Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Responder
Pedro.Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 fev 2017, 02:04

Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por Pedro.Pereira »

Boas,

Eu sou novo por aqui e quero dizer que adoro electridade, mas não sou eletricista.

Eu tenho um motor de aspirador 1800w. Gostava de saber se desmontando o motor, tirar o induzido, tirar os fios conectados às escovas das bobines e unilos em série, e conectar dois fios às escovas para ter saída de tensão, voltar a colocar o induzido e montar o motor.

Se ligando as bobines a uma fonte de alimentação de 12v 5amp máximo tornando as bobines em imas e rodando o induzido irei produzir electricidade.?

Eu sei que é esquisito o que estou a pensar porque quero produzir energia desta forma mas se fosse possível gostaria de experimentar e obter resultados.

Obrigado pela atenção.


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por LVirtual »

o que tu queres fazer é transformar o motor num gerador. se ligas um gerador a fonte de alimentaçao o que vais conseguir é derreter ambas coisas...

esse tipo de motores nao dá para transformar em gerador devido á sua propria construçao...

pesquisa um bocado na net sobre motores e geradores, vais ver as diferenças.

e se ja tens a fonte de alimentaçao a trabalhar nao precisas de gerar electricidade. ja lá a tens na fonte ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Pedro.Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 fev 2017, 02:04

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por Pedro.Pereira »

Obrigado pela resposta.

Eu já desconfiava que podia fazer asneira.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por joao-pt »

Em princípio poderás utilizar esse motor como gerador, terás apenas de fazer algumas alterações, uma chamada de atenção, isso não pode ser ligado directamente à rede eléctrica.

Antes de começares a fazer alguma coisa, sugiro-te que leias umas coisas, pesquisa aquilo pelo fórum que já existe alguma informação relativamente à produção eólica, pesquisa também pela Internet que encontrarás bastantes pessoas que já têm sistemas desses a funcionar, em inglês encontras mesmo muitos casos de Blogs, Sites e Fórums como este.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por LVirtual »

os motores de escovas nao dão para tranformar em gerador, acho eu. tera que ser motor de indução.

aqui um link para uma descriçao muito completa do que é um motor electrico.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.ph ... 829-mec060
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Pedro.Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 fev 2017, 02:04

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por Pedro.Pereira »

Boas,

Obrigado pela vossa ajuda, eu já fiz um teste, o motor tem as ligações fora da carcaça por isso não foi necessário desmontar ainda.

Liguei um carregador universal de portátil às bobines e desliguei-as das escovas unindo as em série. E nas escovas liguei o multímetro para medir a tensão.

Quando rodei o induzido produziu 0.5v um pequeno giro dado que não consegui desmontar a protecção e tirar a ventoinha para ficar com o eixo livre. Só que reparei que as bobines aqueceram..

A minha ideia é ligar o eixo a uma bicicleta e rodando a roda fazer rodar o eixo do motor. Eu sei que não é boa a ideia de usar este tipo de motor e que usam alternadores. O meu problema é que não tenho muito capital para nada. Xp
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por LVirtual »

pá, vendes a bicicleta e compras um alternador ;)

se conseguires arranjar um motor dos outros na sucata é capaz de tambem dar, ou entao desmontas o "dinamo" da roda da frente da bicicleta e ja tens um gerador, ou entao nem o desmontas e ligas uns fios no casquilho da lampada da bicicleta e ja tens energia de borla enquanto fazes um bocado de fitness ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Pedro.Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 fev 2017, 02:04

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por Pedro.Pereira »

Obrigado pela dica vou esperar pelo momento certo.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ideia para aproveitar motores ac para geradores cc

Mensagem por LVirtual »

se conseguires arranjar um alternador de automovel usado por baixo preço nos sucateiros, consegues realizar essa ideia com relativamente pouco dinheiro, acho eu. um alternador auto da-te 12 Volts e uns quantos amperes o que ja vai dar uma boa potencia e se calhar serve para o que pretendes.
pelo menos para começar. e depois mais tarde fazes um upgrade ao motor. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Responder

Voltar para “Ideias”