Fotovoltaico para aquecimento de agua

freixeda
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 29 jul 2016, 15:51

Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por freixeda »

Os termoacumuladores possuem resistências iguais ou superiores a 1000W. O que acontece se em vez de ligar à rede elétrica o ligar diretamente a um kit fotovoltaico de autoconsumo de apenas 500W? Será que como é uma resistência de 1000W ela funciona com 500W mas leva o dobro do tempo a aquecer a mesma quantidade de água? gostava de tirar esta dúvida.


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por admin »

em temos de potencia tem vários potencias para termoacumuladores

Pois 500 W para 1000 W e o dobro pois leva o dobro do tempo agora o painel tem de estar a trabalhar sempre em pleno acho complicado que aconteça

potencia maxima 500 w e nao 1000 w

resumindo acho que essa não será a solução
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por ohmico »

freixeda Escreveu:Os termoacumuladores possuem resistências iguais ou superiores a 1000W. O que acontece se em vez de ligar à rede elétrica o ligar diretamente a um kit fotovoltaico de autoconsumo de apenas 500W? Será que como é uma resistência de 1000W ela funciona com 500W mas leva o dobro do tempo a aquecer a mesma quantidade de água? gostava de tirar esta dúvida.
Boas,

se o sistema só dá 500 como é que quer tirar de lá 1000?

Ou o sistema tem protecção automática para excesso de carga ou queima.

Já agora seria interessante saber "engenheiro" de quê?

Ohmico
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por ruisantos »

Estou sériamente a pensar em fazer isto,pois possuo 900w de paineis no telhado 90%do tempo á boa vida.
No meu caso nao será problema demorar o dobro do tempo a aquecer...pois tudo o que vier é lucro!!!
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 15 set 2016, 16:30
Localização: São Paulo - Brasil

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por Lemo »

Olá Pessoal.
Quando pensamos em potencia elétrica, envolve uma grandeza que é a corrente elétrica, se vc ligar um gerador de energia que gera 500 Whs e o consumo do equipamento é de 1000 Whs, certamente terá problemas.
Não devemos ligar o sistema fotovoltaico diretamente em uma carga, pois não ira funcionar, o Inversor de frequência do sistema fotovoltaico, precisa da frequência da rede de enercia CA da sua concessionaria 50Hz ou 60Hz para gerar a energia CC que chega dos módulos fotovoltaicos.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por nelmindo »

Lemo Escreveu:Olá Pessoal.
Quando pensamos em potencia elétrica, envolve uma grandeza que é a corrente elétrica, se vc ligar um gerador de energia que gera 500 Whs e o consumo do equipamento é de 1000 Whs, certamente terá problemas.
Não devemos ligar o sistema fotovoltaico diretamente em uma carga, pois não ira funcionar, o Inversor de frequência do sistema fotovoltaico, precisa da frequência da rede de enercia CA da sua concessionaria 50Hz ou 60Hz para gerar a energia CC que chega dos módulos fotovoltaicos.
A abreviatura ou símbolo correto para unidade watt, é apenas o W e não o Whs. Por favor, não inventem mais do que o necessário.
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 15 set 2016, 16:30
Localização: São Paulo - Brasil

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por Lemo »

Estou no Brasil, aqui as normas são diferentes e simbologia também, estou sobrando nesse fórum....
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por luisilva78 »

Lemo Escreveu:Estou no Brasil, aqui as normas são diferentes e simbologia também, estou sobrando nesse fórum....
Essa parte das normas e simbologia não é verdade. O sistema de medidas é internacional e consequentemente são usadas as mesmas unidades e forma de as representar em todo o mundo (que adopta este sistema, para outro tipo de medidas, que não as eléctricas, existem outros tipos de sistemas usados apenas em alguns países).
Não está sobrando neste fórum, apenas tem aprender algumas coisas (que pelos vistos dá como certas e que fica ofendido quando o tentam corrigir). Todos (ou pelo menos os utilizadores activos) estamos aqui com 2 objectivos: ajudar e aprender. Alguns utilizadores conseguem cumprir mais um dos objectivos, outros utilizadores apenas conseguem cumprir o outro, mas todos são bem-vindos até porque ninguém sabe tudo sobre todos os temas.
LuisAngola
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 17 jun 2008, 08:09

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por LuisAngola »

Lemo Escreveu: 15 set 2016, 16:57 Não devemos ligar o sistema fotovoltaico diretamente em uma carga, pois não ira funcionar
Boas

Tratando-se de resistências funciona sim.

a ideia parece-me boa, eu trocaria era por uma resistência de aquecimento mais fraca e de 400V para poder ser ligada aos painéis.

sem onde constroem resistências por medida.
caveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 set 2007, 19:49
Localização: Brasil - PR
Contacto:

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por caveira »

Tem empresas que constroem resistências sob medida conforme o desenho
sendo necessário também informar a tensão e potência.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por LVirtual »

LuisAngola Escreveu: 14 jan 2017, 08:06
Lemo Escreveu: 15 set 2016, 16:57 Não devemos ligar o sistema fotovoltaico diretamente em uma carga, pois não ira funcionar
Boas

Tratando-se de resistências funciona sim.

a ideia parece-me boa, eu trocaria era por uma resistência de aquecimento mais fraca e de 400V para poder ser ligada aos painéis.

sem onde constroem resistências por medida.

É preciso é que o sistema fotovoltaico mande cá para fora uma tensão de 400 Volts...
Assim ligar directo aos paineis nao me parece que resulte, acho que só conseguirá alguma coisa com um sistema de bateria e controlador de carga mais elevador de tensão talvez...
mas isso sou eu a "achar"...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Bruno Amendoeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 04 dez 2009, 01:21
Localização: Aljezur - FF Solar
Contacto:

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por Bruno Amendoeira »

Bom dia,
um ponto que me parece importante reflectir é o seguinte:
- Uma vez quente, o termo acumulador mantêm apenas a tem temperatura e para isso não irá requerer assim tanta energia.....
- Por norma, os banhos, na maior parte das vezes são tomados ao fim do dia, posto isto, esses 900w irão entrar em carga já fora do horário Solar...assim sendo, vão consumir da rede eléctrica....-


Uma coisa que poderia ser feita, que daria resultado sería, uma UPAC ligada na fase onde se encontra ligado o sistema do termo acumulador... Para mim faria mais sentido de que usar exclusivamente o Fotovoltaico para alimentar o termo acumulador.


ABÇ
O conhecimento é como as prendas de Natal, há que dar e receber.
Avatar do Utilizador
Bruno Amendoeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 04 dez 2009, 01:21
Localização: Aljezur - FF Solar
Contacto:

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por Bruno Amendoeira »

Bom dia,
um ponto que me parece importante reflectir é o seguinte:
- Uma vez quente, o termo acumulador mantêm apenas a tem temperatura e para isso não irá requerer assim tanta energia.....
- Por norma, os banhos, na maior parte das vezes são tomados ao fim do dia, posto isto, esses 900w irão entrar em carga já fora do horário Solar...assim sendo, vão consumir da rede eléctrica....-


Uma coisa que poderia ser feita, que daria resultado sería, uma UPAC ligada na fase onde se encontra ligado o sistema do termo acumulador... Para mim faria mais sentido de que usar exclusivamente o Fotovoltaico para alimentar o termo acumulador.


ABÇ
O conhecimento é como as prendas de Natal, há que dar e receber.
man.macedo77
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 05 out 2022, 11:23
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por man.macedo77 »

A RuiSantos, sempre chegou a instalar o termoacumulador ao fotovoltaico?

Eu estou com necessidade semelhante.

Tenho 1000w de painéis instalador, com inversor de 3kw e 2 baterias de 150 amp, tudo num sistema isolado.

Quero uma solução para água quente dee baixa capacidade (40 litros) que não envolva tubos de água na cobertura, tanto mais que é uma reabilitação de um moinho e estou a minimizar cabos e tubos na cúpula.
man.macedo77
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 05 out 2022, 11:23
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por man.macedo77 »

ruisantos Escreveu: 31 jul 2016, 10:57 Estou sériamente a pensar em fazer isto,pois possuo 900w de paineis no telhado 90%do tempo á boa vida.
No meu caso nao será problema demorar o dobro do tempo a aquecer...pois tudo o que vier é lucro!!!

Sempre chegou a instalar?
Estou com necessidade semelhante.
Tenho em uma instalação offgrid, 1000w de painéis no telhado, um inversor de 3kw e 2 baterias 150 amp cada.

Queria instalar água quente, mas como se trata da reabilitação de um moinho não quero passar tubagem para o telhado.

Um termoacumulador seria uma solução.

Funciona?
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”