Instalação de termoacumulador

Responder
virgula
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 28 mar 2016, 16:20

Instalação de termoacumulador

Mensagem por virgula »

Boa tarde.
Mudei para um apartamento que não tinha cozinha (era escritório) e foi preciso montar uma cozinha, tendo ficado decidido usar um termoacumulador em vez de gás que ficaria mais caro de instalar.
O quadro é trifásico, com potência contratada de 30, com uma grande quantidade de disjuntores identificados para cada divisão, tomadas e lâmpadas. O responsável da obra subcontratou um electricista para fazer a instalação eléctrica na cozinha, e foi-me dito que para o termoacumulador seria necessário uma ligação independente com instalação de um disjuntor diferencial no quadro. Ora, o orçamento ascendeu aos 540€ + iva para esta instalação e de mais 3 tomadas + fios, calhas e mão de obra. Achei exagerado, mas foi-me justificado pelo preço do disjuntor que seria de perto de 200 euros.
Hoje liguei um secador na sala (não havia mais nada ligado, apenas o termoacumulador na cozinha) e o quadro disparou. É possível que a instalação tenha sido mal feita ou que (o mais certo) tenha sido aldrabada? É possível verificar se esse tal disjuntor foi mesmo instalado ou se foi usado um já existente?

Obrigada desde já pelas opiniões.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por joao-pt »

virgula Escreveu:(...)
Hoje liguei um secador na sala (não havia mais nada ligado, apenas o termoacumulador na cozinha) e o quadro disparou. É possível que a instalação tenha sido mal feita ou que (o mais certo) tenha sido aldrabada?
O que disparou? O geral? Disjuntor ou diferencial? Só acontece com o secador? Só acontece com essa tomada?
virgula Escreveu:(...)
É possível verificar se esse tal disjuntor foi mesmo instalado ou se foi usado um já existente?
Se quem instalou não te deixou identificado qual é o disjuntor que pertence ao termo-acumulador, vais ter de fazer tu isso, desligas um de cada vez até descobrires qual é. Não tens muitas formas de perceber se foi instalado equipamento novo ou utilizado o já existente, podes ver por exemplo se é tudo da mesma marca mas especialmente ver as marcas de uso (sujidade).
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por Mestreclima »

Boas. Este forum tem como fundamento ajudar, principalmente profissionais. Não para julgar.
Desde já é estranho alugares um apartamento sem cozinha, mas.... lá deves ter as tuas razoes.
Dizes ter um quadro trifasico com 30, a potencia contratada, monofasica ou trifasica?
Deves 1º fazer a tua apresentação e tentar expor melhor
Cump.

Rochinha
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por nelmindo »

Mestreclima Escreveu:Boas. Este forum tem como fundamento ajudar, principalmente profissionais. Não para julgar.
Desde já é estranho alugares um apartamento sem cozinha, mas.... lá deves ter as tuas razoes.
Dizes ter um quadro trifasico com 30, a potencia contratada, monofasica ou trifasica?
Deves 1º fazer a tua apresentação e tentar expor melhor
Há apartamento "studio", que nem "kitchenet" tem...
virgula
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 28 mar 2016, 16:20

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por virgula »

Obrigada joao.pt, realmente o quadro está como estava antes, é tudo da mesma marca e com o mesmo aspecto de uso. E já tinha dois diferenciais identicados, um para iluminação e outro para as tomadas da sala. E verifiquei agora que é neste das tomadas que está ligado o termoacumulador. Daí ter disparado com o secador. Portanto, acho que a conclusão é óbvia.

Mestreclima, a minha intenção não é julgar, mas tão somente obter um opinião expondo factos. No entanto fui julgada por "alugar uma casa sem cozinha", não tendo isso a mínima relevância.
Peço então perdão por ter pedido opinião de profissionais não sendo uma, não tinha percebido que era um fórum exclusivo. O joao.pt já me ajudou imenso com as questões que me colocou e não voltarei a importunar.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por joao-pt »

São interruptores diferenciais, disjuntores ou disjuntores diferenciais? Se preferires coloca uma fotografia do quadro.

Não estando a ver as coisas é sempre mais complicado mas arriscaria dizer que se disparou o diferencial, tens alguma fuga à terra, possivelmente relacionada com o secador (pode o defeito estar no secador ou na instalação), caso tenha sido o disjuntor a disparar, podes ter tido uma sobrecarga (excesso de equipamentos a consumir/excesso de consumo).
virgula
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 28 mar 2016, 16:20

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por virgula »

joao.pt obrigada novamente.
Aqui está a foto do quadro. O termo-acumulador está ligado ao identificado como "protecção de tomadas", assim como as tomadas da sala. O secador só faz o quadro disparar quando ligado na sala.

Imagem
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por joao-pt »

Ou seja, disparou o diferencial, o que me leva a acreditar que tens um defeito na instalação na parte da sala. Na sala, ligando qualquer outro equipamento, dispara na mesma o diferencial?

Aproveita e identifica o disjuntor do termo-acumulador, possivelmente será um dos que diz reserva. Depois de identificares, deixa apenas ligado o diferencial e o disjuntor da sala e faz novamente o teste com o secador.

O electricista que aí andou mexeu apenas no termo-acumulador ou toda a instalação eléctrica foi verificada por ele?
virgula
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 28 mar 2016, 16:20

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por virgula »

Supostamente o técnico só ia fazer a puxada para o termo-acumulador (com instalação de um disjuntor diferencial específico xpto de 200 euros) e tomadas na cozinha.
Na sala dispara com o secador, mas não com candeeiros ou tv. E o secador não dispara nas tomadas das outras divisões (falta-me experimentar na cozinha).
Logo vou então identificar qual é o disjuntor do termo-acumulador e fazer esse teste.
Obrigada mais uma vez!
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Instalação de termoacumulador

Mensagem por Mestreclima »

virgula Escreveu:Obrigada joao.pt, realmente o quadro está como estava antes, é tudo da mesma marca e com o mesmo aspecto de uso. E já tinha dois diferenciais identicados, um para iluminação e outro para as tomadas da sala. E verifiquei agora que é neste das tomadas que está ligado o termoacumulador. Daí ter disparado com o secador. Portanto, acho que a conclusão é óbvia.

Mestreclima, a minha intenção não é julgar, mas tão somente obter um opinião expondo factos. No entanto fui julgada por "alugar uma casa sem cozinha", não tendo isso a mínima relevância.
Peço então perdão por ter pedido opinião de profissionais não sendo uma, não tinha percebido que era um fórum exclusivo. O joao.pt já me ajudou imenso com as questões que me colocou e não voltarei a importunar.
Boas, como referi e respondo por mim, não estou para julgar ninguem, Expus a minha opinião e finalizei dizendo que " deves ter as tuas razões".
Mesmo assim e para demonstrar que neste forum se tenta e esclarecer mesmo que não sejam profissionais da área, Questionei para obter mais informações e poder ajudar.
Pedi para fazer a apresentação para podermos perceber quem estamos a ajudar.
Cump.

Rochinha
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”