Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Responder
Lordfox8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 jun 2016, 22:53

Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por Lordfox8 »

Olá pessoal, seguinte precisei passar um fio novo para funcionar o interfone e o portão de tranca automatica, o seguinte, passei um cabo de rede aqueles de computadores cat e 5 numa distância de 100 metros, mais botões pulso, mais uma fonte 12vdc de 2a e tranca automatica de 12vdc só que não sei a potência, vamos lá ao problema o problema o seguinte eu conecto o multímetro na ponta e quando aciona o botão sem que esteja conectado ao portão chega 12vdc só que quando eu conecto a bobina da tranca a tensão cai para 4vdc e a bobina não abre aí coloquei uma fonte universal de laptop de 12 a 24vdc de 5a quando chegou a 24vdc eu aciona o pulso ele abre o portão só que a voltagem chega a 9vdc e não mantém a 12vdc ou 24vdc só que quando eu ligo direto a fonte de 12vdc a menos de um metro funciona mas com a bobina solta sem o peso do portão, aí vem minha dúvida do que poder ser... será que a fonte é fraca na corrente? Ou é assim mesmo e preciso colocar uma fonte com uma voltagem maior???

Desde já muito obrigado!!


Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por asena »

O que estah a acontecer eh que o comprimento do cabo estah a introduzir muita resistencia, o q faz com q a mesma vah reduzir a corrente na linha.

A resistencia total de 100mt de CAT5 pode ir dos 7R aos 20R por condutor. Logo dobra pois estah a usar dois condutores p alimentar a fechadura.

Umas contas rapidas e redondas, vamos supor que cada condutor tem uma resistencia de 10R, logo como sao dois usados = 20R.
A fonte de alimentacao fornece 12VDC e na outra ponta em carga, tem 4VDC. Logo tem uma queda de 8VDC.
Pela Lei de OHM, i = V/R, i=8/20, i=~400mA
Contas redondas pois nao se sabe exactamente a resistencia do cabo e a potencia da fechadura.


Pode ligar condutores em paralelo p alimentar a fechadura ?
Lordfox8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 jun 2016, 22:53

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por Lordfox8 »

Como assim ligar em paralelo??? Algumas fechaduras são de 18wts acredito que essa fechadura chega perto disso!
Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por asena »

Se em vez de ligar UM condutor para o positivo e negativo, ligue DOIS para o positivo e outros DOIS para o negativo.
Isto vai fazer com q a resistencia do condutor seja dividida por 2.

A formula para chegar ah resistencia final do condutor eh :: R/n
Em q o "n" eh o numero de condutores usados.
Ex: 2 condutores de 10 Ohm cada, 10/2 = 5 ohm finais
Lordfox8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 jun 2016, 22:53

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por Lordfox8 »

Pode ser froidy é que eu soldei as junções dos fios se eu colocar uma fonte com mais corrente não resolve? Ou tensão?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por jaimereis »

Não.....pode até colocar uma bateria de um TIR....a queda de tensão continua......aumente a secção do cabo!!!

....como foi já sugerido....
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por asena »

Pode resolver, mas o problema mantem-se :: a resistencia nos cabos eh alta p essa distancia e potencia transmitida.

Potencia dissipada no cabo = (Queda de Tensao ^ 2) / Resistencia


Se formos aos valores anteriores de resistencia no cabo de 10R (20R pois sao negativo e positivo) ::

8^2 / 20 = 64/20 = 3.2 W ! o CAT5 pode dissipar esta potencia em calor? vai depender do AWG do cabo.
Lordfox8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 jun 2016, 22:53

Re: Ao acionar 12VDC cai para 4vdc aí não funciona!!

Mensagem por Lordfox8 »

Vou tentar fazer a ligação de dois condutores em cada pólo... o complicado que nessa ligação tem dois botões já estou usando 2 pares para acionar o.portão e um par para levar a tensão para botoeira 1 e 2 e um para a botoeira 1 e o par 2 para botoeira lógico o negativo estão todos juntos agora na botoeira está ligado o positivo.... vou tentar levar mais um positivo lá para frente!
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”