:
O esquema não corresponde ao que fora pedido, pois, ultrapassados os 30m de funcionamento, desliga o motor, entra em alarme mas volta a funcionar se accionado o fim de curso!!!
Voltando a parte técnica vamos raciocinar um pouco:
Eventualmente nao tens todas as infos acerca do automatismos por motivos obvios, portanto eu passo a explicar o meu raciocinio para construir o desenho assim.
No fundo essa parte que foi pedida, nao tem muita razao de ser, nem provoca problemas por ai alem. O tal fim de curso (vamos chamar-lhe "Contacto Filsa" serve para indicar quando o motor deve trabalhar, porque é acionado pelo peso dos "materiais" que queremos que a parte mecanica distribui-a. Quando há material em cima do contacto filsa, por força da gravidade, o contacto interior é fechado e isso inicia o ciclo de trabalho. Temos um ciclo temporizado para nao deixar ultrapassar um determinado tempo. O circuito so deve funcionar quando ha material em cima do contacto Filsa. Se nao houver material o Filsa nao inicia o ciclo. O motor so deve trabalhar ate um maximo de 30 minutos apos ter sido acionado, gerando alarme informativo no final desse tempo. O tempo de 30 minutos nunca é ultrapassado por força da configuraçao dos rele temporizado RT2. Se o filsa se desactivar antes dos 30 minutos, o circuito pára e fica pronto para novo ciclo. Se durante o sinal de alarme o filsa for desactidao por gravidade voltar a ser activado, nada do que foi escrito antes neste topico ou nos contactos directos que tive a "Dona" da instalaçao diz que isso é um problema. Faoi referido aqui no topico que isso nao seria para acontecer realmente, mas sera propriamente um entrave se acontecer? ainda nao tive oportunidade de esclarecer esse pormenor com a Ana Maria. :)
De qualquer maneira fizeste bem em salientar isso e agradeço-te por o teres feito, fico a espera do que ela me diga para lhe dar a "soluçao" dessa parte. ;)

As boas notícias:
De facto o teu esquema tem menos componentes que o meu, a protecção por relé térmico não aparece sequer no circuito de comando.
De facto o meu esquema tem todos os elementos apresentados aqui pela Ana Maria no desenho que ela publicou.
BT1, IM1, RT1, RT2, RL1, K1, RT1. Ora vai la verificar novamente. ;)


Cumprimentos.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

Boas

Para mim o que aconteceu foi (é o meu sonho, que pode estar errado);

Cliente chama o electricista e diz o que quer.
O electricista dá o preço.
Cliente contesta o valor e diz que quer saber se vai funcionar (elect. faz o desenho).
Cliente quer saber que material leva. (é legal querer saber o que leva, mas o elect. para se proteger, não informa da totalidade do material)
Elect. manda relação do material ((mas não todo, os relés temporizados são iguais, menos a configuração))
Cliente compra o material e executa o quadro como entendeu. Não funciona como pretendido.
Cliente vem ao forum, e culpa os electricistas que não arranjam a solução que pretende.
O Forum resolve o problema.
Cliente quer aproveitar o material que comprou, com a solução do forum.
Cliente fica com a solução.
Acordo, e fim do meu sonho, são horas de levantar e pegar ao serviço.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

Mário Escreveu: 25 mar 2017, 19:13 Boas

Para mim o que aconteceu foi (é o meu sonho, que pode estar errado);

Cliente chama o electricista e diz o que quer.
O electricista dá o preço.
Cliente contesta o valor e diz que quer saber se vai funcionar (elect. faz o desenho).
Cliente quer saber que material leva. (é legal querer saber o que leva, mas o elect. para se proteger, não informa da totalidade do material)
Elect. manda relação do material ((mas não todo, os relés temporizados são iguais, menos a configuração))
Cliente compra o material e executa o quadro como entendeu. Não funciona como pretendido.
Cliente vem ao forum, e culpa os electricistas que não arranjam a solução que pretende.
O Forum resolve o problema.
Cliente quer aproveitar o material que comprou, com a solução do forum.
Cliente fica com a solução.
Acordo, e fim do meu sonho, são horas de levantar e pegar ao serviço.

Cump.
Mário
Não podias ter descrito isto melhor...
por alguma razao pertences a team dos manda chuvas ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

LVirtual Escreveu: 25 mar 2017, 20:37
Escreveu:
Não podias ter descrito isto melhor...
por alguma razao pertences a team dos manda chuvas ;)
Team manda chuvas não! Mas de algumas realidades que podem acontecer (e acontecem), sim.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Lamento, mas este tópico vem provar duas coisas:
o meu gradual afastamento de à algum tempo a esta parte e também aquilo que já tinha manifestado a alguns responsáveis deste forum: que alguns tópicos têm sido resolvidos por mp's...
Obviamente que este fórum é de entre-ajuda ... e este não tem culpa que a ajuda que é prestada seja aproveitada por terceiros para fins profissionais; é um risco que este fórum e seus utilizadores correm... qualquer fórum, desta natureza não está livre que isso venha a acontecer.
Uma coisa é certa, que é contra-natura deste fórum resolver os posts por mp, é; mas este fórum será aquilo que os seus administradores, moderadores e utilizadores quiserem que seja, criando ou não mecanismos de defesa dos interesses dos seus utilizadores.

Cps
A. Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por ohmico »

Boas,

Será que costumam ler o que escrevem, depois de escrito?

Tenho pena de a minha ignorância não me permitir entender o que foi escrito pelo LVirtual, pricipalmente nesta parte:
Com este desenho, (o teu ou o meu), qualquer tecnico minimamente capaz de o interpretar, tem a possibilidade "gratuita" de o usar numa situaçao semelhante e ganhar dinheiro com isso, porventura ate bastante, sem que esteja obrigado a quaisquer direitos de autor. nesta situaçao ja nao é aproveitar conhecimentos tecnicos partilhados mas sim usufruir gratuitamente do trabalho intelectual de outrem sem pagar os devidos royalties, ou seja é usurpaçao de propriedade intelectual.

Já agora, se me permite, duas notas: não partilhou o esquema no forum porque não queria ser contestado tecnicamente, não foi?
Tem consciência de estar a fornecer informações a quem não tem conhecimentos técnicos suficientes em electricidade e que os equipamentos a comandar podem pôr em risco pessoas ou bens?

Ohmico
Bloqueado

Voltar para “Esquemas Elétricos”