Postos de Transformação e Intervenções

Responder
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por Pedro Oliveira »

Boa tarde,

Gostaria de saber, sob a legislação, quem pode fazer intervenções dentro de um QGBT, nomeadamente no QGBT e em Quadros adjacentes que possam existir (baterias de condensadores, por exemplo). Não estou a falar em entrar dentro da cela do transformador nem em TET.

DIgo isto porque sou Engenheiro Electrotécnico e preciso de saber quem posso mandar aos pts para por exemplo trocar um diferencial do circuito de iluminação do pt, que está no QGBT, quem posso lá enviar para acompanhar o técnico responsável pelo PT a medir as terras, quem posso enviar para trocar condensadores no Quadro de Correcção do Factor de Potência.

Um electricista com carteira pode fazer isto? Tem que ter alguma formação?
E eu? Posso?

Obrigado,
Pedro Oliveira


alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por alucas »

Boa noite,

Só um técnico responsável de execução (eletricista inscrito na DGE).

Outros (com carteira, oficiais, ajudantes) desde que acompanhados por um técnico responsável de execução ou de exploração que é o seu caso.

Cps
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por luisilva78 »

alucas Escreveu:Boa noite,

Só um técnico responsável de execução (eletricista inscrito na DGE).

Outros (com carteira, oficiais, ajudantes) desde que acompanhados por um técnico responsável de execução ou de exploração que é o seu caso.

Cps
O "alucas" anda um pouco distraído. Um técnico responsável pela execução de instalações eléctricas, não é apenas um electricista. Veja o que diz a lei:
"Artigo 5.º
Técnico responsável pela execução
1 — Para o acesso e exercício da atividade de técnico responsável pela execução de instalações elétricas de serviço particular, nos termos do regime jurídico da atividade da construção, é necessário possuir:
a) Título de engenheiro da especialidade de engenharia eletrotécnica;
b) Título de engenheiro técnico da especialidade de engenharia de energia e de sistemas de potência;
c) Qualificação de dupla certificação, obtida por via das modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações, que integrem unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas e respeitem os conteúdos definidos no Catálogo Nacional de Qualificações; ou
d) Conclusão, com aproveitamento, das unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas, integradas no Catálogo Nacional de Qualificações"


Sendo assim, um técnico responsável pode ser um Engenheiro Electrotécnico (como é o caso o do "Pedro Oliveira") e até aparece em primeiro lugar na lista. Não percebi onde foi buscar, nem o que quer dizer, esta ideia:

"Outros (com carteira, oficiais, ajudantes) desde que acompanhados por um técnico responsável de execução ou de exploração que é o seu caso."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por ohmico »

"Outros (com carteira, oficiais, ajudantes) desde que acompanhados por um técnico responsável de execução ou de exploração que é o seu caso."

Boas,

diz e diz muito bem, a exigência é de que esses profissionais podem fazê-lo desde que acompanhados.

Estava-mos bem perdidos se todos os intervenientes tivessem que estar carregados de títulos.

Ohmico
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por alucas »

Boa noite,

Vou ser mais claro para quem não percebeu

Para efectuar manobras num posto de transformação "QGBT" terá que estar presente um técnico responsável de execução ou de exploração.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por alucas »

Um electricista para se inscrever como técnico responsável de execução:

Copy paste de: luisilva 78

c) Qualificação de dupla certificação, obtida por via das modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações, que integrem unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas e respeitem os conteúdos definidos no Catálogo Nacional de Qualificações; ou
d) Conclusão, com aproveitamento, das unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas, integradas no Catálogo Nacional de Qualificações"
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por luisilva78 »

alucas Escreveu:Boa noite,

Vou ser mais claro para quem não percebeu

Para efectuar manobras num posto de transformação "QGBT" terá que estar presente um técnico responsável de execução ou de exploração.
alucas Escreveu:Um electricista para se inscrever como técnico responsável de execução:

Copy paste de: luisilva 78

c) Qualificação de dupla certificação, obtida por via das modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações, que integrem unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas e respeitem os conteúdos definidos no Catálogo Nacional de Qualificações; ou
d) Conclusão, com aproveitamento, das unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas, integradas no Catálogo Nacional de Qualificações"
Pelos vistos não nos estamos a entender. Sendo o "Pedro Oliveira" Engenheiro Electrotécnico ele próprio pode acompanhar esses trabalhos porque pode ser técnico responsável pela execução ou pela exploração. Atenção, porque ele refere no post "um electricista com carteira", que deverá querer querer dizer um técnico responsável pela execução ou exploração inscrito na DGEG. Sendo assim, respondendo às questões levantadas, as respostas, na minha opinião, deveriam ter sido:
Pedro Oliveira Escreveu: Um electricista com carteira pode fazer isto?
Sim, apenas é necessário que esteja inscrito na DGEG.
Pedro Oliveira Escreveu: Tem que ter alguma formação?
Não.
Pedro Oliveira Escreveu: E eu? Posso?
Sim, um Engenheiro Electrotécnico pode ser técnico responsável pela execução ou exploração, sendo assim, pode executar ou acompanhar a execução esses trabalhos.
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Postos de Transformação e Intervenções

Mensagem por Pedro Oliveira »

Muito Obrigado pelas respostas.

Quando me referia a electricista com carteira, era exactamente isso, com inscrição na DGE.

Eu sou Engenheiro inscrito na OE.

Estou então esclarecido,
Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Responder

Voltar para “Dúvidas”